-
Foi criado, pelo presidente da República, Carlos Luz, o Ministério da Saúde, desmembrando–o do Ministério da Educação – Lei n. 1.920, de 25 de julho, tendo como seu primeiro–ministro Antônio Balbino de Carvalho Filho.
-
III Conferência da Saúde: Proposta inicial de descentralização da Saúde / Expansão da Assistência Médica Penitência / Criação do INPS.
-
Unificação dos Institutos de Aposentadorias e Pensões (IAPs) e Instituto Nacional de Previdência Social (INPS).
-
Ministério da Saúde, começa a formar a política nacional da saúde / Unificação do Modelo Sanitarista e Curativo.
-
Criação da Central de Medicamentos (CEME).
-
Criação do Ministério da Previdência e Assistência Social (MPAS).
-
Foi promulgada a Lei n. 6.229, que dispõe sobre a organização do Sistema Nacional de Saúde (SNS), em uma tentativa de institucionalização e racionalização do modelo vigente.
-
Criação do Piass na região Nordeste do pais.
-
Criado o Sistema Nacional de Previdência e Assistência Social (Sinpas).
-
Expansão do Piass em todo o território nacional, adaptando–se o modelo do Nordeste às peculiaridades de cada região do país.
-
Criado o Prevsaúde, que incorpora o ideário do Piass como componente rural e avança, principalmente, no tocante a uma nova política de financiamento. Representa ainda um reconhecimento oficial da necessidade de reformulação de prioridades e alteração de uma política de saúde.
-
Criado o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), tendo como seu primeiro presidente o secretário de Saúde de São Paulo, Adib Jatene.
-
Implementadas as Ações Integradas de Saúde (AIS), como um programa de atenção médica para áreas urbanas, em uma cogestão entre o Inamps e as Secretarias Estaduais de Saúde.
-
Realizada a VIII Conferência Nacional de Saúde, Com temas como: Saúde como Dever do Estado e Direito do Cidadão; Reformulação do Sistema Nacional de Saúde; e Financiamento Setorial. Que mais tarde serviriam de base à elaboração da Seção da Saúde da Constituição Federal de 1988.
-
Criado o Sistema Unificado e Descentralizado de Saúde (Suds), considerado o projeto piloto do SUS. Tentou incorporar alguns dos elementos centrais da proposta da reforma sanitária: a universalização, a descentralização pela via da estadualização e a democratização das instâncias gestoras.
-
Criado o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) e a criação do Sistema Único da Saúde (SUS).
-
Efetivação e regulação do SUS, com promulgação das Leis 8080 e 8142, com a primeira referindo-se a promoção da saúde e a organização dos serviços e a segunda, regula a participação da comunidade no SUS, instituindo os Conselhos de Saúde e as Conferências de Saúde.