-
A partir do momento em que os primeiros registros patrimoniais foram encontrados na Mesopotâmia (atual Iraque), os homens começaram a registrar os seus patrimônios e os primeiros livros contábeis foram escritos em papiros (tipo de folha antecessora ao papel).
-
Ele é considerado o pai da contabilidade moderna. Em 10 de novembro de 1494, foi descrito por ele, pela primeira vez, no livro “Summa de Arithmetica, Geometria, Proportioni et Proportionalità” (Conhecimentos de Aritmética, Geometria, Proporção e proporcionalidade), no capítulo “Tratactus de Computis et Scripturis” (Contabilidade por Partidas Dobradas), o famoso Método das Partidas Dobradas.
-
Com a descoberta do Brasil e a chegada dos provedores da Fazenda, o país já iniciava os primeiros passos da história da área de contabilidade.
-
A partir daí, novas escolas eram fundadas, disseminando o ensino e desenvolvendo normas e métodos. A mais antiga instituição profissional e cultural da ciência contábil que se tem noticia no Brasil é a Associação dos guarda-livros da corte, fundada em 18 de abril de 1869, na cidade do Rio de Janeiro. A classe contábil de organizava. (FBC)
-
A Associação dos Guarda-Livros da Corte é a mais antiga instituição profissional e cultural da ciência contábil no Brasil.
-
Criação de leis que regulamentavam a profissão
-
Reconhece através do decreto 9295/46 a profissão contábil