Bandeira da inglaterra

Ana e Julia

  • Início dinastia Stuart

    Início dinastia Stuart
    Com a morte de Elizabeth I, encerrou-se a dinastia Tudor, e como ela não deixou descendente, Jaime I (1603-1625), seu primo, assumiu o trono, iniciando a dinastia Stuart.
  • Carlos I assume o trono Inglês

    Carlos I assume o trono Inglês
    Com a morte de Jaime I, Carlos I, seu filho, assumiu o trono inglês. Carlos I era mmais absolutista que seu pai, com isso logo entrou em conflito com o Parlamento. Seu governo caracterizou-se pela adoção de medidas que buscavam fortalecer o poder absoluto.
  • Petição de Direitos

    Petição de Direitos
    Carlos I foi obrigado pela Câmara dos Comuns a assinar a "Petição de Direitos", comprometendo-se que não cobraria impostos antes da aprovação do Parlamento.
  • Parlamento dissolvido

    Parlamento dissolvido
    O rei dissolve o parlamento e passa a governar a Inglaterra sozinho, readquirindo o controle da política financeira.
  • Início da Revolução Puritana

    Início da Revolução Puritana
    Início dos conflitos entre o rei e parlamento(Grande Rebelião). Início da Revolução Puritana.
  • Início da Guerra Civil

    Início da Guerra Civil
    Início da Guerra Civil. De um lado o exército do rei contando com o apoio dos Lordes, parte da burguesia(alta) e parte da gentry, anglicanos e católicos. Formavam um exército dos Cavaleiros. Do outro lado estava o exército dos "Cabeças Redondas" representando o Parlamento (Câmara dos Comuns) comandado por Oliver Cromowell. Contava com o apoio da burguesia(baixa e média), parte da gentry, camponeses, trabalhadores urbanos, puritanos.
  • Carlos I morto

    Carlos I morto
    Fim da Guerra Civil, com vitória de Cromwell. Carlos I é dado como traidor, e então decaptado. Proclama-se a República Puritana ou República de Cromwell. Eliminação dos grupos radicais(levellers e diggers).
  • Lei da Navegação

    Lei da Navegação
    Carlos II invade Inglaterra comandando o exército escocês, sendo batido por Cromwell na batalha de Worcester. Carlos II foge para França, disfarçado. A Lei de Navegação proibi a importação de produtos por meio de transporte marítimo que não seja inglês.
  • Pequeno Parlamento

    Pequeno Parlamento
    Cromwell expulsa os Retos do Parlamento e dissolve conselho de estado, criando um novo conselho e parlamento, Pequeno Parlamento. O parlamento dá para Cromwell o poder legislativo, com isso ele cria o Protectorado.
  • Richard Cromwell

    Richard Cromwell
    Oliver Crmwell morre, sendo sucedido por seu filho, Richard Cromwell. Conflitos acontecem por conta do dissolvimento do exército. Richard renuncia, o exército expulsa o novo parlamento e nomeia uma comissão militar de segurança.
  • Carlos II ocupa o trono inglês

    Carlos II ocupa o trono inglês
    Richard Cromwell não possuia o dom para liderança e nem desejava de exerce-la, então acaba abdicando. Então Carlos II ocupa o trono, por decisam do Parlamento.
  • Início do Reinado efetivo de Carlos II

    Início do Reinado efetivo de Carlos II
    George Monck ocupa Londres, vindo da Escócia com exército ao seu comando. Carlos II divulga Declaração de Breda, proclamando uma amnistia geral, que é dissolvido. Acontece o início do Reinado efetivo de Carlos II. Início da "Restauração Monárquica".
  • Carlos II morre

    Carlos II morre
    Carlos II morre, sabendo que seu irmão Jaime o sucederia. Jaime é nomeado Jaime II.
  • Guilherme III assume o trono inglês

    Guilherme III assume o trono inglês
    Fim da Revolução Puritana, por conta do golpe de estado, iniciando a Revolução Gloriosa. Oferecem o trono inglês a Guilherme Orange e Maria Stuart. Guilherme aceita o convite, então é coroado e nomeado Guilherme III.
  • Declaração de Direitos é aceita por Guilherme III

    Declaração de Direitos é aceita por Guilherme III
    Guilherme Orange e Maria Stuart aceitam a Declaração de Direitos.