-
O comandante Arturo Merino Benítez cria a LAN, Linha Aérea Nacional do Chile.
-
A TAM, acrônimo para Táxi Aéreo Marília, foi fundada em 1962 por um corpo de pilotos, tendo seu sucesso por meio da expansão dos negócios de transporte aéreo.
-
Por estarem ambicionando o desenvolvimento de um trabalho ligado a agropecuária na região da Amazônia, o Grupo Ometto
adquire o controle sobre a companhia, formando uma sociedade entre eles. -
Em continuidade a esse processo, em 1968, o Grupo já possuía majoritariamente as ações, enfraquecendo o poder dos demais sócios em relação à empresa.
-
O responsável pelo grupo Ometto, Orlando Ometto, por conta de dificuldades na sua administração, dispõe-se a vender parte da Táxi Aéreo Marília para Rolim. Sendo assim, o fundador da TAM – Linhas Aéreas Regionais (posteriormente, tornando-se Transportes Aéreos Regionais) é o comandante Rolim Adolfo Amaro, que já havia participado como piloto de táxi aéreo da primeira estrutura da TAM logo em 1963.
-
O comandante Rolim Amaro funda a TAM, Transportes Aéreos Regionais. Orlando Ometto deixa a sociedade, focando no escopo principal do Grupo Ometto: produção de açúcar. A negociação durou aproximadamente nove meses, porém, para Amaro, a situação se complicou pelo fato de a TAM não possuir tradição de crédito e, muito menos, credibilidade em relação a pagamentos. Um novo posicionamento em relação à estrutura e atividades da empresa teve que ser pensado.
-
-
Começa o processo de privatização. O governo do Chile vende 51% do capital acionário para investidores nacionais e para a Scandinavian Airlines System (SAS).
-
Lançamento do TAM Fidelidade, o primeiro programa de fidelidade do setor aéreo do Brasil.
-
Auge da privatização da LAN: 98,7% das ações da companhia são adquiridos pelos atuais controladores e outros acionistas.
-
A LAN começa a negociar suas ações na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE), passando a ser a primeira empresa aérea latinoamericana a negociar certificados de ações nessa importante bolsa.
-
Chegada do primeiro A330 e realização do primeiro voo internacional da TAM, entre São Paulo e Miami, nos EUA.
-
Inauguração das operações da TAM para a Europa, por meio de um acordo de código compartilhado com a Air France para Paris (aeroporto Charles de Gaulle).
-
-
Mudança da imagem corporativa da LAN, que passa a se chamar LAN Airlines S.A.
-
Abertura de capital da TAM S.A. na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa).
-
O crescimento da TAM era visto de maneira clara até o ano de 2007, quando uma tragédia envolvendo um dos aviões sofre acidente no aeroporto de Congonhas, sem sobreviventes entre as 199 pessoas a bordo do voo 3054, com o Airbus A320. Depois desse acontecimento, a parcela de mercado da companhia caiu, juntamente com seus lucros.
-
Conclusão do processo de renovação da frota de curta distância da LAN, formada agora por aviões da família A320.
-
A TAM entra oficialmente na Star Alliance (maior aliança global de aviação).
-
A LAN e a TAM assinam os acordos vinculatórios relacionados à combinação de negócios entre as duas companhias.
-
Nasce o LATAM Airlines Group, como conjunto das operações da LAN e da TAM.
-
Entrada da TAM na aliança oneworld®. Agora, todas as companhias de transporte aéreo de passageiros do grupo LATAM participam dessa mesma aliança global.
-
O grupo LATAM desenvolve um sólido plano estratégico para os quatro anos seguintes (2015-2018), com o objetivo de se converter em um dos mais importantes grupos de empresas aéreas do mundo.