Tarcisio e Roberson

  • Oct 16, 1300

    1300 D.C

    • O ábaco familiar de fios e contas passa a ser usado pelos chineses;
  • 1612-1614

    1612-1614
    • John Napier usa o ponto decimal impresso, inventa o logaritmo, e usa barras numeradas, para cálculo;
  • 1622

    1622
    • William Oughtred inventa a régua de cálculo circular, baseada nos logaritmos de Napier;
  • 1642-1643

    1642-1643
    • Blaise Pascal cria um somador baseado no mecanismo de engrenagem chamado “Pascalene”, a primeira máquina somadora mecânica;
  • 1666

    • Na Inglaterra, Samuel Morland produz um calculador mecânico que soma e subtrai;
  • 1674

    1674
    • Gottfried Leibniz constrói o “Stepped Reckoner”, uma calculadora usando um cilíndro compassado;
  • 1774

    1774
    • Philipp-Matthaus Hahn constrói e vende uma pequena quantidade de máquinas de calcular com precisão de 12 dígitos;
  • 1777

    • O terceiro Conde de Stanhope inventa uma calculadora com multiplicação;
  • 1786

    • J.H.Mueller conjectura sobre um “difference engine” mas não obtém fundos para a sua construção;
  • 1801

    1801
    • Uma sequência de cartões perfurados controla a tecelagem padronizada no tear de Joseph-Marie Jacquard;
  • 1820

    • O Arithmometer de Thomas, baseado no princípio de cilindro compassado de Leibniz, é demonstrado para a Academia de Ciência da França; torna-se a primeira calculadora produzida em massa e vendida durante muitos anos;
  • 1829

    • William Austin Burt patenteia uma primeira máquina de escrever, na América;
  • 1854

    • George Boole publica “An Investigation of the Laws of Thought”, descrevendo um sistema para o raciocínio lógico e simbólico que se torna a base para o projeto do computador;
  • 1876

    • Alexander Graham Bell inventa e patenteia o telefone;
  • 1893

    • É inventada a primeira calculadora com as quatro operações;
  • 1911

    • Um físico holandês Kamerlingh Onnes, na Universidade de Leiden, descobre a supercondutividade;
  • 1915

    • O uso de microchips é prenunciado quando o físico Manson Benedicks descobre que o cristal de germânio pode ser usado para converter corrente alternada em corrente contínua;
  • 1928

    • O relógio a cristal de quartzo torna possível um controle de tempo com exatidão sem precedentes;
  • 1935

    • IBM introduz a máquina de cartão perfurado 601, e a máquina de escrever elétrica;
  • 1939

    • Trabalhando de outubro a novembro, John Vincent Atanasoff, com a ajuda do estudante de graduação Clifford E. Berry, constrói um protótipo de um computador digital eletrônico que usa a aritmética binária;
  • 1941

    • Zuse completa Z3, o primeiro computador digital eletromecânico controlado por programa, totalmente funcional;
  • 1943

    • Em 31 de maio de 1943 começa a construção do ENIAC no Moore School of Electrical Engineering, na Philadelphia; • Em dezembro, Colossus, um computador inglês a tubos de vácuo, torna operacional em Bletchley Park, através de um trabalho conjunto de Alan Turing, Tommy Flowers, e M.H.A.Newman, considerado o primeiro dispositivo de cálculo totamente eletrônico;
  • 1945

    • J.Presper Eckert e John Mauchly assinam um contrato para construir o EDVAC (Electronic Discrete Variable Automatic Computer); • Na primavera do ano, o ENIAC está pronto e funcionando; • John von Neumann introduz o conceito do programa armazenado em 30 de junho, no projeto do EDVAC; • Z4 de Zuse sobrevive à Segunda Gerra Mundial e ajuda no lançamento de desenvolvimentos pós-guerra de computadores científicos na Alemanha; • Trabalhando num protótipo do Mark II, no verão, Grace Murray Hop
  • 1946

