-
Acreditava que quando não se falavam, consequentemente não possuíam linguagem e tampouco pensamento.
-
O filósofo Heródoto classificava os surdos como “Seres
castigados pelos deuses”. -
Primeiro professor de surdos usando como metodologia a datilologia, a oralização e a escrita. Criou uma escola para professores de surdos.
-
Iniciou seu trabalho com surdo através de sinais, treinamento da fala e o uso de alfabeto datilológico. Publicou o primeiro livro sobre a educação de surdos em que expunha o seu método oral, “Reduccion de las letras y arte para enseñar a hablar a los mudos”. Bonet defendia também o ensino precoce de alfabeto manual aos surdos.
-
Defendia que a língua de sinais constitui a linguagem natural dos surdos e que é um verdadeiro meio de comunicação e de desenvolvimento do pensamento. Publicou o primeiro dicionário de sinais e sobre o ensino dos surdos por meio dos sinais metódicos com regras sintáticas e o alfabeto manual.
-
O “Pai do Método Alemão”, iniciou as bases da filosofia oralista, onde um grande valor era atribuído somente à fala, em Alemanha. Fundou a primeira escola pública baseada no método oral.
-
Vai à Europa buscar métodos de ensino a surdos, voltando à América com o professor surdo Laurent Clerc. Juntos fundaram a primeira escola permanente para surdos nos Estados Unidos, e com seu sucesso imediato levou à abertura de outras escolas de surdos nesse país.
-
Professor surdo francês chega ao Brasil, sob aprovação do imperador Dom Pedro II, para abrir uma escola pra iniciar um trabalho de educação de pessoas surdas.
-
Em 26 de Setembro, foi fundada a primeira escola para surdos no Rio de Janeiro – Brasil, o “Imperial Instituto dos Surdos-mudos", hoje, “Instituto Nacional de Educação de Surdos”– INES.
-
Foi fundado a primeira universidade nacional para
surdos “Universidade Gallaudet” em Washington – Estados Unidos. -
Foi a primeira conferência internacional de educadores de surdos. Era uma época onde acreditava-se na superioridade da língua falada, considerando as línguas gestuais um retrocesso na evolução da linguagem.
-
O “Imperial Instituto dos Surdos-Mudos” passou a chamar-se “Instituto Nacional de Educação dos Surdos” – INES.
-
Foi fundada a FENEIS– Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos , no Rio de Janeiro – Brasil.
-
Em 24 de abril de 2002, a Lei nº 10.436 foi sancionada a lei reconhecendo a LIBRAS como meio legal de comunicação e expressão no país.
-
O Decreto 5.626 de 2005, constitui-se no documento mais
significativo até o momento, no que se refere às pessoas surdas no Brasil. Entre as muitas contribuições do decreto, principalmente em relação à educação de surdos, destaca-se a inclusão da Libras como disciplina curricular nos cursos de formação de professores. -
Em cumprimento ao Decreto nº 5.626 / 2005, inicia-se os Cursos de Pós-Graduação em Letras / Libras com novos pólos em Universidades Públicas do Brasil.