-
A civilização egípcia ocupou as margens do rio nilo,localizado no continente africano e la se manteve por anos. Por serem cercados pelo deserto do Saara, os egípcios tiveram um longo período de paz, sem invasões ou ameaças provenientes de outros povos. Por viverem as margens do rio nilo, o povo egípcio sobrevivia a base da agricultura. Os Egito era organizado em 2 áreas, o alto Egito, localizado ao sul e o baixo Egito, localizado ao norte do Rio Nilo.
-
A Mesopotâmia se localiza no oriente médio, atual Iraque. Os primeiros povos a ocuparem essa região foram os sumérios,e mais tarde os acádios. Sumérios e acadianos eram rivais, por conta do domínio dos canais de irrigação e o aproveitamento dos recursos hídricos dos rios Tigre e Eufrates.
-
O Egito foi unificado por volta de 3100 a.C, O império era administrado pelo faraó, considerado uma divindade e detinha todo poder. O faraó tinha múltiplas funções Tais como:
- Função religiosa;
- Função militar;
- Função administrativa;
- Função jurídica.
O poder estatal, nas mãos do faraó, era fundamental para a organização do império, favorecendo a organização e o planejamento da produção e do comercio. -
O longo período do Egito antigo é dividido em arcaico (3100-2700 a.C), antigo (2700-2200 a.C.), médio (2050-1750 a.C) e novo império (1550-1070 a.C.).
-
O Antigo Império foi marcado pela construção das grandes pirâmides Quéops, Quéfren e Miquerinos, alastramento do uso da irrigação permitindo a expansão da agricultura. Dessa forma, os egípcios garantiram certa estabilidade econômica, politica e social que durou ate aproximadamente 2200 a.C. Entre o antigo e o médio império, por conta das construções das piramides e a ampliação dos canais de irrigação, os nobres queriam enfraquecer o poder do faraó, originando o primeiro período intermediário.
-
Foto complementando o Antigo Império.
-
Sob a liderança de Sargão de akkad, deu- se a unificação entre as áreas sumérias e acadianas, surgindo o primeiro império da mesopotâmia, que tempos depois atingiria áreas do mediterrâneo ao golfo Pérsico. Foto do rei Sargão de acádia.
-
No médio império a politica foi reunificada. Governos fortes expandiram o domínio para o sul do Egito, e a capital foi transferida para Tebas. A prosperidade do período foi baseada no trabalho servil, no domínio da núbia e no fortalecimento do comercio. Houve o segundo período intermediário, os núbios se libertaram dos egípcios e houve um grande fluxo migratório estrangeiro para o Egito, os principais grupos eram os Hicsos e os Hebreus. Hicsos dominaram a região do egito ate 1570 a.C.
-
Ascensão da cidade da Babilônia, antes de estabelecer o domínio babilônio, a mesopotâmia viveu novas disputas entre as cidades que buscavam impor sua hegemonia sobre as demais. Esse período de transição conheceu os domínios das cidades de Isin e Larsa, ate a ascensão da babilônia e seu domínio imperial e unificado, imposto por Hamurábi. Nessa unificação, no entanto, tinha pontos frágeis. algumas regiões como a assíria permaneceram independentes.
-
Aproximadamente 2000 a.C. os hebreus habitava ma região de Ur, na Caldeia, atual Iraque. Organizavam-se em clãs familiares e eram liderados pelos patriarcas. A historia decisiva desse povo, segundo a tradição ocorreu com abraão, que por volta de 1800 a.c. teria ouvido uma mensagem divina pedindo que ele conduzisse seu povo a terra prometida. Foto de abraão
-
O Código de Hamurábi foi um registro das leis a serem observadas em todo império babilônio. esse código ficava exposto em lugar publico na cidade de babilônia e era consultado por todos. O principio desse código era a lei de talião: "Olho por olho, dente por dente.".
-
Foto complementar para o Império Médio
-
Foto Complemento do Domínio da Babilônia
-
Foto complemento para o novo império, foto de ramsés II, um dos faraós responsáveis pelas medidas tomadas para a expansão e consolidação do território egípcio
-
No Novo Império, a capacidade militar dos egípcios havia sido consagrada, os faraós desse período tomaram medidas para expandir e consolidar seus territórios ate a asia, dominando sírios, fenícios, ate os limites da mesopotâmia. esse período foi marcado por grande riqueza, prosperidade e cosmopolitismo. O isolamento egípcio foi sucedido pela expansão e pelo contato com outros povos, promovendo intercâmbios comerciais e culturais, apos isso, o Egito entrou em um período de decadência.
-
Entre o Século IX e VIII a.C. os Assirios conquistaram as regiões da babilônia, Armênia, síria, palestina e Egito. O objetivo dos assirios era obter vantagens comerciais e benefícios econômicos com a imposição de tributos de guerra. essa era a principal fonte de enriquecimento dos assirios por do Seculo VIII e, dessa forma, se fortaleciam para investir ainda mais na área militar e conquistar outras terras.
-
Foto complementar para o tópico do Domínio Assirio
-
A forma de domínio dos assirios despertou resistências, e coalizão de povos, como caldeus, medos, elamitas e babilônios, que destruíram o poder assirio, acabando assim com o império assirio, medos e babilônios dividiram o território assirio, assim surgindo o segundo império da babilônia.
-
A partir de 539 a.C., os persas dominaram e invadiram a região da Babilônia sob o comando de Ciro II, o Grande. Apos a dominação, foi estabelecido um novo sistema de governo e assim a babilônia se tornou um estado multinacional persa. Foto do Império Neobabilônico.
-
Filipe da macedônia uniu as cidades-estados gregas a força e começou a planejar a invasão do império persa, e então, Alexandre, o Grande derrotou os exércitos persas nas batalhas e assim dominando o império persa e iniciando o período de dominação helenística. Foto do mapa do Império Persa