Abs

Revolução Inglesa (Gustavo Vial e Vinícius Plastino)

  • Morte da Rainha Elizabeth I

    Morte da Rainha Elizabeth I
    Em Março de 1603 , aos sessenta e seis anos, a famosa rainha inglesa, Elizabeth I (filha de Henrique VIII), sofrendo de insônia e de fraqueza muscular acaba morrendo, encerrando-se a dinastia Tudor na Inglaterra. O trono foi ocupado por Jaime I, primo de Elizabeth I e o único sucessor viável, pois a rainha não havia deixado herdeiros. Com o novo monarca, iniciava-se então a dinastia dos Stuarts.
  • Morte do Rei Jaime I

    Morte do Rei Jaime I
    Durante seus 22 anos de reinado, Jaime I entrou em conflitos com o Parlamento inglês, escreveu um livro defendendo a "Teoria do direito divino dos reis" e casou-se com Ana da Dinamarca. Em seus últimos anos de vida, o soberano sofria de grave gota e artrite e pouco antes de falecer escolheu Carlos I, seu filho, para sucedê-lo no trono. Ao final morreu em Hertfordshire na data de 27 de Março de 1625
  • A tirania de Carlos I

    A tirania de Carlos I
    Os atos do monarca Carlos I eram brutais e desumanos, seu reinado marcado por grandes perseguições aos presbiterianos (em sua maioria escocêses), o que acabou em uma tentativa de invasão da Inglaterra pela Escócia; outra marca foi a imposição de altos impostos e taxas para seu próprio enriquecimento, o que levou os parlamentares a decretar a Petição de Direitos, documento que limitava o poder do soberano. O Rei, irritado com o Parlamento, acabou por dissolvê-lo em 1628.
  • A reabertura do Parlamento por Carlos I

    A reabertura do Parlamento por Carlos I
    O Rei Carlos I "abriu" uma segunda sessão do Parlamento inglês, pois o soberano esperava que os parlamentares finalmente cooperariam com sua pessoa e lhe oferecessem alguns benefícios e subsídios. Porém a reação foi a contrária, pois alguns dos membros da Câmara dos Comuns começaram a se opor as medidas taxativas impostas pelo monarca, gerando um novo conflito com Carlos I, este que, em Janeiro de 1629 acabou por pedir novamente a dissolulção do Parlamento.
  • O "Parlamento curto"

    O "Parlamento curto"
    Carlos I necessitava arrecadar fundos para conter as rebeliões e manter seu exército na guerra contra a Escócia. Resolveu então reconvocar o Parlamento em Abril de 1640, no intuito de que fossem votados mais impostos de modo que a arrecadação monetária aumentasse. Os parlamentares no entanto se oporam novamente às medidas sugeridas pelo soberano e começaram a discutir sobre os abusos de poder cometidos por Carlos I, que em menos de um mês revogou o Parlamento,
  • A Guerra contra a Escócia ("Parlamento Longo")

    A Guerra contra a Escócia ("Parlamento Longo")
    Carlos I falhou na tentaiva de derrotar a Escócia na guerra e por consequência teve que assinar o humilhante Tratado de Ripon, que obrigaca o soberano a pagar os custos e ressarcir o exército escocês. Em Outubro, o Rei convocou um antigo conselho e após algumas reuniões optou por convocar o Parlamento inglês novamente. Para impedir que fossem dissolvidos outro vez, os parlamentares aprovaram o "Ato Trienal", que requeria que o Parlamento fosse convocado pelo menos a cada três anos.
  • A Guerra Civil Inglesa - Carlos I x Parlamento

    A Guerra Civil Inglesa - Carlos I x Parlamento
    Após varias revoltas e manifestos, a nobreza tradicional e o clero anglicano se aliaram ao Rei e formaram um exército para lutar a favor de Carlos I, que declarava guerra oficial ao Parlamento. Porém, este último, se fortaleceu militarmente com o apoio da gentry e tanto da alta quanto da baixa burguesia, alémde pequenos e médios proprietários rurais e das camadas menos privilegiadas da sociedade.
  • A Guerra Civil Inglesa - Carlos I x Parlamento (Continuação)

    A Guerra Civil Inglesa - Carlos I x Parlamento (Continuação)
    A Guerra Civil começou em 25 de outubro de 1642 com a batalha de Edgehill que terminou de forma vantajosa para o Parlamento, situação que se seguiu até o fim da guerra. Percebendo a derrotada de seu "lado", Carlos I acabou por ficar se refugiando em diferentes lugares da Inglaterra, até 1648.
  • O novo governante Oliver Cromwell

    O novo governante Oliver Cromwell
    Oliver Cromwell, um dos comandantes militares que apoiavam o Parlamento acabou se tornando o novo governante da Inglaterra. Cromwell mostrou pouca simpatia com os Levellers e estabeleceu um regime republicano, o chamado Regime de Crommonwelth, que em seu início obteve apoio parlamentar e da maioria dos puritanos. Proclamou-se então a "República dos Lordes", a representação dos nobres e do governo ficaram sob a supervisão do Parlamento e de um Conselho de Estado.
  • A morte do tirano Carlos I

