A cronologia da Revolução Inglesa (Bruno Bins e Matheus Marteletto, 8A)

  • Rainha Elizabeth I

    Rainha Elizabeth I
    Em 1603, a rainha Elizabeth I morre, encerrando a dinastia Tudor, e assim passando o trono para o seu primo Jaime I, rei da Escócia da família Stuart, pois a rainha não possuía filhos.
  • Carlos I

    Carlos I
    Em 1625, começaram os primeiros atos revolucionários contra o absolutismo. O rei fez atos de tirania, como a decretação de impostos e a perseguição aos puritanos, durante o reinado de Carlos I, sucessor de Jaime I, já morto.
  • Bill of Rights 1628/29

    Bill of Rights 1628/29
    Carlos I chegou a fechar o parlamento, pois este o obrigou a assinar um documento chamado Petição de Direitos que limitava os poderes monárquicos, ao declarar ilegais os impostos que não fossem aprovados pelo parlamento.
  • Grande Revolta

    Grande Revolta
    Carlos I convocou novamente o parlamento, pois o rei queria que fossem votados os novos impostos, mas o parlamento não aceitou e passou a exigir mudanças mais radicais (fase conhecida como a "grande revolta" revolução puritana).
  • Guerra Civil inglesa

    Guerra Civil inglesa
    Começa a guerra civil na Inglaterra entre as forças militares do parlamento e o rei .Carlos I rejeita as imposições feitas pelo parlamento e se recusa a afastar bispos da câmara dos lordes. Exige a execução de alguns dirigentes parlamentares por relação com revoltosos escoceses, mas como forma de protesto, o parlamento não os entrega. Então após muitos conflitos começa a guerra entre o parlamento e o rei.
  • Cromwell no Trono

    Cromwell no Trono
    A Escócia proclama Cromwell em Edimburgo, após a decapitação de Carlos I, proclamação da república da Inglaterra pondo fim a revolução puritana e fim da guerra civil inglesa com a vitória do parlamento.
  • Atos de Navegação

    Atos de Navegação
    Cromwell decreta os atos de navegação prejudicando a Holanda que na época era a grande "carreteira" dos mares. Esse decreto estabelecia que todas as mercadorias importadas pela Inglaterra fossem transportadas por navios ingleses ou dos próprios países produtores dessas mercadorias.
  • Cromwell o Lorde Protetor

    Cromwell o Lorde Protetor
    Cromwell consolida a unificação da Inglaterra,Irlanda e Escócia declarando-se Lorde Protetor da Comunidade Britânica (Protetorado)
  • Morte de Cromwell assume seu filho Richard Cromwell

    Morte de Cromwell assume seu filho Richard Cromwell
    Com a morte de Oliver Cromwell seu filho Richard assume o cargo de Lorde Protetor, mas, sem o reconhecimento do exército,foi logo deposto em 1659 ,sendo o parlamento convocado para legalizar os generais.
  • Restauração Monárquica

    Restauração Monárquica
    Carlos II (dinastia Stuart) filho de Carlos I lança a chamada "Declaração de Breda", onde promete governar mantendo a tolerância religiosa, respeitando o Parlamento e as relações de propriedade existentes.
  • James II

    James II
    Carlos II morre e sobe ao trono seu irmão James II.Procurando reestabelecer o absolutismo e o catolicismo.
  • Revolução Gloriosa 1688/89

    Revolução Gloriosa 1688/89
    O parlamento enfraquecido faz um acordo com Guilherme de Orange, príncipe da Holanda e genro de James II, e em 1688 ele se torna o rei da Inglaterra, com o nome de Guilherme III. Esse episódio é chamado de "Revolução Gloriosa" por não ter derramamento de sangue. Houve a formação de uma monarquia parlamentar que perdura até hoje. O novo rei é obrigado a assinar a "Declaração de Direitos" e em1689 assume a coroa, marcando o fim do choque entre o rei e o Parlamento