-
Com a morte de Elizabeth I, encerrou-se a dinastia Tudor, e como ela não deixou descendente, Jaime I (1603-1625), seu primo, assumiu o trono, iniciando a dinastia Stuart.
-
Com a morte de Jaime I, Carlos I, seu filho, assumiu o trono inglês. Carlos I era mmais absolutista que seu pai, com isso logo entrou em conflito com o Parlamento. Seu governo caracterizou-se pela adoção de medidas que buscavam fortalecer o poder absoluto.
-
Carlos I foi obrigado pela Câmara dos Comuns a assinar a "Petição de Direitos", comprometendo-se que não cobraria impostos antes da aprovação do Parlamento.
-
O rei dissolve o parlamento e passa a governar a Inglaterra sozinho, readquirindo o controle da política financeira.
-
Início dos conflitos entre o rei e parlamento(Grande Rebelião). Início da Revolução Puritana.
-
Início da Guerra Civil. De um lado o exército do rei contando com o apoio dos Lordes, parte da burguesia(alta) e parte da gentry, anglicanos e católicos. Formavam um exército dos Cavaleiros. Do outro lado estava o exército dos "Cabeças Redondas" representando o Parlamento (Câmara dos Comuns) comandado por Oliver Cromowell. Contava com o apoio da burguesia(baixa e média), parte da gentry, camponeses, trabalhadores urbanos, puritanos.
-
Fim da Guerra Civil, com vitória de Cromwell. Carlos I é dado como traidor, e então decaptado. Proclama-se a República Puritana ou República de Cromwell. Eliminação dos grupos radicais(levellers e diggers).
-
Carlos II invade Inglaterra comandando o exército escocês, sendo batido por Cromwell na batalha de Worcester. Carlos II foge para França, disfarçado. A Lei de Navegação proibi a importação de produtos por meio de transporte marítimo que não seja inglês.
-
Cromwell expulsa os Retos do Parlamento e dissolve conselho de estado, criando um novo conselho e parlamento, Pequeno Parlamento. O parlamento dá para Cromwell o poder legislativo, com isso ele cria o Protectorado.
-
Oliver Crmwell morre, sendo sucedido por seu filho, Richard Cromwell. Conflitos acontecem por conta do dissolvimento do exército. Richard renuncia, o exército expulsa o novo parlamento e nomeia uma comissão militar de segurança.
-
Richard Cromwell não possuia o dom para liderança e nem desejava de exerce-la, então acaba abdicando. Então Carlos II ocupa o trono, por decisam do Parlamento.
-
George Monck ocupa Londres, vindo da Escócia com exército ao seu comando. Carlos II divulga Declaração de Breda, proclamando uma amnistia geral, que é dissolvido. Acontece o início do Reinado efetivo de Carlos II. Início da "Restauração Monárquica".
-
Carlos II morre, sabendo que seu irmão Jaime o sucederia. Jaime é nomeado Jaime II.
-
Fim da Revolução Puritana, por conta do golpe de estado, iniciando a Revolução Gloriosa. Oferecem o trono inglês a Guilherme Orange e Maria Stuart. Guilherme aceita o convite, então é coroado e nomeado Guilherme III.
-
Guilherme Orange e Maria Stuart aceitam a Declaração de Direitos.