    • ENIAC, projetado por J.Presper Eckert e John Mauchly, é revelado na Universidade de Pennsylvania em 14 de fevereiro; • Arthur Burks, Herman Goldstine e John von Neumann escrevem o artigo: “Preliminary Discussion of the Logic Design of an Electronic Computing Instrument”; • O American Institute of Electrical Engineers estabelece uma subcomissão sobre Dispositivos de Cálculo em Larga Escala - origem da atual IEEE Computer Society;
  • 1956

    • IBM introduz e começa a instalação do RAMAC (random-access method of accounting and control) para o armazenamento de dados em disco rígido; • John McCarthy e Marvin Minsky coordenam uma reunião no Dartmouth College onde o conceito de inteligência artificial foi desenvolvido; • Fuji Photo Film Co., no Japão, desenvolve um computador de 1700 válvulas para o cálculo de lentes; • O computador UNIVAC construído a transistores é projetado e introduzido para uso comercial;
  • 1958

    Tennis For TWO foi lancado o primeiro jogo eletronico
  • 1961

    Em 30 de julho de 1961, um grupo de estudantes do Massachusetts Institute of Technology (MIT) testava pela primeira vez Spacewar!, um jogo eletrônico desenvolvido em um enorme computador que custava milhares de dólares.
  • 1964

    • A IBM anuncia o System/360, linha de computadores de terceira geração; • O Basic (Beginner’s All-Purpose Symbolic Instruction Code) é desenvolvido em Dartmouth por John Kemeny e Thomas Kurtz; • O projeto de sete anos da IBM, Sabre, permitindo aos viajantes a reserva de passagens aéreas de qualquer lugar do mundo, é implementado; • Com uma velocidade de 9 megaflops, o CDC 6600, da Control Data Corp. projetado por Seymour Cray, clama o título de primeiro supercomputador comercial bem suce
  • 1971

    Em 1966, o engenheiro Ralph Baer foi incumbido de criar a melhor televisão do mundo. Ele pensava em criar uma TV interativa com jogos, mas a idéia não vinga. Anos mais tarde, em 1971, a Magnavox compra o projeto de Baer, da Sanders Associates, e começa a desenvolver o Odyssey, o primeiro videogame para ser conectado à TV.
  • 1973

    Pong, jogo para arcade criado por Bushnell na Atari, se torna um fenômeno e várias empresas, como a Ramtek e a Nutting, começam a lançar similares. A Atari estabelece contato com a Namco do Japão.
  • 1974

    Executivos da Atari vão, misteriosamente, para a rival Kee Games, em uma época em que era necessário aumentar a distribuição de máquinas. A Kee Games lança Tank, jogo mais vendido do ano, e ultrapassa a Atari em vendas. Na verdade, a Kee Games era uma subdivisão da Atari (que voltou ser uma empresa só com a Atari posteriormente) e, quando voltaram ser uma única empresa, tranformaram-se em uma das maiores indústrias de videogame de todos os tempos.
  • 1975

    A Atari entra em contato com Tom Quinn, comprador de artigos esportivos da Sears Roebuck, e apresenta-o ao jogo Pong. Após negociações, a Sears compra 150.000 unidades do arcade.
  • 1977

    • Apple Computer é incorporado em 3 de janeiro; • O Apple II é anunciado na primavera e estabelece o benchmark para computadores pessoais; • Várias empresas começam a pesquisar o uso de cabos de fibra ótica; • Bill Gates e Paul Allen fundam a Microsoft, estabelecendo a sede comercial em Albuquerque, New Mexico;
  • 1979

