Glorious revolution 1

As Revoluções Inglesas no Século XVII

  • Início da Dinastia Stuart.

    Início da Dinastia Stuart.
    Jaime VI, Rei da Escócia desde 1567, assume o trono da Inglaterra adotando o título de Jaime I e tornando-se Rei da Grã-Bretanha e Irlanda. Jaime I sucedeu a Rainha Elizabeth I, filha de Henrique VIII e última monarca da Dinastia Tudor. Dá-se início à Dinastia Stuart.
  • Reinado de Carlos I

    Reinado de Carlos I
    Após a morte de seu pai, Jaime I, Carlos I assume o trono da Grã-Bretanha e Irlanda. Carlos I governou sem o Parlamento durante 11 anos de tirania (1629 a 1640). Seu governo foi marcado por várias guerras civis, que culminaram com sua condenação à morte por traição e sua execução em 1649.
  • Petição dos Direitos

    Petição dos Direitos
    O Parlamento inglês impôs a "Petição de Direitos" a Carlos I, pela qual problemas relativos a impostos, prisões, julgamentos e convocações do exército não poderiam ser executados sem a autorização parlamentar. Carlos I disse que aceitava a Petição, porém não a cumpriu, dissolvendo o Parlamento em 1629.
  • Dissolução do Parlamento

    Dissolução do Parlamento
    Em 1629, a política religiosa e o aumento de impostos proposto por Carlos I foram condenados pelo Parlamento Inglês. Carlos I, então, decidiu dissolver o Parlamento e governou onze anos sem ele, provocando protestos em toda a Inglaterra.
  • A reconvocação do Parlamento

    A reconvocação do Parlamento
    Os problemas financeiros obrigaram Carlos I a convocar o Parlamento, que só funcionou durante um mês, sendo dissolvido em seguida, pois recusou-se a aumentar os impostos. Ainda em 1640, um novo Parlamento se formou e trabalhou durante 18 meses perseguindo ministros do Rei e controlando a convocação do exército e a política religiosa.
  • Início da Guerra Civil

    Início da Guerra Civil
    Carlos I entrou em conflito com o Parlamento. Do lado do Rei estavam os nobres, parte da burguesia e da Gentry, anglicanos e católicos integrando o exército dos cavaleiros. Do lado do Parlamento estava parte da Gentry, burgueses, camponeses, trabalhadores urbanos, puritanos formando o exército dos cabeças redondas, comandado por Oliver Cromwell.
  • Implantação da República

    Implantação da República
    O exército de Cromwell vence a Guerra Civil, põe em fuga os líderes do Parlamento e assume o controle da situação, dando início à República. Carlos I é decapitado em praça pública. Começa a segunda fase da Revolução Puritana, a "Commonwealth".
  • Os Atos de Navegação

    Os Atos de Navegação
    Cromwell promulga os Atos de Navegação, segundo os quais os produtos importados pela Inglaterra só podiam ser transportados por navios britânicos ou dos países produtores. Estes Atos provocaram a luta com os Países Baixos, cujo comércio se baseava no transporte de mercadorias, porém permitiram que fosse estabelecida a supremacia inglesa nos mares.
  • Cromwell é nomeado Lord Protector

    Cromwell é nomeado Lord Protector
    Em 1653, Cromwell dissolve à força o Parlamento e o general John Lambert propõe uma nova constituição, na qual Oliver Cromwell é nomeado o Lord Protector vitalício.
  • Oliver Cromwell morre.

    Oliver Cromwell morre.
    Oliver Cromwell morre em Westminster. Até hoje há duvidas sobre a causa da sua morte. Seu filho Richard Cromwell é nomeado Lord Protector, porém em 1659 este abdica de seu cargo.
  • A monarquia é restaurada.

    A monarquia é restaurada.
    A monarquia é restaurada na Inglaterra depois da abdicação de Richard Cromwell. Quem sobe ao trono Inglês é Carlos II filho de Carlos I e Henriqueta Maria de França.
  • Morre Carlos II e assume Jaime II

    Morre Carlos II e assume Jaime II
    Carlos II morre, seu irmão Jaime II assume o trono da Inglaterra. Jaime II é um dos poucos reis assumidamente católicos pós Tudor. Jaime II enfrentou uma rebelião 1685, quando o filho ilegítmo de Carlos II, James Scott, o Duque de Monmouth, tenta e consegue subir ao trono, porém logo é retirado e executado. Jaime foi reconhecido como um rei cruel entre seus súditos, pois seus juízes eram brutais com os rebeldes. Estes juízes eram conhecidos como os juízes sangentos
  • Jaime II é deposto. Reinado de Maria II e Guilherme III

    Jaime II é deposto. Reinado de Maria II e Guilherme III
    Jaime II é deposto com a Revolução Gloriosa causada por sua forte oposição parlamentarista, e foi substituído por sua filha, Maria II, e por seu genro Guilherme de Orange (ou Guilherme III). O parlamento deixou Guilherme III como rei de uma Monarquia Parlamentar, forma de governo onde o Parlamento é o Chefe de Governo, e o rei é o Chefe de Estado. Esta forma de governo é usada até hoje na Inglaterra.