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Evolução dos jogos eletrônicos

  • Evolução nos anos 40

    Evolução nos anos 40
    Em 1940, na New York World Fair, mais de 50 mil pessoas jogaram um game de matemática contra o computador que ganhou quase 90% das vezes.
  • Evolução nos anos 50

    Evolução nos anos 50
    Anos mais tarde, em 1952, o professor britânico A.S. Douglas criou o OXO, também conhecido como zeros e cruzes ou jogo da velha, como parte de sua tese de doutorado na Universidade de Cambridge. Um pouco adiante, em 1958, William Higinbotham criou Tennis for Two em um grande computador analógico e tela de osciloscópio conectado no Laboratório Nacional de Brookhaven em Upton, Nova York.
  • Evolução nos anos 60

    Evolução nos anos 60
    Em 1962, Steve Russell, do Massachusetts Institute of Technology, criou o Spacewar!, um videogame de combate espacial baseado em computador para o PDP-1 (Processador de Dados Programado-1), um computador de ponta encontrado principalmente em universidades na época. Assim, o Spacewar! foi o primeiro videogame que pode ser jogado em várias instalações de computador.
  • Evolução nos anos 60

    Evolução nos anos 60
    Já em 1967, finalmente, foi criado o primeiro jogo eletrônico para ser usado em casa, que se parece com o videogame que conhecemos hoje.
  • Evolução nos anos 70

    Evolução nos anos 70
    Nesta época, a empresa Sega estava investindo em jogos de arcade. Como resultado deste trabalho, lançou, em 1972, a Atari, a primeira empresa de jogos eletrônicos do mundo. Neste primeiro momento, as máquinas eram projetadas para espaços comerciais. Na década de 70, os jogos arcade se espalharam pelos Estados Unidos, tornando-se populares entre os usuários que queriam alcançar pontuação máxima entre as principais máquinas, como Space Invaders, Pong, Donkey Kong e Pac-Man.
  • Evolução nos anos 70

    Evolução nos anos 70
    O Atari 2600 é lançado em 1977, alcançando um alto número de vendas por ano: de 250 a 550 mil unidades. Também nos anos 70 foram criados os computadores pessoais: a Intel produziu o primeiro microprocessador, chamado de 4004.
  • Evolução nos anos 80

    Evolução nos anos 80
    O lançamento de revistas como Computer and Video Games (1981) e Computer Gaming World (1981) foi um marco importante que incentivou a formação da primeira comunidade de gamers. Graças às publicações, os usuários tinham uma comunidade e podiam trocar informações sobre os gamers.
  • Evolução nos anos 80

    Evolução nos anos 80
    Além disso, outro marco da década de 80 foi o lançamento da Nintendo no Japão. Em 1983, a marca trouxe para o mercado o console Family Computer, abreviado para Famicom. Mais tarde, o produto passou a ser conhecido como Nintendo Entertainment System, o famoso NES no resto do mundo. Ainda no final dos anos 80 e começo dos anos 90, o lançamento de outros consoles ganha destaque, entre eles: Super Nintendo, o Sega Mega Drive e o Gameboy.
  • Evolução nos anos 90

    Evolução nos anos 90
    A década de 90 é marcada pela quinta geração de consoles. São vários os lançamentos de destaque: Nintendo 64 (1996), Sony Playstation (1994) e o Sega Saturn (1994). Além disso, nesse período também começam a ser desenvolvidos jogos em 3D. Em paralelo, os Compact Discs (CDs) começam a ser utilizados em maior escala. Nesse período, a internet se torna mais popular, tendo sido a grande responsável pela mudança de comportamento e de estilo de vida das pessoas em todo o mundo.
  • Evolução nos anos 90

    Evolução nos anos 90
    Nesse período, a internet se torna mais popular, tendo sido a grande responsável pela mudança de comportamento e de estilo de vida das pessoas em todo o mundo. O lançamento do Windows ’95 trouxe uma nova possibilidade de conexão: o acesso a internet passava a ser mais barato, pois o sistema já trazia uma placa de Ethernet necessária para se conectar.
  • Evolução nos anos 2000 para cá

    Evolução nos anos 2000 para cá
    Além da evolução do videogame, o mundo passou por outras mudanças muito expressivas. Com a jornada de transformação digital e o amplo uso de novas ferramentas tecnológicas, os jogos eletrônicos para dispositivos mobile já representam grande parte do mercado.
    Dentre as tecnologias disruptivas que serão usadas pelas empresas da indústria de games, a realidade virtual é uma delas. O case do sucesso do Pokémon Go mostrou que, sim, as novas tecnologias irão revolucionar o setor.
  • Evolução nos anos 2000 para cá

    Evolução nos anos 2000 para cá
    Embora ainda existam desafios e dificuldades a serem enfrentados para fazer uso das novas tecnologias em escala global, sabemos que esse amadurecimento é só uma questão de tempo.
    Com o avanço constante da tecnologia e da rede 5G, estudiosos e pesquisas apontam que até 2025 a evolução dos jogos eletrônicos deve dar um salto.