    Lunar Lander, o primeiro jogo comercial com gráficos vetoriais, na forma de wireframes, isto é, os objetos eram formados por linhas como se fossem o esqueleto de um modelo 3D, é lançado. Nasce então o antecessor dos gráficos poligonais, usados na maioria dos jogos da atualidade. Outro jogo lendário é o grande lançamento do ano: Asteroids. Apesar de ter vendido 80 mil cópias e de ter virado febre nos EUA, o jogo não fez muito sucesso em outros países.
  • 1980

    Lançamento de Space Invaders para o Atari 2600. As vendas do console explodem.
  • 1984

    Game over. 1984 é o ano negro da história do videogame. Num piscar de olhos, o consumidor deixa de se interessar pelas máquinas de jogar. Por quê? As vendas de consoles caem vertiginosamente. Afinal, por que gastar US$150,00 num videogame, se um computador custa US$200,00? O computador também serve para atividades educacionais e muitas outras coisas. Além disso, as revistas especializadas oferecem 4 ou 5 programas novos, inclusive jogos, a cada edição.
  • 1985

    A Nintendo começa a fazer testes em Nova Iorque para vender o '''NES''' no mercado americano. Os varejistas estavam tão céticos em relação aos videogames que a Nintendo teve de concordar em recomprar tudo que não fosse vendido pelas lojas. E mais: deveria reformular o design para se adaptar ao gosto dos americanos, para quem videogame era acessório de TV, não um brinquedo. Para vender o console em lojas avessas aos videogames, a empresa também inventou um robô, o R.O.B.
  • 1986

    A Sega também entra no mercado americano com seu console, o Master System, esperando desempenho superior ao do mercado japonês. Distribuído pela Tonka, fabricante de caminhões de brinquedo, o console chega com a força do nome Sega nos arcades e alguns jogos originais, como Hang On e Phantasy Star, mas não faz o devido sucesso. A pistola e os caros óculos 3D, ambos para poucos jogos, não ajudam a melhorar a imagem do Master System. Posteriormente, o console é lançado no Brasil pela Tectoy
  • 1987

    • São introduzidos chips experimentais de 4 e 16 Mbits;
  • 1987

    Mais um lançamento da Atari: o console Atari XE. Pela segunda vez, a empresa requenta tecnologia e tenta vendê-la como se fosse de ponta. Ao contrário do Atari 5200, o novo console usava cartuchos dos moribundos computadores da linha XE.
  • 1990

    Super Mario Bros. 3, o jogo mais vendido de toda a história da Nintendo, é lançado. Apesar de enfrentar a concorrência do Mega Drive e do TurboGrafx, o NES teve o seu melhor ano. O console contou com a ajudinha extra das softhouses que lançaram cartuchos com chips para que os gráficos fossem melhores. No Japão, o Super Famicon, Super NES para os brasileiros, é lançado. O console de 16 bits da Nintendo, guardadas as devidas proporções, é que mais se parece com os consoles atuais.
  • 1990

    • Microsoft introduz o Windows 3.0 em maio, intensificando a disputa com o sistema operacional da Macintosh; • Cientistas da Bell Labs. demostram o primeiro processador totalmente ótico em 29 de janeiro; • Hewlett-Packard e IBM anunciam computadores baseados em RISC; • i486 e iPSC/860 da Intel, e 68040 da Motorola tornam-se disponíveis; • Berners-Lee escreve o primeiro protótipo para o World Wide Web, que usa suas outras criações: URLs, HTML e HTTP; • Arpanet é oficialmente encerrado;
  • 1993

    • O Pentium da Intel é lançado em março; • O NCSA Mosaic, uma interface de usuário gráfica, é criada para navegação na Internet, pelos estudantes e profissionais da University of Illinois’National Center for Supercomputing Applications;
  • 1993

    Quinta geração (32\64-bit) O considerado primeiro console de 64-bit foi o Atari Jaguar, lançado em 1993. Com pouco marketing e títulos decentes, foi um fracasso e a última tentativa da Atari em hardware. Outro console fracassado da quinta geração foi o 3DO, que apesar da publicidade e apoio de desenvolvedoras, teve vendas abatidas pelo preço alto.
  • 1995

