- 
  
  O Estado é onde onde se realiza a plenitude do trabalho coletivo, onde o homem concretiza sua natureza política e também é o lugar que todas as subjetividade individuais dão lugar ao bem comum.
 - 
  
  É necessário um Príncipe politicamente virtuoso para que a sociedade tenha os meios de constituir uma República.
 - 
  
  O Estado Soberano é necessário para superar o estado de guerra absoluta e garantir a continuidade da sociedade
 - 
  
  Estado é essencial para consolidar os direitos naturais do ser humano (vida, propriedade e bens)
 - 
  
  O Estado é necessário para a superação da desigualdade natural entre os homens. Soberania do povo deve ser o princípio norteador deste Estado.
 - 
  
  O Estado é o comitê gestor dos interesses da classe dominante e seu papel fundamental é impedir que as duas classes entrem em conflito
 - 
  
  Em todas as sociedades os homens são desiguais em termos de capacidade; esta desigualdade contribui para o surgimento das elites
 - 
  
  Em todas as sociedades sempre existirá uma divisão entre a classe política (quem governa, quem detém o poder) e as massas (quem é governado).
 - 
  
  O Estado é a organização que detém o monopólio do uso da força física e sua legitimidade se dá através da dominação.
 - 
  
  Em um sistema democrático, existe uma tendência á elitização, ou seja, a concentração do poder em um grupo pequeno de pessoas.
 - 
  
  O Estado e seu sistema é formado por cinco grandes elementos: Poder estatal, administração, poder militar, poder judiciária e governo sub central.
 - 
  
  Divisão do Estado entre super estrutura (um fruto de estratégias de grupos dominantes para a consolidação de seu domínio) e estrutura (meios de produção, relações de trabalho etc).
 - 
  
  As instituições orientam o comportamento político