-
Em 1956, Wen Tsing Chow Inventou a PROM (Programmable Read-Only Memory)
-
Podia ler e escrever os pontos em qualquer ordem, fazendo com que a memória tivesse acesso aleatório
-
A memória de núcleo magnético, outro tipo de RAM, também foi inventada em 1947. Ele usava pequenos anéis de metal conectados por cabos para armazenar dados, e cada anel armazenava um bit. A memória de núcleo magnético continuou sendo o principal método de armazenamento de dados até a década de 1970, quando a RAM moderna foi inventada.
-
A ROM foi uma das primeiras formas de memória não volátil a ser utilizada em computadores, surgindo na década de 1950.
-
A DRAM usa transistores para armazenar bits de dados e permitiu que os computadores alcançassem um novo nível de avanço tecnológico.
-
A memória cache começou a ser utilizada na década de 1970, como uma camada de armazenamento de alta velocidade entre o processador e a memória principal (RAM).
-
EM 1971, Dov Frohman do Intel inventou a EPROM (Erasable Programmable Read-Only Memory)
-
Eli Harari na Hughes Aircraft, inventou a EEPROM em 1977
-
Static Random Access Memory
-
A tecnologia Flash foi desenvolvida na década de 1980 e se tornou popular como forma de armazenamento não volátil em dispositivos como cartões de memória e SSDs (Solid State Drives).
-
SRAM (Static Random Access Memory) e EDO (Extended Data Out) DRAM foram desenvolvidas para melhorar o desempenho e a eficiência em relação às DRAMs
-
Primeiro chip flash comercial do tipo NOR
-
Cartões de memória, unidades USB e SSDs
-
Mais adequada para armazenamento de dados em larga escala, impulsionaram o uso em dispositivos como cartões de memória, unidades USB e SSDs
-
Aumentaram ainda mais a largura de banda e a velocidade das Memórias RAM
-
Elas continuaram a aumentar a velocidade e a eficiência energética