-
Tudo começou com esta pequena invenção o Ábaco.
O Ábaco foi a primeira "calculadora" a existir, esta máquina foi concebida para facilitar a contagem de produtos e de gado. -
Séculos mais tarde surgiu a máquina de Pascal.
A calculadora mecânica Pascal foi a primeira a fazer somas e subtrações. -
Esta máquina permitiu não só realizar somas e subtrações, mas também multiplicações, divisões e ainda fazer a raiz quadrada.
-
Projetado por Charles Babbage. Infelizmente a máquina não chegou a ser construída na época, até que, em 1991, o Science Museum de Londres a construiu e testou.
-
Estes cartões foram os percursores das memórias dos computadores.
-
Apesar da invenção das válvulas ter tornado o processo de calculo mais rápido, estas avariavam com muita frequência.
-
Ocorre o primeiro Bug da história computacional, devido a um inseto que ficou preso dentro dos componentes de um computador. Daí o termo atual "bug".
-
O ENIAC foi o primeiro computador digital a existir , e esta gigante evolução deu resultado num gigante computador composto por 17.468 válvulas, 30 toneladas e 180 metros quadrados.
-
Na segunda geração o conceito de Unidade Central de Procedimento (CPU), memória, linguagem de programação e entrada e saída foram desenvolvidos. O tamanho dos computadores diminuiu consideravelmente.
-
Um computador que representa esta geração foi o IBM’s System/360, voltado para o setor comercial e científico. Ele possuía uma arquitetura plugável, na qual o cliente poderia substituir as peças que dessem defeitos. Além disso, um conjunto de periféricos eram vendidos conforme a necessidade do cliente.
-
Os computadores da quarta geração são reconhecidos pelo surgimento dos processadores — unidade central de processamento. Os computadores eram mais confiáveis, mais rápidos, menores e com maior capacidade de armazenamento. Esta geração é marcada pela venda de computadores pessoais
-
Usam processadores com milhões de transistores. Nesta geração surgiram as arquiteturas de 64 bits, discos rígidos com capacidade superior a 600GB, pen-drives com mais de 1GB de memória e utilização de disco ótico com mais de 50GB de armazenamento.A quinta geração está sendo marcada pela inteligência artificial e por sua conectividade. Perdura até os dias atuais