HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

  • 3500 BCE

    PRÉ-HISTÓRIA

    Em algum momento dos primórdios da humanidade, o homem percebeu que poderia transmitir conhecimento a outro homem por meio da observação. Isso teria começado de forma intuitiva e natural, da mesma forma como acontece com os animais.
  • 1800 BCE

    ANTIGA ISRAEL

    A verdade chegava ao povo por meio de um profeta, aquele que tinha a confiança do seu povo e transmitia a verdade que recebia direto de Deus para os mesmos. As escrituras sagradas e os testemunhos que partiam do profeta eram a verdade que guiava esse povo nesse período.
  • 508 BCE

    GRÉCIA E ROMA ANTIGAS

    Na Grécia e na Roma cria-se uma instituição que conhecemos até hoje: a escola. Lá os cidadãos adquiriam conhecimentos condizentes com os interesses da sociedade em que viviam. Eram ensinados conteúdos como oratória, retórica, filosofia, artes e literatura. A escola nesse período não era para todos.
  • 477

    IDADE MÉDIA

    Foram desenvolvidos métodos didáticos conhecidos como: Artes Liberais, um grupo de disciplinas para oferecer liberdade intelectual e espiritual para os indivíduos. Essas disciplinas eram divididas em três inferiores, gramática, dialética e retórica, e quatro superiores, aritmética, geometria, astronomia e música.
    As instituições educacionais eram majoritariamente guiadas pela Igreja e a educação, até então, não era disponível a todos.
  • 1517

    REFORMA PROTESTANTE

    A nova doutrina pregava que a instituição católica não possuía poderes espirituais e defendia que a revelação da verdade não deveria mais passar pela Igreja Católica, mas ser transmitida de forma direta para todos os fiéis por meio do acesso ao conteúdo presente nas Escrituras. A reforma iniciada por Lutero tornou acessível a leitura da Bíblia, e dispensando a autoridade da Igreja, permitiu que as pessoas tivessem uma interpretação própria sobre aquilo que liam.
  • 1524

    A PRIMEIRA ESCOLA PÚBLICA MODERNA

    No ano de 1524, o Estado Germânico de Gotha funda a primeira escola pública moderna, e Lutero funda o Plano Escolar da Saxônia, que mais tarde se tornou, em essência, o sistema de educação estatal para a maioria dos Estados Protestantes da Alemanha.
  • SISTEMA DE EDUCAÇÃO OBRIGATÓRIA

    Após a Guerra dos 30 anos, diversos governos estaduais se moveram para tornar obrigatório o comparecimento das crianças nas escolas. Foi o Rei da Prússia, Frederico Guilherme, que inaugurou o primeiro sistema de educação obrigatório nacional da Europa, obrigando a frequência de todas as crianças nas escolas estatais. As escolas passam a fazer parte da política pública dos governos locais e a universalização do ensino começa a aparecer nas estratégias de governo.
  • ILUMINISMO

    O movimento iluminista combatia o teocentrismo e defendia que o homem deveria ser senhor de si mesmo e tomar decisões com base na razão. Os lemas do iluminismo eram “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”, que serviram de forte inspiração para a Revolução Francesa. Esta, por sua vez, culminou na aprovação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, feita pela França. O conhecimento passa a se democratizar.
  • REVOLUÇÃO FRANCESA - (1789 - 1799)

    A ditadura francesa estabeleceu a instrução obrigatória para todos na constituição e submeteu todas as escolas, públicas ou privadas, ao comando do governo. As escolas estavam obrigadas a ensinar de forma apologética as ideias de Rousseau e aos líderes do governo revolucionário.
  • RELATIVISMO X IDEALISMO - (1801 - 1900)

    Os homens e a descoberta da realidade estavam separados por uma nova classe, de um lado um grupo acredita que não se tem o conhecimento sobre nada, a não ser das aparências, Relativismo, e do outro um grupo acredita já ter o conhecimento de tudo, sabendo onde a história vai terminar, Idealismo.
  • REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - (1820 - 1840)

    Com a revolução industrial surgem novas demandas, a necessidade de mão qualificada e a necessidade de um lugar para deixar as crianças durante o expediente. A educação obrigatória se torna cada vez mais massificada para atender um número maior de pessoas e transformá-las em trabalhadores.
  • ERA DA INFORMAÇÃO

    Como em todos os momentos da história, os reflexos do que a sociedade vivia chegaram nas escolas, e a tecnologia começou a transformar a educação. Instituições de ensino passaram gradualmente a adotar laboratórios de informática, a internet tornou o acesso ao conhecimento mais rápido do que as bibliotecas permitiam e a modalidade de EaD avançou e se expandiu.
  • EDUCAÇÃO 4.0

    O momento se caracteriza pela alta tecnologia que o setor industrial emprega para a automação de processos e o surgimento de conceitos como computação em nuvem e internet das coisas. A Educação 4.0 traz essa realidade para dentro das escolas, passando a focar o processo de ensino e aprendizagem em habilidades requeridas pelo mercado dos dias atuais, entre elas empreendedorismo, matemática, lógica e conhecimentos digitais.
  • EDUCAÇÃO 5.0

    O objetivo da educação passa a não ser apenas a aquisição de habilidades para o mercado de trabalho futuro, mas também o conhecimento necessário para a produção de coisas realmente relevantes, capazes de melhorar a qualidade de vida das pessoas e trazer bem-estar social. O foco deixa de ser apenas “sobreviver”, e passa também a contribuir para um mundo melhor.