As Origens

  • 65,000 BCE

    Educação Física Primitiva

    Educação Física Primitiva
    Em épocas remotas, o homem necessitava do corpo e da sua desenvoltura física para sobreviver. Todas as suas atividades, desde as mais simples às mais complexas, dependiam de um rendimento físico satisfatório, tendo em vista o ambiente extremamente hostil ao qual era submetido.
  • 3500 BCE

    Idade Antiga

    Idade Antiga
    Embora o critério da invenção da escrita como balizador entre o fim da Pré-história e o começo da História propriamente dita seja o mais comum, estudiosos que dão mais ênfase à importância da cultura material das sociedades têm procurado repensar essa divisão mais recentemente.
  • 2000 BCE

    Origem da Língua Chinesa

    Origem da Língua Chinesa
    Chinês padrão ou mandarim padrão (Putonghua / Guoyu / Huayu / Hanyu), que é baseado no dialeto específico do mandarim falado em Pequim. O mandarim padrão funciona como a língua oral oficial da República Popular da China, da República da China, e é um dos quatro idiomas oficiais de Singapura.
  • 1700 BCE

    Origem da Língua Francesa

    Origem da Língua Francesa
    Os franceses vêm do latim, espionou através do Império Romano, como
    outras línguas: italiano, português, espanhol, romeno, catalão etc. O francês evoluiu do galo-romance, o latim falado
    na Gália, e mais especificamente no norte da Gália.
  • 1500 BCE

    Origem da Língua Japonesa

    Origem da Língua Japonesa
    O idioma japonês foi fortemente influenciado pela língua chinesa por um período de pelo menos 1.500 anos. Muito do seu vocabulário foi importado da língua chinesa ou criado com base em modelos chineses. Sua gramática é semelhante à da língua coreana e há indícios de que eles estão correlacionados.
  • 1200 BCE

    Origem da Língua Alemã

    Origem da Língua Alemã
    Os antepassados alemães viviam na península dinamarquesa na Jutlândia por volta de 1200 a.C; Neste momento, a língua falada seria um dialeto indiano-europeu que mesclaria latim, celta e sânscrito;
  • 700 BCE

    O que é mitologia grega

    O que é mitologia grega
    A Mitologia Grega é um conjunto de mitos (histórias e lendas), sobre vários deuses, heróis, titãs, ninfas, e centauros.
    Pode-se dizer que na Grécia Antiga a religião era politeísta, pois os gregos adoravam a vários deuses. As principais fontes a esse respeito foram escritas no século VIII a.C. por Hesíodo (Teogonia), e por Homero (Ilíada e Odisséia). Na Teogonia são tratadas a origem e a história dos deuses gregos.
  • 601 BCE

    Origem da Língua Espanhola

    Origem da Língua Espanhola
    A história da língua espanhola e a origem dos dialetos da Espanha começam com a evolução linguística do latim vulgar. Dialetos castelhanos e andaluzes emergiram na península ibérica (Hispânia) durante a Idade Média.
  • 442 BCE

    Antígona-Peça por Sófocles

    Antígona-Peça por Sófocles
    Édipo casou-se com sua mãe Jocasta, com quem teve dois filhos, Etéocles e Polinice e duas filhas, Antígona e Ismene. A tragédia inicia-se com Antígona solicitando a sua irmã Ismene que a ajude a enterrar seu irmão Polinice, mesmo que isto significasse insurgir-se contra Creonte. Assim é que Creonte perde todos seus familiares e lastima-se por sua desobediência a um dos desígnios divinos, quer seja, o direito de enterrar seus mortos.
  • 410 BCE

    Édipo Rei-Peça por Sófocles

    Édipo Rei-Peça por Sófocles
    Conta sobre um homem que estava destinado durante sua vida a matar seu pai e casar-se com sua mãe, depois de matar seu pai, sem ter esse conhecimento(de que ele mataria seu pai), matou o rei e casou com a esposa dele. Depois que sua mãe sobe que o novo rei era seu filho, se enforcou, e Édipo furou seus olhos e saiu vagando por ai sem rumo aparente.
  • 8 BCE

