-
Instituição destinada a conferir recompensa pública, dos artistas protegidos pelo rei. E o Juri tinha a função de promover o bom gosto para ilustrar a glória do rei.
A Académie, fundada em 1648 havia formulado o prjeto de expor anualmente as obras de seus membros. -
Monarquia Francesa.
-
Local onde foi instalado o primeiro museu francês aberto ao público dedicado a pintura.
-
-
Oficial, amigo do rei, é nomeado para a Direction des Bâtiments Du Roi. E sua primeira medida a encomenda anual de quadros de história e de estátuas cujo tema era os grandes homens franceses. E no qual tomou a decisão de instalar um museu real na grande Galeria do Louvre.
-
O projeto consistia em intenções patrióticas e pedagógicas, com grande exaltação do passado focado na glória da monarquia composta pelo ensino moral e cívico. Também tinha intenção de completar em seu espaço as coleções reais, e tinha como alvo ensinar os jovens artistas da época.
Mas para ser realizado o local precisava passar por reformas, mas mesmo engajando a sua equipe, não foi possível chegar em um consenso, por isso, não foi possível o desenvolvimento. -
O Museu de Luxembourg é fechado, pois Luis XVI faz do palácio, residência para o seu irmão. Mas neste mesmo período os debates e as reivindicações pela criação do museu no Louvre são amplos e constantes, não podendo ser negligenciados pela monarquia.
-
Bens do Clero foram confiscados e depositados na Igreja.
-
A revolta da burguesia, dos trabalhadores urbanos e camponeses contra a corte francesa, guiado pelo pensamento iluminista.
-
A Comissão cria normas para inventariar e conservar os bens, formada por eruditos e artistas.
-
Decreto que propõe inventariar os bens pelos departamentos. (Estados)
-
Ministro do Interior Roland aprova a transferência de bens das obras de arte das casas reais.
-
-
Ocorre vandalismos com os monumentos e bens da Coroa. Gerado pelas classes populares.
-
-
É dissolvida para subtituição pela Comissão Temporária das Artes.
-
Foi inaugurado o Museu do Louvre no 1° ano de comemoração da queda da Monarquia. O pintor Hubert Robert participa
ativamente da realização do projeto:
de 1784 a 1792; 1795 a 1802, adquirindo
e fazendo a gestão das coleções. -
Avanço de tropas aliadas nas fronteiras, provocando vandalismos contra monumentos da realeza de forma simbólica para evitar o retorno da monarquia.
-
O decreto condena os abusos e obriga a transferência aos museus próximos dos monumentos ameaçados.
-
O anntigo convento de Petits-Augustins, no qual era guardado esculturas confiscadas das fundações religiosas, é transformado em Museus dos Monumentos Franceses, acrescentando em seu acervo escultura de artistas contemporâneos.
-
Em 1788 com morte de Buffon abriu crise
no Jardim das Plantas, Os professores (Daubeton, Lamarck, Fourcroy, Thouin) elaboram um plano de implantar
um Muséum de História Natural, e em 10 junho de 1793, um relatório de Lakanal à Convenção transforma o Jardim das Plantas em Museu Nacional de História Natural. -
J.A. Chaptal coordena a separação de duas tipologias de museus: a coleção com finalidade pedagógica, documental e universal, vinculada a escola de desenho; e a coleção de identidade local dedicada as peculiaridades do lugar.
-
Os conservadores do Louvre propõem uma oprganização do acervo numa sequência cronológica que oferece ao público os meios de estudar.
-
Foi um Imperirio construído por Napoleão Bonaparte, no qual tinha intenções de transformar a França em uma potência mundial. Buscou a expansão do território, tomando a península Itálica e Egito.