-
Fernão Dias nasceu no Brasil na vila de São Paulo de Piratininga. Em 1608, São Paulo só tive uma população de 2 mil pessoas!
-
Dias assumiu a função de Fiscal de Rendas na câmara.
-
Naquela bandeira, Dias explorou o sul do Brasil, inclusive às árias que tornará Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. É possível que aquela bandeira também explorou ao Uruguai.
-
Aquela bandeira, Dias na verdade defendeu os jesuítas contra expulsão e mais tarde ele também ele promoveu uma reconciliação entre os paulistas e os jesuítas.
-
Dias buscou por mão-de-obra entre os nativos e ele voltou com 4 mil deles para escravizar. É interessante porque quase 20 anos atrás ele foi defendido os jesuítas que não gostavam da escravização dos índios.
-
Dias foi nomeado pelo governo para procurar por perdas preciosas no sudeste do Brasil. Ele e um grupo grande exploraram à área que se tornaria Minas Gerais por 7 anos!
-
Infelizmente, Dias foi vitima de malária durante a banderia de esmeraldas. Ele morreu em 1681 e membros de sua família levou o seu corpo para São Paulo, onde seus ossos ainda ficam.