-
Como a rainha Elizabeth I não deixou herdeiros, se iniciou uma nova dinastia, a Stuart. Seu primeiro rei, Jaime I
-
Cresce com a posse do sucessor natural do trono inglês Carlos I, que a exemplo de Jaime I tenta fortalecer o poder absolutista do rei.
-
É assinada a petição de direitos pelo rei inglês, Carlos I. O documento impedia que o rei fizesse qualquer coisa sem ter antes o conssentimento do parlamento.
-
Após um ano da assinatura da petição de direitos o rei Carlos I dissolve o parlamento, a fim de fortalecer seu poder.
-
Após um ano de conflito armado com a Escócia a coroa inglesa se vê sem recursos e não tem alternativa a não ser convocar o parlamento após 11 anos. Foi ai que o parlamento pressiona a coroa e marca o início da revolução puritana.
-
Coroa x Parlamento. Uma guerra civíl se inicia com CarlosI de um lado e Oliver Cromwell de outro.
-
A guerra civíl inglesa tem fim com vitória do parlamento e com a condenação do rei Carlos I, por ser um rei absoluto, autoritário e insensível. O rei foi condenado à decaptação.
-
O novo governate inglês da ordens para desenvolvimento na área de navegação e para a maior exploração nas áreas de colônias inglesas.
-
É no dia 6 de dezembro deste ano o líder do parlamento assume a figura do rei, apesar de manter um governo democrático.
-
Mas antes de seu falecimento, Cromwell decreta que seu sucessor como governante inglês, seu filho, Richard Cromwell
-
O povo inglês elege um novo parlamento que optou pelo restabelecimento da dinastia Stuart, coroando Carlos II, filho do rei decaptado 11 anos antes.
-
Morre sem deixar filhos, portanto o trono inglês foi deixado para seu irmão, Jaime II
-
E com o surgimento desse parlamentarismo na Inglaterra, foi estabelecida a declaração dos direitos que permitiu a supremacia do parlamentosobre a monarquia.