    • Toy Story é o primeiro filme totalmente gerado por computador; • A linguagem de programação Java, lançada em maio, habilita o desenvolvimento de aplicações independente de plataformas; • Windows 95 é lançado em 24 de agosto;
  • 1998

    A sexta geração, a dos 128-bit, e começara com o lançamento do Sega Dreamcast (1998 no Japão, 1999 nos Estados Unidos). Embora o Dreamcast tivesse sido bem aceito, as vendas caíram no momento em que a Sony anunciou o lançamento do PlayStation 2 para 2000. Em 2001, a Sega abandonou o console e passou a dedicar-se exclusivamente à jogos. O console vendeu 10 milhões de unidades.
  • 1998

    Em 1998, a Nintendo lançou a versão colorida do Game Boy, o Game Boy Color, além de uma versão de bolso (Game Boy Pocket) e com luz (Game Boy Light) e acessórios como a Game Boy Camera. O Game Boy tornou-se ainda mais vendido com o lançamento da série Pokémon, que também se tornou anime, mangá e uma franquia bilionária. Ao mesmo tempo, a Nintendo teve um grande fracasso com o Virtual Boy, que simulava realidade virtual mas não tinha muitos jogos e os gráficos em preto e vermelho decepcionavam.
  • 2001

    Lancamento Win XP
  • 2001

    A Nintendo manteve sua "soberania" nos portáteis com o lançamento do Game Boy Advance, em 2001. Diversos tentaram concorrer, como a Bandai, com o WonderSwan Color, a SNK com o Neo Geo Pocket Color, e a Nokia, com o misto de celular e game, o N-Gage, mas tiveram pouco sucesso. Os telefones celulares também se tornaram uma plataforma popular.
  • 2004

    Em 2004, a Nintendo lançou o Nintendo DS (o que significa, segundo a Nintendo, Dual Screen e Developers System), com inovações como tela sensível a toque e microfone embutido. No mesmo ano, a Sony resolveu investir no mercado dos portáteis, com o PlayStation Portable (PSP), capaz de rodar filmes e músicas além de jogos. O DS e o PSP são considerados concorrentes, mas Nintendo e Sony dizem que seus portáteis são mirados em audiências diferentes.
  • 2005

    Lancamento WIn VIsta
  • 2005

    A Nintendo lançou o Wii em 19 de Novembro de 2006 nos EUA e 2 de Dezembro no Japão, e a Sony com seu Playstation 3, lançou em 11 de Novembro de 2006 no Japão, 17 de Novembro de 2006 nos EUA e Março de 2007 na Europa. Ambos tem joysticks com sensores de movimento porém o controle do PlayStation 3 teve seu nome alterado para Sixaxis (que em Inglês significa Seis Eixos). O motivo de instalar sensores foi para "revolucionar a forma de jogar", apesar de a Nintendo ter apostado mais nestes sensores do
  • 2009

    Lancamento Win 7
  • 2011

    A Nintendo foi a primeira empresa a utilizar o 3D em consoles. O Primeiro console em 3D foi o Nintendo 3DS (foi lançado dia 23 de março de 2011) que permite jogar jogos em 3D sem óculos, ele também possui Giroscópio e Acelerômetro,o console é touchscreen e possui Internet Wireless,também possui duas telas como seus antecessores e agora possui uma capacidade de aumentar a realidade dos jogos na vida real com sua câmera 3D que permite ler os Cartões AR(Realidade aumentada).
  • 250-230 A.C.

    250-230 A.C.
    • O crivo de Eratosthenes é usado para determinar os números primos;
  • 3000 A.C.

    3000 A.C.
    • O ábaco foi inventado na Babilônia;
  • 4000-1200 A.C

    • Habitantes da primeira civilização conhecida na Suméria mantém um registro de transações comerciais em tábuas de argila;