História da Contabilidade

  • Period: 4000 BCE to 3000 BCE

    História da Perícia Contábil e da Contabilidade

    Vários pesquisadores informam que a história da Perícia Contábil e tão antiga quando a história da humanidade e que há vestígios constatado na antiga civilização do Egito, registros, na Índia, do surgimento do árbitro eleito pelas partes, que desempenhava o papel de perito e juiz ao mesmo tempo.
  • Period: 4000 BCE to 3000 BCE

    Continuação História da Perícia Contábil e da Contabilidade

    Fonseca Apud Alberto (2000:38): Cita que a partir do século XVII,
    criou-se definitivamente a figura do perito como auxiliar da justiça, e ao perito extrajudicial.
    De Sá (1997:13): Relata que no tempo do Brasil Colônia, relevante já era a função contábil e das perícias, conforme se encontra claramente evidenciado no Relatório de 19 de junho de 1779 do Vice-rei Marquês do Lavradio a seu sucessor Luís de Vasconcelos e Souza (Arquivo Nacional do Rio de Janeiro).
  • 3000 BCE

    Mundo Antigo 3000 a.C

    As primeiras civilizações utilizam a Contabilidade para contabilizar suas áreas de posse, rebanhos e instrumentos de pesca.
  • Period: 3000 BCE to 2920 BCE

    Primeiros Registros Contábeis

    As primeiras escritas contábeis datam da era da Pedra Polida onde os primeiros registros eram feitos em pedras de argila que mediam aproximadamente de 2,5 a 4,5 centímetros, combinando o figurativo com o numérico. Grava-se a cabeça do animal cuja existência se queria controlar e o numero correspondente às cabeças existentes.
    Foi na Mesopotâmia atual Iraque que foram localizados os primeiros registros.
  • Period: 2920 BCE to 2770 BCE

    Surgimento do Papiro 2920 a.C à 2770 a.C

    Com o Surgimento do Papiro, que foi descoberto ás margens do Rio Nilo no Egito, o homem passou a utiliza-lo para colocar seu registros contábeis, surgindo assim, os primeiros livros contábeis escrito que eram escritos pelos escribas.
  • Period: 1202 BCE to Dec 31, 1494

    Período Medieval 1202 a.C até 1494

    Foi o período da História onde os povos de Siro e Sidom localizados no Egito passaram as expandir suas redes de comércio pelo mar Mediterrâneo, criando as primeiras bases monetárias que eram simplificadas por símbolos.
    Com a proliferação da indústria artesanal e o surgimento de novas técnicas de mineração e metalurgia. O comércio exterior incrementou-se pelos venezianos, surgindo em consequências das necessidades o Livro caixa que continha de forma rudimentar as informações de crédito e débito.
  • Period: Jan 1, 1201 to Dec 31, 1300

    Conta Capital

    No final do século XII surgi a Conta " Capital".
  • Period: Jan 1, 1202 to Dec 31, 1494

    Método de Partidas Dobradas

    O Método surgiu na Itália, porém não se sabe ao certo em qual região, porém proporcionou a adoção de outros livros que tornassem mais analítica a Contabilidade e surgindo o livro de Contabilidade de Custos.
  • Period: Jan 1, 1494 to

    Período Moderno

    A contabilidade tornou-se uma necessidade para se estabelecer o controle das inúmeras riquezas que o Novo Mundo representava.
  • Period: Jan 1, 1494 to Dec 31, 1494

    Frei Luca Pacioli "Pai da Contabilidade"

    Em 1494, Frei Luca Pacioli Considerado o Pai da Contabilidade escreve o livro "Tratactus de Computis et Scriptuiris" ( Contabilidade de Partida Dobradas). Embora não seja ele o inventor do Método de Partidas Dobradas que jé era utilizado na Itália seu livro enfatizou a teoria contábil de débito e crédito e números positivos e negativos.
  • Period: Apr 22, 1500 to

    Contabilidade no Brasil

    No Brasil, a Contabilidade ganhou foça com a vinda da Família Real e o aumento das atividades coloniais, que exigiu um aumento nos gastos públicos e renda dos Estados e um melhor aparato fiscal.
    As tesourarias nacionais passaram a ser compostas por um inspetor, um procurador fiscal e um contador.
    Atualmente a contabilidade vem ganhando espaço nos mercados de Auditoria, controladoria e Atuarial e e vista de grande importância para as empresas na tomada de decisões
  • Period: to

    Inicio do Período Científico

    O Inicio do Período Científico foi marcado por dois autores consagrados que foram o Milanês Francesco Villa e o Veneziano Fábio Bésta. Também foi nesse período que surgiram as primeiras escola de Contabilidade. Primeira, a Escola de Lombarda que era chefiada por Francesco Villa, segunda Escola de Toscana, chefiada por Giusepe Cerboni e a terceira a Escola Veneziana chefiada por Fábio Bèsta.
  • Period: to

    Escolas Norte-Americanas

    Aproximadamente a partir de 1920 passou a ser florescer as Escolas Norte-Americanas com teorias e práticas contábeis e também a criação do "American Institut of Certield Public Accounstants" . Que foram impulsionados pelas gigantescas empresas multinacionais e transnacionais.
  • Period: to

    Patrimônio Como Objeto da Contabilidade

    Fábio Bésta em 1923 define pela primeira vez o patrimônio como Objeto da Contabilidade