    A morte do tirano Carlos I
    Em 29 de Janeiro de 1649, Carlos I foi julgado pela Câmara dos Comuns. Essa era a primeira vez em toda a história da Inglaterra. A sentença imposta ao monarca foi a morte. No dia seguinte o bruto e tirano Carlos I foi decapitado e depois enterrado no dia 7 de fevereiro na Capela de São Jorge, em uma cerimônia privada.
  • A Guerra Anglo-Holandesa

    A Guerra Anglo-Holandesa
    Com o intuito de atingir a influente marinha Holandesa, Cromwell decreta em 1651 os "Atos de Navegação", que determinavam que os produtos importados pela Inglaterra só poderiam ser transportados por navios britânicos ou pertencentes a países colonizados pelos ingleses. A guerra começou com Inglaterra atacando navios holandesas, mas depois se expandiu a novos conflitos. A Marinha Inglesa adquiriu o controle dos mares em torno da Inglaterra, e forçou a Holanda a aceitar o monopólio Inglês.
  • Cromwell é nomeado Lord Protetor da República

    Cromwell é nomeado Lord Protetor da República
    O líder da Inglaterra, Oliver Cromwell, impôs à Inglaterra uma "ditadura" e em 15 de Dezembro de 1653 ele foi nomeado "Lorde Protetor da República", esta posiçãp lhe dava o poder de convocar e de dissolver o Parlamento, mas segundo Constituição, teria que obter o voto da maioria do Conselho de Estado
  • A morte de Oliver Cromwell

    A morte de Oliver Cromwell
    Ao final de sua vida, Cromwell, sofria de malária e de pedras nos rins, que causavam-lhe grande dor. Em 3 de Setembro de 1658, ele acabou morrendo e foi sucedido pelo seu filho e herdeiro Richard Cromwell, porém o novo soberano não conseguiu manter-se firme na posição de governante inglês.
  • Richard Cromwell é deposto de seu cargo de governante

    Richard Cromwell é deposto de seu cargo de governante
    Richard Cromwell , filho de Oliver Cromwell, e designado para suceder o pai, como "Lorde Potector da Inglaterra" mas não se consegue manter no poder por mais de oito meses. Richard não conseguiu manter-se sob o controlo absoluto do poder para estabilizar o país, abdicando o cargo de governante inglês em Maio de 1659.
  • A restauração da Monarquia Inglesa com Carlos II

    A restauração da Monarquia Inglesa com Carlos II
    Com o apoio de George Monck, o general das tropas escocêsas, o Parlamento resolve restaurar a monarquia inglesa e proclama Carlos Stuart (o filho de Carlos I) Rei da Inglaterra como Carlos II. Seu reinado, assim como o do pai, foi marcado por conflitos contra o Parlamento chegando até a dissolvê-lo algumas vezes. Além disso o monarca teve que lidar com a epidemia de peste negra na Inglaterra, que matou um quinto da população londrina.
  • A morte de Carlos II

    A morte de Carlos II
    Carlos II morreu vítima de uremia (uma elevação anormal de uréia no sangue) em 6 de fevereiro de 1685. Antes de morrer converteu-se ao catolicismo e foi o primeiro monarca católico apostólico romano a reinar a Inglaterra desde a morte de Maria I em 1558. O Parlamento se opunha à perspectiva de um monarca católico tentou implementar várias medidas para isso não ocorresse. Porém, o irmão de Carlos II, o Duque de York,, Jaime (que era católico), acabou subindo ao trono alguns meses depois.
  • Jaime II é deposto por Guilherme de Orange (Revolução Gloriosa)

    Jaime II é deposto por Guilherme de Orange (Revolução Gloriosa)
    Jaime II tentava reisntalar o catolicismo na Inglaterra, o que gerou vários conflitos com o Parlamento e os protestantes ingleses .O medo público aumentou quando a rainha Maria Junho daquele ano. Ameaçados pela dinastia católica,um grupo de nobres protestantes, em 30 de Junho, convidaram Guilherme de Orange para vir à Inglaterra com uma força armada. Em setembro, ficou claro que Guilherme iria invadir a Inglaterra.
  • Jaime II é deposto por Guilherme de Orange (Continuação)

    Jaime II é deposto por Guilherme de Orange (Continuação)
    Quando Guilherme chegou em 5 de novembro de 1688, muitos políticos protestantes, juntaram-se a ele, incluindo a filha de Jaime II, princesa Ana. Jaime ficou furioso e desisitiu de atacar o exército invasor.Em 11 de dezembro, Jaime tentou fugir para a França, mas foi capturado em Kent.
    Guilherme de Orange deixou-o fugir em 23 de dezembro. Jaime foi recebido pelo seu primo e aliado, Luís XIV, com um palácio e pensão.
  • Os novos monarcas: Guilherme de Orange e Maria Stuart

    Os novos monarcas: Guilherme de Orange e Maria Stuart
    Em 1689, o Parlamento reuniu-se e declarou que a fuga de James equivaleu à abdicação do cargo de governante inglês. O trono foi oferecido a Guilherme de de Orange e Maria Stuart (filha de Jaime II) como governadores conjuntos. Guilherme de Orange foi então coroado Rei, com o título de Guilherme III, e Maria foi coroada como Rainha, com o título de Maria II tanto na Inglaterra como na Escócia. O evento marcou a supremacia do Parlamento sobre a coroa.