    Mitologia Grega: Guerra entre titãs vs Zeus

    Mitologia Grega: Guerra entre titãs vs Zeus
    A Titanomaquia, segundo a mitologia grega, é a guerra que aconteceu entre os Deuses do Olimpo e os Titãs. A batalha foi liderada por Cronos, do lado dos titãs e do outro lado, estavam os deuses liderados por Zeus.
    A história que leva à guerra dos Titãs começa quando Urano, que era a personificação do Céu, se casa com Gaia, a personificação da Terra. Dessa união nascem 12 filhos, sendo 6 homens, que são os Titãs e 6 mulheres, que são as Titânides.
  • 401

    Idade Média

    Idade Média
    O poder da igreja católica aumenta e o tamanho de sua fortuna estão diretamente
    relacionados com a capacidade que tinha de fazer com que os fiéis acreditassem nas
    verdades que ela pregava. Durante a Idade Média ela passou a controlar grande parte dos
    territórios feudais, se transformando em importante chave na manutenção e nas decisões do
    poder nobiliárquico.
  • 1066

    Origem Da Língua Inglesa

    Origem Da Língua Inglesa
    O inglês é uma língua germânica ocidental que se originou a partir dos dialetos anglo-frísio e saxão antigo trazidos para a Grã-Bretanha por colonos germânicos de várias partes do que é hoje o noroeste da Alemanha, Dinamarca e Países Baixos.
  • 1189

    Trovadorismo

    Trovadorismo
    Trovadorismo é o nome que se dá à primeira época da literatura portuguesa. Iniciou-se no ano de 1189. O alvorecer da literatura portuguesa deu-se em pleno Feudalismo, estrutura social dominante na Europa entre os séculos XI e XV. A sociedade feudal articulava-se num princípio de obrigações recíprocas entre os suseranos; proprietários de terras, senhores com grande autoridade; e vassalos; os sevos, que trabalhavam nas terras dos senhores feudais.
  • 1249

    Origem da Língua

    Origem da Língua
    A língua portuguesa juntamente com o espanhol, o catalão, provençal francês, italiano, rético, sardo e romeno possui raízes do latim vulgar,
    Essas línguas são chamadas de línguas românticas latinas ou neolatinas;
    São consideradas um tipo de continuação do latim;
    A língua portuguesa, na verdade, veio da antiga Roma.
  • 1301

    Alquimia

    Alquimia
    A Alquimia é uma prática ancestral, a antiga química exercitada na Era Medieval. Ela une em seu amplo espectro cognitivo noções de química, física, astrologia, arte, metalurgia, medicina, misticismo e religião. A crença mais difundida é a de que os alquimistas buscam encontrar na Pedra Filosofal, mítica substância, o poder de transformar tudo em ouro e, mais ainda, de proporcionar a quem a encontrar, a vida eterna e a cura de todos os males.
  • 1439

    Idade Moderna

    Idade Moderna
    As Grandes Navegações;
    O Renascimento;
    A Reforma Religiosa;
    O Iluminismo;
    Início da Revolução Francesa.
    Teoria do Conhecimento.
    Possibilidade e a capacidade humana de conhecer a realidade.
    Preocupação do conhecimento volta para o homem racional.
  • Métodos científicos!

    Métodos científicos!
    Método científico é um conjunto de regras básicas para desenvolver uma experiência a fim de produzir novos conceitos, também corrigir e integrar conhecimentos já existentes.
  • Francesco Redi

    Francesco Redi
    cientista italiano, foi um dos primeiros biogenistas a questionar a teoria da geração espontânea. Por meio de suas observações e estudos com cadáveres de animais e a ocorrência de vermes, propôs em 1668, a partir de métodos empíricos simplificados, a hipótese que principiou a queda dos preceitos abiogenistas.
  • Teoria da Abiogénese!

