Video games 1

História da Computação e Jogos - Andrew Tonon

  • Calculadora Automática (Wilhelm Schickard)

    Calculadora Automática (Wilhelm Schickard)
    Fonte A história do compurador começa em 1623, quando Wilhelm Schickard contruiu a primeira calculadora automática conhecida pelo homem.
    A máquina de Schickard podia calcular operações de aritmética básica com entradas inteiras. Suas cartas para Kepler, descoberta das leis da movimentação planetária, explicam a aplicação de seu "relógio de calculo" para a computação de tabelas astronomicas.
    A não-programável máquina de Schickard foi b
  • Réguas de cálculos e Bastões de Napier

    Réguas de cálculos e Bastões de Napier
    Fonte Os Bastões de Napier foram criados como auxílio à multiplicação, pelo nobre escocês de Edinburgo, o matemático John Napier (1550-1617), inventor dos logaritmos. Dispositivos semelhantes já vinham sendo usados desde o século XVI mas somente em 1614 foram documentados. Os bastões de Napier eram um conjunto de 9 bastões, um para cada dígito, que transformavam a multiplicação de dois números numa soma das tabuadas de cada dígito.
    Em
  • Pascaline (Blaise Pascal)

    Pascaline (Blaise Pascal)
    Fonte O filósofo, físico e matemático francês Blaise Pascal, que trabalhava com seu pai em um escritório de coleta de impostos, na cidade de Rouen em 1642, aos 18 anos, desenvolveu uma máquina de calcular, para auxiliar o seu trabalho de contabilidade, baseada em 2 conjuntos de discos: um para a introdução dos dados e outro que armazenava os resultados, interligados por meios de engrenagens. A máquina utilizava o sistema decimal para
  • Arithmometer (G. W. von Leibnitz)

    Arithmometer (G. W. von Leibnitz)
    Fonte Em 1671, o filósofo e matemático alemão de Leipzig, Gottfried Wilhelm von Leibnitz (21/06/1646 - 14/11/1716) introduziu o conceito de realizar multiplicações e divisões através de adições e subtrações sucessivas. Em 1694, a máquina foi construida, no entanto, sua operação apresentava muita dificuldade e sujeita a erros. Leibnitz (ou Leibniz), perdeu seu pai quando tinha apenas 5 anos, e como o ensino na sua escola era muito
  • O Tear de Jacquard

    O Tear de Jacquard
    Fonte Ainda novo, foi dada uma tarefa a Jacquard, a de alimentar os teares com novelos e linhas coloridas para formar os desenhos nos tecidos que estavam sendo fiados. Uma tarefa puramente manual e chata, pois ele tinha que ficar trocando os fios e as linhas a cada passagem da laçadeira. Jacquard percebeu que as mudanças seguiam uma certa lógica e inventou um processo de cartões
  • Máquina de diferenças (Charles Babbage)

    Máquina de diferenças (Charles Babbage)
    Fonte Em 1833, Babbage projetou uma máquina (com o auxílio de Ada Lovelace) que chamou de Analítica, muito mais geral que a de Diferenças, constituida de unidade de contrôle de memória, aritmética, de entrada e de saida. Sua operação era comandada por um conjunto de cartões perfurados, de modo que, de acôrdo com os resultados dos cálculos intermediários, a máquina poderia saltar os cartões, modificando dessa forma o curso dos cálcul
  • Ada Augusta King

    Ada Augusta King
    Fonte Nos anos 70, a linguagem ADA foi desenvolvida e batizada em homenagem a Ada Lovelace. É baseada em PASCAL, sendo uma linguagem desenhada para ser legível e facilmente mantida.
  • Comptometer (Dorr Eugene Felt)

    Comptometer (Dorr Eugene Felt)
    Fonte Dorr Eugene Felt (1862-1930) foi um americano Inventor e Industrial que era conhecido por ter inventado o Comptometer, um Dispositivo de Computação e o Comptograph, a primeira impressão usando uma Máquina. O Felt & Tarrant Manufacturing Company, que ele co-fundou com Robert Tarrant em 25 de janeiro de 1889 continuou a ser uma importante empresa
  • Tabuladora de Hollerith

    Tabuladora de Hollerith
    Fonte Herman Hollerith (1860-1929), que inventou uma máquina capaz de processar dados baseada na separação de Cartões Perfurados (pelos seus furos). A Máquina de Hollerith foi utilizada para auxiliar no Censo de 1890, reduzindo o tempo de Processamento de Dados de 7 anos, para 2 anos e meio. Também foi pioneira ao utilizar a Eletricidade na separação
  • Válvula Tríodo (Lee De Forest)

    Válvula Tríodo (Lee De Forest)
    Fonte Em 1907 De Forest patenteou a Válvula Tríodo e desenvolveu um Detector Eletrolítico para Ondas de Rádio. No mesmo ano transmitiu programas musicais experimentalmente para a cidade de Nova York, sendo uma das primeiras transmissões comerciais conhecidas, embora Acadêmica. Em 1908 transmitiu Sinais Radiofônicos do alto da Torre Eiffel, em Paris;
  • ABC (Atanasoff-Berry Computer)

