-
Antigo instrumento de Cálculo. Baseado em hastes com valor decimal, múltiplo de 10. Utilizado até os tempos atuais.
-
Calculadora Decimal. Efetuava operações de adição e subtração. Desapareceu por ser exorbitantemente cara.
-
Engenho Analítico. Computador Mecânico. Projetista: Matemático Britânico Charles Babbage. Nunca foi criado.
-
Dispositivo Calculador. Um dos primeiros computadores digitais. Usado para decifrar códigos secretos alemães na 2ª Guerra Mundial.
-
Primeiro computador eletrônico digital de grande escala. Operado manualmente. Consumia muita energia. Pesava 30 toneladas e ocupava 180m2.
-
Primeiro supercomputador. Executava até 1 milhão de operações por segundo. Custava 13 milhões de dóllares.
-
Sucesso de vendas. Usava dispositivos de entrada e saída, discos e fitas magnéticas para armazenamento de dados. Imprimia em papel. Mais veloz, mais funcionalidade e menor custo.
-
Revolucionou a informática. Formato retangular que cabia numa mesa. Processador mais rápido. Bill Gates criou a linguagem de programação Altair Basic para este dispositivo. Usava cartões de entrada e saída, mas sem interface gráfica.
-
Steve Jobs melhora o Altair 8800. Adicionando interface gráfica, com janelas e ícones (recurso inventado pela XEROX), numa tela de um monitor colorido, 1 teclado e 1 mouse. Facilitando o uso do primeiro computador pessoal, o PC, para pessoas leigas ou sem nenhum conhecimento de linguagem de programação. Sucesso de vendas tornando-se o padrão dos computadores até os dias de hoje.
-
PC, Notebook, Palmtop, PDA, Tablet, Smartphone. Preços acessíveis. Usabilidade. Facilidade. Praticidade. Mobilidade. Portáteis e Leves.