Evolução das cinco gerações da EAD

  • Segunda geração

    Segunda geração
    A segunda geração da EAD utilizou material impresso, transmissão por televisão aberta e por rádio, cassetes de áudio e vídeo, interação professor-aluno por telefone ou nos centros de atendimento. O uso do telefone possibilitou contatos mais rápidos e diretos entre professores e estudantes.
  • Primeira geração

    Primeira geração
    A primeira geração da EAD utilizou o papel impresso como principal meio de comunicação. A comunicação era pouco frequente entre estudante e professor.
  • Terceira geração

    A terceira geração da EAD caracterizou-se pela introdução de redes de computadores com estações de trabalho multimídia, servindo-se de sistemas de comunicação bidirecional entre professor/tutor e aluno. Fez uso de tele-aprendizagem, audioconferência e videoconferência, correio eletrônico, papel impresso, sessões de chat, Internet, mídia digital e fax.
  • Quarta geração

    Quarta geração
    A quarta geração da EAD é marcada por multimídia interativa, acesso a bancos de dados e a bibliotecas eletrônicas. O uso da banda larga propicia aprendizagem mais flexível do que a vigente na geração anterior. A comunicação é mediada por computador e Internet, com a utilização de chat, fórum, interação por vídeo e ao vivo, via videoconferência.
  • Quinta geração

    Quinta geração
    A quinta geração da EAD é marcada pela aprendizagem flexível inteligente, pois permite ao aluno obter o feedback com maior rapidez e abre espaço para ele gerenciar o seu processo de aprendizagem, de acordo com sua disponibilidade de tempo e lugar.