    ABC (Atanasoff-Berry Computer)
    Fonte Em 1937, o professor de matemática John Atanasoff, com John Berry criam o ABC (Atanasoff-Berry Computer), o primeiro computador eletrônico digital –usava válvulas
    O ABC propiciou o desenvolvimento de alguns dos conceitos que iriam aparecer nos computadores modernos: a unidade aritmética eletrônica e a memória de leitura e gravação
  • Mark I (Howard Aiken)

    Mark I (Howard Aiken)
    Fonte O Mark I é desenvolvido em projeto conjunto da Marinha Americana com a IBM, chefiado pelo americano Howard Aiken. O Mark I é considerado o primeiro computador moderno. Trabalha com cartões perfurados e relês elétricos. Em um dia faz cálculos que antes levavam seis meses.
  • ENIAC

    ENIAC
    Fonte O exército americano quer uma máquina que faça complexos cálculos balísticos. John Mauchly e J. Presper Eckert apresentam o projeto de uma máquina com válvulas eletrônicas. Em 1945 começa a funcionar o ENIAC (Eletronical Numerical Integrator and Computer). O ENIAC mede 5,5m de altura por 25m de comprimento e pesa 30 toneladas.
  • UNIVAC

    UNIVAC
    Fonte Os desenvolvedores do Mark I, Mauchly e Eckert lançam o primeiro computador comercial. O UNIVAC (Universal Automatic Computer) era eletrônico e armazenava dados em fitas magnéticas. Este computador foi produzido pela empresa Remington Rand. O primeiro comprador foi o Departamento Americano do Censo de 1951.
  • Circuito integrado

    Circuito integrado
    Fonte É proposto originalmente pelo inglês G.W. Dummer em 1952. É patenteado em 1959 por Jack St Clair Kilby da Texas Intruments. O circuito integrado utiliza transistores alojados em pequenas cápsulas de material semicondutor. Circuitos eletrônicos imensos passam a ser compactados em pequenos chips.
  • IBM 360

    IBM 360
    Fonte A IBM, líder na fabricação de computadores comerciais, lança a família de computadores 360. A família 360 é chamada de terceira geração e torna-se um marco da indústria. Utiliza o conceito de multitarefa, emulação de outros computadores e de compatibilidade.
  • ARPANET

    ARPANET
    Fonte Quatro universidades americanas interligam seus computadores em rede A partir desta rede chamada ARPANET nasce a Internet.
  • Odissey

    Odissey
    Fonte Em meados de maio de 1972, a Magnavox lançou o Odyssey, o primeiro console de videogame da história. O aparelho foi inventado por Ralph Baer e vários de seus preceitos foram seguidos por todos os videogames. Os doze jogos eram "Table Tennis", "Tennis", "Hockey", "Cat and Mouse", "Football", "Ski", "States", "Roulette", "Haunted House", "Analogic", "Simon Says" e "Submarine"
  • Basic

    Basic
    Fonte Os americanos Paul Allen e Bill Gates desenvolvem a linguagem Basic, para facilitar a utilização do Altair. O Basic existia desde 1965.
  • Apple

    Apple
    Fonte Os americanos Steven Jobs e Stephen Wozniac criam a empresa Apple, que nos anos seguintes populariza os micro computadores.
  • ATARI 2600

    ATARI 2600
    Fonte Console produzido pela Atari Corporation lançado em 1977. É conhecido como o primeiro a usar o conceito de jogos carregados em cartuchos, permitindo que a mesma máquina possa rodar vários títulos diferentes, além de conceituar o primeiro controle de propósito genérico: o joystick.
  • Crise para mercado de Jogos

    Crise para mercado de Jogos
    Fonte Crise de 83-84, As fabricantes de jogos perdem espaço os computadores e muitos consoles são extintos.
  • Windows

    Windows
    Fonte A Microsoft lança um sistema operacional com interface gráfica que se torna o software mais popular da História da Informática.
  • Nintendo Entertainment System

    Nintendo Entertainment System
    Fonte O “sistema de entretenimento” seria igualmente distribuído com alguns acessórios, para se assemelhar a outros produtos. Aparecia assim, um pequeno robot chamado R.O.B e uma pistola; a Zapper. juntamente com estes acessórios eram também englobados os jogos Super Mário Bros, Duck Hunt e Gyromite [apesar destes dependerem dos seus respectivos pack's]. Surpreendentemente, a consola em pouco menos de dois anos reviveu ao mercado [considerado] defunto dos videojogos na América do Norte.
  • Master System

    Master System
    Fonte Um dos video-games mais queridos e lembrados pelos brasileiros. Com ele aqui, a Nintendo não teve vez.
  • WWW

    WWW
    Fonte Tim Bernes Lee apresenta um padrão de comunicação que deixa a Internet mais atraente e intuitiva. Esta forma de divulgação, conhecida como Word Wide Web, impulsiona a popularização da Internet.
  • Game Boy

