-
A metrópole não aceitava a implantação de indústrias (salvo em casos especiais, como os engenhos) e a produção tinha regime artesanal.
-
As indústrias no Brasil se desenvolveram a partir de mudanças estruturais de caráter econômico, social e político, que ocorreram principalmente nos últimos trinta anos.
-
Nesse período foi concedida a permissão para a implantação de indústrias. A partir de vários requisitos, dentre muitos, a criação.
-
Momento em que muitos fazendeiros deixaram as atividades do campo e, com seus recursos, entraram no setor industrial, que prometia grandes perspectivas de prosperidade.
-
As primeiras empresas limitavam-se à produção de alimentos, de tecidos, além de velas e sabão. Em suma, tratava-se de produtos sem grandes tecnologias empregadas.
-
-
-
No século XX houve também a estabilidade da moeda, além de outros fatores que foram determinantes para o progresso gradativo do país.
-
houve um razoável crescimento econômico no país, promovendo uma melhoria na qualidade de vida da população brasileira, além de maior acesso ao consumo.
-
Os meios de transporte facilitaram a distribuição de produtos para várias regiões do país.
-
Houve a construção de vias de circulação de mercadorias,matérias-primas, e pessoas, proveniente das evoluções nos meios de transporte.
-
Foi instalada no país a Companhia Siderúrgica Nacional, construída essa empresa de extrema importância no sistema produtivo industrial, uma vez que abastecia as indústrias com matéria-prima, principalmente metais.
-
No ano de 1953, foi instituída uma das mais promissoras empresas estatais: a PETROBRAS.
-
. Essa fase foi promovida inicialmente pelo presidente Juscelino Kubitschek, que promoveu a abertura da economia e das fronteiras produtivas, permitindo a entrada de recursos em forma de empréstimos e também em investimentos com a instalação de empresas multinacionais.
-
Foi permitida a entrada de empresas e capitais de origem estrangeira comprometendo o crescimento autônomo do país, que resultou no incremento da dependência econômica, industrial e tecnológica em relação aos países de economias consolidadas.