-
Duramente perseguidos e desmantelados por czar. Divergências internas: bolcheviques - voto para as teses de Lênin, impor o socialismo através de luta X moncheviques - impor o socialismo pela via eleitoral.
-
Guerra contra o Japão leva a uma greve operária. Marcharam desarmados com um documento para czar que nunca foi entregue. Czar mandou atirar contra multidão à queima-roupa.
-
Objetivo de controlar o Mar Mediterrâneo pelo Mar Negro. Resultado trágico: toda população afetada.
-
Sociedade dividida em classes: burguesia (capitalista) e proletariado (trabalhadores assalariados). Luta pelo fim do capitalismo e construção do socialismo.
Fevereiro de 1917: Czar culpado pela entrada na guerra. Poder para o parlamento com um governo provisório.
Outubro de 1917: Governo nas mãos dos bolcheviques. Lênin como presidente. -
Decretou paz aos alemães; confiscou terras da família real e distribuiu aos camponeses; passou o controle ao estado e estabeleceu a igualdade de direitos.
-
A NEP era baseada nas pequenas explorações agrícolas, industriais e comerciais à iniciativa privada, para fazer com que a União Soviética saísse da crise em que se encontrava.
-
Exército Branco: mencheviques e potências capitalistas. Criado para reagir contra o governo e as medidas tomadas.
Exército Vermelho: bolcheviques. Criado para defender a Revolução de Outubro. Acabam vitoriosos.
A guerra resultou em crises e mortes. -
Ditadura imposta pelo Partido Comunista. Com a oposição sob controle, o partido se agigantou. Um grande congresso formou a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. Stalin como secretário-geral se aproveitou do mais alto posto e nomeou apenas homens de sua confiança.
-
As disputas pelo poder após a morte de Lênin aumentaram entre Trotsky, o comandante do exército vermelho e Stalin. Ideias divergentes em relação à implantação do socialismo: Trotsky queria estender a revolução para impedir as potências capitalistas de destruir a URSS. Já Stalin acreditava em consolidar o socialismo antes e depois espalhá-lo ao mundo.
-
Stalin aboliu a NEP e criou os planos quinquenais. Stalin priorizou o desenvolvimento industrial dando maior ênfase na expansão das indústrias de base; obrigou camponeses a entregar suas terras e as transformou em fazendas estatais e cooperativas. Ocorreram muitas crises de fome, porém alcançaram um nível de desenvolvimento econômico muito alto e por isso, se tornaram a terceira potência mundial.