Revolucao inglesa1

Cronologia da revolução inglesa

  • Dinastia Stuart

    Dinastia Stuart
    Em 1603, após o falecimento de Elizabeth I, por não deixar herdeiros, o trono foi consedido ao seu primo Jaime I, que deu início a dinastia Stuart, suas atitudes absolutistas desagradavam os burgueses.
  • Carlos I sobe ao trono

    Carlos I sobe ao trono
    Jaime I falece e Carlos I sobe ao trono, os atos de tirania desse rei como a decretação de impostos e perseguição implacável aos puritanos, levaram o parlamento a elaborar um documento chamado; "Petição de Direitos."
  • A Petição de Direitos

    A Petição de Direitos
    Em 1628, foi imposta ao rei a Petição de Direitos, e o rei um ano depois dissolveu o parlamento e a população se revoltou, recusando-se a pagar impostos.
  • Inicio da Revolução Puritana

    Inicio da Revolução Puritana
    Em 1640, teve início a Revolução Puritana, os confrontos entre o rei e o parlamento acentuam-se. A 'grande rebelião'.
  • Início da Guerra Civil

    Início da Guerra Civil
    Do lado do rei estavam os nobres, parte da burguesia e da gentry, analicanos e católicos, integrando o exército dos cavaleiros. Do lado do parlamento estavam parte da gentry, burgueses, camponeses, trabalhadores urbanos, puritanos. Formando o exercito dos 'cabeças redondas', comandado por Oliver Cromwell. A guerra termina com a vitória das forças do parlamento.
  • Fim da Guerra Civil

    Fim da Guerra Civil
    Execução do Rei Carlos I. Início da 'Republica de Cromwell' ou 'Republica Puritana'. Perseguição e eliminação dos líderes dos grupos radicais; levellers, diggers...etc.
  • Atos de Navegação

    Atos de Navegação
    Cromwell promulga os atos de navegação: estimolu a contratação naval e comercial. O ato de navegação etabelecia que todas as mercadorias de todos os países europeus fossem trasportadas pelas embarcações inglesas ou de seus própios países .
  • Pequeno Parlamento

    Pequeno Parlamento
    Em 1653 Cromwell expulsa os restos do parlamento e dissolveu o concelho de estado depois criando um novo concelho e um parlamento, assim conhecido como "Pequeno Concelho".
  • Morte de Cromwell

    Morte de Cromwell
    Com o falecimento de Cromwell em 1658 seu filho sucessor Richard Cromwell não havia muita habilidade quanto seu pai, com isso teve de conceder o seu reinado para a volta da dinastia Stuart, assim Carlos II sobe ao trono.
  • Após a morte de Cromwell

    Após a morte de Cromwell
    Carlos II foi casado com a princesa Catarina de Bragança, filha de João IV de Portugal, que lhe levou como dote a posse de Tanger e em homenagem à qual foi denominado o que hoje é o bairro nova-iorquino de Queens.
  • Carlos II morre

    Carlos II morre
    Carlos II morre em 1685. Apesar de ter tido inúmeros filhos ilegítimos (ele reconheceu os direitos de 14 deles), o casamento não resultou em herdeiros e foi sucedido pelo irmão.
  • Revolução Gloriosa

    Revolução Gloriosa
    Nesse ano houve a famosa Revolução Gloriosa, foi chamado assim pois, a revolção foi sem derramento de sangue nem desordem social, sem anarqui, sem possibilidade de revivência das exigências revolucinarias- democráticas.