Linha do tempo dos acontecimentos do renascimento para o desenvolvimento da ciência
-
O declínio do sistema feudal e o fim do longo período denominada Idade Média (século V ao século XV), foi essencial para o surgimento de uma nova ordem e mentalidade na Europa.
-
Durante esse período de transição entre a Idade Média e a Idade Moderna, a Europa passava por diversas transformações sociais, culturais, políticas e econômicas, que levaram a expansão da ciência bem como do pensamento humanista, ou seja, mais centrado no homem em detrimento de “Deus” como centro do Universo (teocentrismo medieval).
-
Fatores como a expansão marítimo comercial, o surgimento da imprensa e da burguesia, foram essenciais para a evolução científica.
-
Por fim, o Renascimento Científico (século XVI e XVII) causou grande impacto no pensamento europeu da época, sendo considerado uma afronta à religião católica, na medida em que a Igreja, baseada no teocentrismo e, sem fundamentação científica, foi substituída por novos pensamentos, com a criação de novos instrumentos, experimentações e descobertas feita pelos estudiosos. Era o fim da Era Medieval e início da Idade Moderna.
Referência bibliográfica: https://bit.ly/2GXxN7D