Linha do tempo da Bioética

Timeline created by Tropoebus
  • Públicação do primeiro documento jurídico sobre experimentação em seres humanos

    Foi estabelecia explicitamente duas condições para que a experimentação fosse realizada: a integridade moral do experimentador e o consentimento explicito do sujeito pesquisado, após ter tido a informação pertinente sobre as possíveis conseqüências adversas resultantes da pesquisa. As repercussões do documento não ultrapassaram os limites da Prússia.
  • Desastre de Lübeck

    Na Alemanha, foi realizado um teste com a vacina BCG em 100 crianças sem a obtenção do consentimento de seus responsáveis para a participação na pesquisa. Este teste levou à morte 75 das crianças no transcurso do projeto.
  • Richtlinien für neuartige Heilbehandlung und für die Vornahme wissenschaftlicher Versuche am Menschen

    o Ministro do Interior da Alemanha estabeleceu as 14 “diretrizes para novas terapêuticas e a pesquisa em seres humanos” Tais diretrizes determinavam de maneira muito mais precisa e restritiva os padrões técnicos e éticos da pesquisa, incluindo, além das exigências do documento de 1900, a justificativa documentada sobre as mudanças em relação ao projeto inicial de pesquisa; a análise sobre possíveis riscos e benefícios prováveis; a justificativa cogente para fazer pesquisas em pacientes particula
  • Hemodiálise

    surge o primeiro problema ético, historicamente conhecido como “bioético”
  • O artigo de Henry Beecher

    publicado no New England Journal of Medicine deunciou inúmeros casos de artigos científicos publicados com inadequações éticas
  • Criação do termo Bioéica

    Criado pelo oncólogo Van Rensselaer Potter.
  • Relatório Belmont

    O Relatório Belmont apresenta os princípios éticos, considerados básicos, que deveriam nortear a pesquisa biomédica com seres humanos: a) o princípio do respeito às pessoas; b) o princípio da beneficência; c) o princípio da justiça.
  • Encyclopedia of Bioethics

    Publicação da Encyclopedia of Bioethics, coordenada por W. Reich
  • Principles of Biomedical Ethics

    considerado o texto de referência da corrente bioética conhecida como principlism (“principialismo”), que é, de fato, especificação da ética contida no Relatório Belmont e que se baseia nos quatro princípios prima facie (isto é, “não absolutos”) seguintes: 1) princípio do respeito da autonomia; 2) princípio da não-maleficência; 3) princípio da beneficência; 4) princípio da justiça.
  • Period: to

    2ª Guerra Mundial

    Neste período, acontecem três fatos importantes aconteceram.
    - a lei de 14 de julho de 1933 sobre a esterilização.
    - a eutanásia de doentes considerados incuráveis.
    - a criação dos campos de extermínio.