-
Jaime VI, Rei da Escócia desde 1567, assume o trono da Inglaterra adotando o título de Jaime I e tornando-se Rei da Grã-Bretanha e Irlanda. Jaime I sucedeu a Rainha Elizabeth I, filha de Henrique VIII e última monarca da Dinastia Tudor. Dá-se início à Dinastia Stuart.
-
Após a morte de seu pai, Jaime I, Carlos I assume o trono da Grã-Bretanha e Irlanda. Carlos I governou sem o Parlamento durante 11 anos de tirania (1629 a 1640). Seu governo foi marcado por várias guerras civis, que culminaram com sua condenação à morte por traição e sua execução em 1649.
-
O Parlamento inglês impôs a "Petição de Direitos" a Carlos I, pela qual problemas relativos a impostos, prisões, julgamentos e convocações do exército não poderiam ser executados sem a autorização parlamentar. Carlos I disse que aceitava a Petição, porém não a cumpriu, dissolvendo o Parlamento em 1629.
-
Em 1629, a política religiosa e o aumento de impostos proposto por Carlos I foram condenados pelo Parlamento Inglês. Carlos I, então, decidiu dissolver o Parlamento e governou onze anos sem ele, provocando protestos em toda a Inglaterra.
-
Os problemas financeiros obrigaram Carlos I a convocar o Parlamento, que só funcionou durante um mês, sendo dissolvido em seguida, pois recusou-se a aumentar os impostos. Ainda em 1640, um novo Parlamento se formou e trabalhou durante 18 meses perseguindo ministros do Rei e controlando a convocação do exército e a política religiosa.
-
Carlos I entrou em conflito com o Parlamento. Do lado do Rei estavam os nobres, parte da burguesia e da Gentry, anglicanos e católicos integrando o exército dos cavaleiros. Do lado do Parlamento estava parte da Gentry, burgueses, camponeses, trabalhadores urbanos, puritanos formando o exército dos cabeças redondas, comandado por Oliver Cromwell.
-
O exército de Cromwell vence a Guerra Civil, põe em fuga os líderes do Parlamento e assume o controle da situação, dando início à República. Carlos I é decapitado em praça pública. Começa a segunda fase da Revolução Puritana, a "Commonwealth".
-
Cromwell promulga os Atos de Navegação, segundo os quais os produtos importados pela Inglaterra só podiam ser transportados por navios britânicos ou dos países produtores. Estes Atos provocaram a luta com os Países Baixos, cujo comércio se baseava no transporte de mercadorias, porém permitiram que fosse estabelecida a supremacia inglesa nos mares.
-
Em 1653, Cromwell dissolve à força o Parlamento e o general John Lambert propõe uma nova constituição, na qual Oliver Cromwell é nomeado o Lord Protector vitalício.
-
Oliver Cromwell morre em Westminster. Até hoje há duvidas sobre a causa da sua morte. Seu filho Richard Cromwell é nomeado Lord Protector, porém em 1659 este abdica de seu cargo.
-
A monarquia é restaurada na Inglaterra depois da abdicação de Richard Cromwell. Quem sobe ao trono Inglês é Carlos II filho de Carlos I e Henriqueta Maria de França.
-
Carlos II morre, seu irmão Jaime II assume o trono da Inglaterra. Jaime II é um dos poucos reis assumidamente católicos pós Tudor. Jaime II enfrentou uma rebelião 1685, quando o filho ilegítmo de Carlos II, James Scott, o Duque de Monmouth, tenta e consegue subir ao trono, porém logo é retirado e executado. Jaime foi reconhecido como um rei cruel entre seus súditos, pois seus juízes eram brutais com os rebeldes. Estes juízes eram conhecidos como os juízes sangentos
-
Jaime II é deposto com a Revolução Gloriosa causada por sua forte oposição parlamentarista, e foi substituído por sua filha, Maria II, e por seu genro Guilherme de Orange (ou Guilherme III). O parlamento deixou Guilherme III como rei de uma Monarquia Parlamentar, forma de governo onde o Parlamento é o Chefe de Governo, e o rei é o Chefe de Estado. Esta forma de governo é usada até hoje na Inglaterra.