-
Rainha Elizabeth morre e assim tendo o fim da dinastia Tudo e Jaime I assume o trono.
-
Jaime I falhece e Carlos I assume o trno da Inglaterra
-
Guerras no exterior obrigam Carlos I a convocar um Parlamento hostil que lhe impõe a Petição.
-
Os pequenos proprietários de terras começaram a vender e exportar seus produtos.
-
O Rei foi ao Parlamento, exigir a prisão de cinco líderes. Houve uma relação violenta, sustentada nas melícias urbanas como apoio do Parlamento.
-
É dado bem na Guerra Civil quando o Rei Carlos I é decaptado e acusado de traição e foi executado.
-
Decretou o Alto de Navegação que determina a comercialização de mercadorias somente por navios ingleses ou dos países onde foram produzidos.
-
Com os barcos holandeses capturados, a Inglaterra pode duplicar as cifras de seu comércio.
O Rump, o Parlamento Residual, era muito impopular no Exército e em todo país. Cromwell não conseguiu as reformas que pretendia e dissolveu o Rump em 20 de abril de 1653. -
Antes de morrer em 1658, Cromwell nomeou seu filho, Richard Cromwell seu sucessor. Com Richard, o caos político e economico tomou conta do país
-
Entre 1659-1660, todos foram se convencendo de que a restauração da monarquia era o único modo de conseguir a estabilidade. Richard Cromwell era incapaz de sustentar o governo. A República desmoronou-se. Carlos II tomou o trono em 1660.
-
Em junho de 1685, James Scott, o duque de Monmouth, filho bastardo de Carlos I, invadiu a Inglaterra. Reuniu um exército de 3.000 soldados inexperientes, e tentou um ataque surpresa sobre Sedgemoor (Somerset). Depois da derrota, foi executado. Esta foi a última rebelião popular na Inglaterra, famosa pela sangrenta repressão. Foram condenados à morte 300 rebeldes e muitos mais foram deportados.
-
Em abril de 1688, Jaime II promulgou a Declaração de Indulgência, pela qual se suprimiram as leis penais contra os católicos e os dissidentes. Em 10 de junho, a rainha Maria deu à luz James Francis Edward, abrindo assim a possibilidade de uma sucessão católica.