-
Feudalismo é o sistema politico onde a riqueza girava em torno da terra.
-
Feudo significa Terra, no feudalismo ter terra é ter poder e riqueza;
Os dos dos feudos, ou seja, das terras, eram o chamados Senhores Feudais, Senhores de terra;
Eles ganhavam esses feudos dos Reis; -
O Comercio no feudalismo era realizado a base de trocas, já que não havia uma moeda unificada;
-
O Suserano é aquele que doava a terra e Vassalo é aquele que recebe a terra;
Quem recebia a terra deveria cumprir com algumas obrigações, ou impostos, feudais definidos pelos senhores feudais e em troca disso o senhor feudal deveria lhe garantir proteção;
O Rei era o Suserano dos suseranos;
O Senhor Feudal era Vassalo do Rei e Suserano dos Camponeses;
Os camponeses eram vassalos do Senhor Feudal; -
Organização social feudal: Ao Topo
Rei Abaixo
Senhores Feudais Abaixo
Claro Abaixo
Nobres e Guerreiros Abaixo
Camponeses/Servos -
O Feudo era dividido em três Partes, ou mansos.
O Manso Senhorial, o Manso Servil e o Manso Comunal; -
O Manso senhorial era formado pelas melhores e mais produtivas terras. Era lá também que estava o castelo do senhor feudal, essas terras eram onde o senhor feudal morava com sua família.
-
O Manso servil geralmente eram as terras menos produtivas e eram destinadas aos camponeses, onde eles construíam suas casas e plantam seus alimentos.
-
O Manso comunal eram composta de florestas e pastos. Alem disso era de comum utilização pelas duas classes, aos senhores feudais eles usavam para caçar, pratica destinada apenas aos nobres. Enquanto os camponeses usavam para coletar ervas, frutas e cogumelos.
O manso comunal era de extrema importância para os camponeses porque era por meio dessa coleta que eles conseguiam sobreviver, complementando sua alimentação. -
As obrigações feudais eram os impostos cobrados pelos senhores feudais aos camponeses pela sua proteção e utilização dos feudos. Cada senhor feudal fazia suas próprias regras, podendo variar o imposto de feudo para feudo.
-
Corveia: Trabalho gratuito nas terras do senhor em alguns dias da semana; Talha: Parte da produção do servo deveria ser entregue ao nobre; Banalidade: tributo cobrado pelo uso de instrumentos ou bens do feudo, como o moinho, o forno, o celeiro, as pontes; Mão Morta: Era o pagamento de uma taxa para permanecer no feudo da família servil, em caso do falecimento do pai da família;