-
A grande revolução no reino inglês no período de 1603 da Rainha Elizabeth I deixando o trono da coroa inglesa desocupadp, por assim Jaime I assumiu o tro de real. Assim começando uma nova era, com o encerramento da Dinastia Tudor e o começo da Dinastia Stewart
-
O governo de Jaime I acaba. O que da lugardo Rei Carlos Ique era defensor do padres divinos do rei.
-
O parlamento é disdissolvido por Carlos I. Em 1628 e 1629 há 1640 só Carlos I reinava, e esse período foi denominado como onze anos de tirania.
-
Em 1640 aconteceu a revolução inglesa que pode ser vista como um grande triunfo da burguesia e dos grandes valores capitalistas sobre a sociedade com a rebelião.
-
Começa a guerra civil na Inglaterrs comandada por rebeldes. As guerras só começaram realmente em Outubro deste mesmo ano com a batalha de Edgehill, que continuou com a batalha de Nasebry que inclinou o equilibrio militar.
-
E Janeiro morreu Carlos I, e o trono real foi assumido pelos militares rebeldes: camponeses, pessoas da camara dos comuns. Os rebeldes eram liderados por Oliver Cromwell.
-
Em 1651 Crownwell decretou os atos de navegação que determinaram que o comercio com a Inglaterra só poderia ser feito por navios estrangeiros.
-
Em 1653, foi dissolvido o que restava no Longo Parlamento. Uma nova Constituição deu a Cromwell o título de Lorde Protetor. Tinha poderes tão tirânicos quanto os da monarquia.
-
O filho de Oliver Cromwell, Richard Cromwell substituiu o pai após sua morte em 1658 e, pouco firme foi facilmente deposto em 1659.
-
Com o apoio do General Monk, comandante das tropas da Escócia, o Parlamento proclamou Carlos II rei em 1660.
-
Morre Carlos II subiu ao trono seu irmão Jaime II, que procurou novamente conduzir a Inglaterra ao catolicismo.
-
Em 1688, o Parlamento convocou Maria Stuart,filha de Jaime I e mulher de Guilherme de Orage, governador das Provínceas Unidas, para ocupar o trono Jaime II refugiou-se na França. Os novos soberanos tiveram que aceitar a Declaração dos Direitos, baixada em 1689, que decretava: o rei não pode cancelar leis parlamentares e o Parlamento poderia dar o trono a quem lhe aprouvesse após a morte do rei, haveria reuniões parlamentares e eleições regulares.