barcos da expançao

  • 1433

    barca

    barca
    As barcas eram utilizadas pelos portugueses no século XV. Praticavam uma navegação de cabotagem (navegação entre portos marítimos sem perder a costa de vista), utilizando a barca embarcação pequena e frágil. A Barca era um navio com uma só coberta e um só mastro com vela quadrangular fixa suspensa numa verga. Estes barcos não conseguiam dar resposta às dificuldades que surgiam no avanço para Sul, como os baixios, os ventos fortes e as correntes marítimas desfavoráveis.
  • 1440

    barinéis

    barinéis
    O barinel era uma antiga embarcação de carga a remos ou a vela, com a sua origem no Mediterrâneo. Tinha um porte maior que as barcas, e com a proa, recurvada, já a assemelhar-se à estrutura das naus portuguesas do século XV e XVI. Esta embarcação foi fundamental nos Descobrimentos portugueses e usada nos descobrimentos da costa africana até à sua substituição pelas caravelas na década de 1440 pela Marinha de Guerra Portuguesa e usada até a meados do século XVI na Marinha mercante portuguesa.
  • 1488

    Caravela

    Caravela
    A caravela foi a embarcação que marcou a primeira fase dos Descobrimentos portugueses, a fase atlântica e africana, com uma tonelagem que variou das 50 às 160 toneladas e armando 1, 2 ou 3 mastros com velas latinas triangulares.
  • 1497

    Nau

    Nau
    Era um barco de grande porte destinado a longos percursos. Durante a época dos Descobrimentos, houve uma evolução dos tipos de navio utilizados. Na época de Fernando I de Portugal as naus desenvolveram-se em termos náuticos e multiplicaram-se de forma assinalável em Portugal. Devido a pirataria as naus começaram a ser utilizadas na marinha de guerra. A capacidade de transporte das naus também aumentou, alcançando as duzentas toneladas no século XV, e, as quinhentas, no século seguinte.
  • 1498

    carraca

    carraca
    A carraca era um tipo de navio utilizado no transporte de mercadorias, utilizado no transporte de mercadorias. As carracas eram navios de velas redondas e borda alta, e possuíam três mastros. Os primeiros exemplares tinham uma capacidade de 200 a 600 toneladas, mas na época em que os portugueses as utilizaram na carreira da Índia atingiu valores de 2000 toneladas.
  • galeão

    galeão
    O galeão é um navio que se distingue dos restantes navios do mesmo tipo pelo facto de possuir quatro mastros, frequentemente utilizado no transporte de cargas que possuíam alto valor na navegação oceânica entre os séculos XVI e XVIII.
    Alguns deslocavam 1200 toneladas e continham 40 bocas de fogo. O número de velas era variável e tinham duas ou três cobertas. Uma das suas características é a existência do chamado "castelo", à sua popa, apresentando até à proa uma pequena curva.