    Teoria da Abiogénese!
    A palavra abiogênese do grego “a-bio-gênesis”, que significa origem não biológica, foi inicialmente durante muitos anos utilizada para falar sobre origem espontânea (também chamada de abiogênese espontânea, ou abiogênese aristotélica, já que Aristóteles era um dos defensores desta teoria).
  • John Needham

    John Needham
    John Needham, em 1745, realizou novos experimentos que vieram a reforçar a hipótese de a vida poder originar-se por abiogênese. Consistiam em aquecer em tubos de ensaio líquidos nutritivos, com partículas de alimento. Fechava-os, impedindo a entrada de ar, e os aquecia novamente. Após vários dias, nesses tubos proliferavam enormes quantidades de pequenos organismos. Esses experimentos foram vistos como grande reforço a hipótese da abiogênese.
  • Idade Contemporânea

    Idade Contemporânea
    Capitalismo – Sistema econômico e social baseado na
    acumulação de capital cujos meios de produção são de
    propriedade privada que marcou essa era;
    Teoria do Conhecimento - É a área da filosofia que tem
    como objetivo investigar o que é o conhecimento, a
    possibilidade (se é possível conhecer), qual o fundamento
    do conhecimento, suas origens e seu valor;
    Epistemologia - Que estuda a natureza e fundamentação do
    conhecimento científico;
  • Determinismo

    Determinismo
    princípio segundo o qual todos os fenômenos da natureza estão ligados entre si por rígidas relações de causalidade e leis universais que excluem o acaso e a indeterminação, de tal forma que uma inteligência capaz de conhecer o estado presente do universo necessariamente estaria apta tb. a prever o futuro e reconstituir o passado.
  • Possibilismo

    Possibilismo
    O Possibilismo foi uma tendência introduzida no movimento socialista europeu que aceitava o princípio do reformismo considerando que se devia tentar obter apenas o que era possível, o que no seu entender não incluía uma revolução proletária
  • Durkheim

    Durkheim
    Coercitividade – característica relacionada com o poder, ou a força, com a qual os padrões culturais de uma sociedade se impõem aos indivíduos que a integram, obrigando esses indivíduos a cumpri-los.
    Exterioridade – quando o indivíduo nasce, a sociedade já está organizada, com suas leis, seus padrões, seu sistema financeiro,
    Generalidade – os fatos sociais são coletivos, ou seja, eles não existem para um único indivíduo, mas para todo um grupo, ou sociedade.
  • Primeira Guerra Mundial

    Primeira Guerra Mundial
    Tríplice Entente (Inglaterra, França e Rússia)
    Tríplice Aliança (Alemanha, Império Austro – Húngaro e Itália) A primeira guerra dividiu-se em 3 fases:
    Guerra de movimento: momentos iniciais do conflito. O jogo de Alianças e as hostilidades arrastaram vários países para o conflito
    Guerra de Trincheiras: consistia na construção de trincheiras pelos alemães em solo francês. Nesse momento foram introduzidas novas armas como as metralhadoras e os tanques.
    Ofensivas
  • Segunda Guerra Mundial

    Segunda Guerra Mundial
    A Segunda Guerra Mundial foi um conflito militar global que durou de 1939 a 1945, envolvendo a maioria das nações do mundo — incluindo todas as grandes potências — organizadas em duas alianças militares opostas: os Aliados e o Eixo.
  • Dialeto

    Dialeto
    Dialeto é uma linguagem própria de determinadas comunidades e que existe simultaneamente à outra língua. Como no Brasil existe dialeto caipira, um jeito de se expressar próprio do interior de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás e Paraná, que coexiste com a Língua Portuguesa.
  • Teoria do Big-Bang

    Teoria do Big-Bang
    A teoria do Big Bang foi anunciada em 1948 pelo cientista russo naturalizado estadunidense, George Gamow (1904-1968) e o padre e astrônomo belga Georges Lemaître (1894-1966). Segundo eles, o universo teria surgido após uma grande explosão cósmica, entre 10 e 20 bilhões de anos atrás. O termo explosão refere-se a uma grande liberação de energia, criando o espaço-tempo.
  • Origem dos elementos

    Origem dos elementos
    A história da evolução cósmica teve início em torno de 20 bilhões de anos atrás. A ciência, ao contrário da Bíblia, não tem explicação para a ocorrência desse acontecimento extraordinário
  • Geografia Crítica

    Geografia Crítica
    A geografia crítica é uma corrente que propõe romper com a ideia de neutralidade científica para fazer da geografia uma ciência apta a elaborar uma crítica radical à sociedade capitalista pelo estudo do espaço e das formas de apropriação da natureza.