Download

A Evolução Histórica da Contabilidade

  • 3000 BCE

    A origem da Contabilidade

    A origem da Contabilidade
    No texto Nossa Herança Oriental, Will Durant (Durant, Record, 1963) cita:
    “As contas foram provavelmente uma das mais antigas formas de linguagem… . O ato de contar nasceu dos dedos, e daí o sistema decimal. As contas provavelmente precedem a linguagem escrita, a matemática, a física e talvez até a linguagem falada nos termos que a conhecemos hoje.”.
  • 2000 BCE

    HISTÓRIA DA CONTABILIDADE

    HISTÓRIA DA CONTABILIDADE
    A história da contabilidade é tão antiga quanto a própria história da civilização. Está ligada às primeiras manifestações humanas da necessidade social de proteção à posse e de perpetuação e interpretação dos fatos ocorridos com o objeto material de que o homem sempre dispôs para alcançar os fins propostos.
  • 2000 BCE

    PERÍODO ANTIGO

    PERÍODO ANTIGO
    Os primeiros registros processaram-se de forma rudimentar, na memória do homem. Como este é um ser pensante, inteligente, logo encontrou formas mais eficientes de processar os seus registros, utilizando gravações e outros métodos alternativos. As primeiras escritas contábeis datam do término da Era da Pedra Polida, quando o homem registrava os seus primeiros desenhos e gravações.
  • Apr 9, 1494

    FREI LUCA PACIOLI

    FREI LUCA PACIOLI
    Escreveu "Tratactus de Computis et Scripturis" (Contabilidade por Partidas Dobradas), publicado em 1494, enfatizando que à teoria contábil do débito e do crédito corresponde à teoria dos números positivos e negativos.
    Pacioli foi matemático, teólogo, contabilista entre outras profissões. Deixou muitas obras, destacando-se a "Summa de Aritmética, Geometria, Proportioni et Proporcionalitá", impressa em Veneza, na qual está inserido o seu tratado sobre Contabilidade e Escrituração.
  • Apr 9, 1494

    Método das Partidas Dobradas

    Método das Partidas Dobradas
    Pacioli, apesar de ser considerado o pai da Contabilidade, não foi o criador das Partidas Dobradas. O método já era utilizado na Itália, principalmente na Toscana, desde o Século XIV.
    Sobre o Método das Partidas Dobradas, Frei Luca Pacioli expôs a terminologia adaptada: "Per " , mediante o qual se reconhece o devedor; "A " , pelo qual se reconhece o credor.
  • PERÍODO CIENTÍFICO

    PERÍODO CIENTÍFICO
    O Período Científico apresenta, nos seus primórdios, dois grandes autores consagrados: Francesco Villa, escritor milanês, contabilista público, que, com sua obra "La Contabilità Applicatta alle administrazioni Private e Plubbliche", inicia a nova fase; e Fábio Bésta, escritor veneziano.
  • ESCOLA NORTE-AMERICANA

    ESCOLA NORTE-AMERICANA
    A partir de 1920, aproximadamente, inicia-se a fase de predominância norte-americana dentro da Contabilidade.
    surgimento do American Institut of Certield Public Accountants foi de extrema importância no desenvolvimento da Contabilidade e dos princípios contábeis; várias associações empreenderam muitos esforços e grandes somas em pesquisas nos Estados Unidos.
  • ATUALMENTE

    ATUALMENTE
    Hoje, as funções do contabilista não se restringem ao âmbito meramente fiscal, tornando-se, num mercado de economia complexa, vital para empresas informações mais precisas possíveis para tomada de decisões e para atrair investidores. O profissional vem ganhando destaque no mercado em Auditoria, Controladoria e Atuarial.