    Game Boy
    Fonte Video game portátil lançado pela Nintendo em 1989. Considerado um dos maiores sucessos de vendas para um console até hoje.
  • Mega-Drive (Genesis)

    Mega-Drive (Genesis)
    Fonte Versão brasileira do Sega Genesis, o console de quarta geração lançado pela Sega em 1990.
  • Neo Geo

    Neo Geo
    Fonte O PC Engine, da NEC, e o Mega Drive, da Sega, bem que tentaram, mas ainda havia um abismo entre as plataformas "profissionais" e domésticas. As placas de fliperama são produtos caros, e em 1990, a SNK, uma produtora de Osaka, teve a ideia de produzir um sistema de arcade de baixo custo, com jogos gravados em cartuchos (o título típico da época integrava na mesma placa o hardware e o software).
  • Super NES

    Super NES
    Fonte Console de quarta geração lançado pela Nintendo em 1991. Sucedeu o Nintendo Entertainment System e é considerado um dos consoles de maior sucesso já produzidos.
  • Playstation

    Playstation
    Fonte Pimeiro console da Sony lançado em 1994. Destacou-se por usar discos compactos em vez de cartuchos, aumentando muito o espaço de armazenamento disponível para os jogos, além de ter introduzido um leitor de CDs de músicas na época em que a tecnologia ainda era uma novidade.
  • Saturn

    Saturn
    Fonte Lançado no dia 22 de Novembro de 1994, o Saturn teve instantâneo sucesso no Japão. 170.000 máquinas foram vendidas no primeiro dia de lançamento. Até o Natal de 1994, quase 500.000 unidades já estavam dentro dos lares japoneses. O Saturn chegou a estar me 2o lugar na corrida pelo mercado de video-games estando a frente de sua rival, a Nintendo. No lançamento do PlayStation, o Saturn chegou a estar na frente em vendas diárias do que o console da Sony. Infelizmente isso não durou muito tempo dev
  • Nintendo 64

    Nintendo 64
    Fonte Console de quinta geração lançado pela Nintendo em 1996. Destacou-se pela alta aderência aos recém-adotados jogos tridimensionais.
  • Dreamcast

    Dreamcast
    Fonte Console de sexta geração lançado pela Sega em 1998. Foi o sucessor do Sega Saturn. Não teve o sucesso de vendas esperado e acabou descontinuado em 2006.
  • Game Boy Color

    Game Boy Color
    Fonte Sucessor do Game Boy, lançado em 1998. Entre as inovações, está a tela colorida ligeiramente maior e a possibilidade de conexão com outros jogadores, além de ter o tamanho reduzido.
  • Playstation 2

    Playstation 2
    Fonte Sucessor do primeiro PlayStation, lançado em 2000. Não só foi console de sexta geração de maior sucesso, mas também o video game mais vendido da história. Assim como o PlayStation, o PS2 tinha o atrativo de também poder tocar filmes em DVD no tempo em que o novo formato estava sendo adotado.
  • Xbox

    Xbox
    Fonte Console de sexta geração lançado pela Microsoft em 2001, concorrendo diretamente com o PlayStation 2 e o Nintendo Game Cube. Destacava-se pelo disco de armazenamento interno e pela recém-criada Xbox Live.
  • Game Cube

    Game Cube
    Fonte Console de sexta geração lançado pela Nintendo em 2002, concorrendo com o PlayStation 2 e o Xbox. Foi o primeiro video game da empresa a usar mídias óticas em vez de cartuchos. Deixou de ser produzido em 2007.
  • Nintendo DS

    Nintendo DS
    Fonte Console portátil que sucedeu o Game Boy Advance. Sua principal característica é o uso de duas telas simultaneamente, sendo que uma delas é sensível ao toque.
  • PlayStation Portable

    PlayStation Portable
    Fonte Console portátil lançado pela Sony em 2004.
  • Xbox 360

    Xbox 360
    Fonte Console da Microsoft que sucedeu o Xbox em 2005. Entre as inovações, está o suporte a gráficos em alta definição e a consolidação da plataforma Xbox Live. Suas funcionalidades foram expandidas com o Kinect, acessório de captura de movimentos lançado posteriormente.
  • Playstation 3

    Playstation 3
    Fonte Sucedeu o PlayStation 2 em 2006. Suas principais inovações são os gráficos de alta definição nativos, a introdução da rede PlayStation Network e o uso dos discos de Blu-ray como mídia primária para os jogos.
  • Nintendo Wii

    Nintendo Wii
    Fonte Console de sétima geração lançado pela Nintendo em 2006. Diferente dos concorrentes, o desenvolvimento do Wii foi focado mais no aprimoramento da jogabilidade do que na “guerra de gráficos”. É o primeiro console a suportar controles com sensores de movimento nativamente, sem adição de acessórios.
  • Xbox Kinect

    Xbox Kinect
    Fonte Acessório para o XBOX 360 lançado em 2010. Adicionou ao console funcionalidades orientadas à captura de vídeo, movimento e voz. Compatível com as duas versões do video game.