110 (1)

Evolução da Contabilidade

  • 4000 BCE

    Contabilidades nos primeiros tempos da humanidade

    Contabilidades nos primeiros tempos da humanidade
    A contabilidade é tão antiga quanto a origem do homem. Os primeiros sinais da Contabilidade existe há 4.000 ac. Onde o primitivo contabilizava seus instrumentos de caça, pesca e rebanho de modo rudimentar, representados por pedras ou pedaços de pau.
    .
  • 3000 BCE

    Primeira Escrituração

    Primeira Escrituração
    As primeiras escrituras contábeis datam no término da Era Pedra Polida, quando o homem conseguiu fazer os primeiras gravações dos elementos patrimoniais. tudo indica que os egípcios foram os primeiros povos a fazer este registro.
  • Nov 20, 1202

    Era Medieval

    Era Medieval
    Começa no ano 1201 na Itália, esse período iniciou o estudo de peso e medida, onde diversas inovações da contabilidade foram introduzidas por governos locais.
  • Nov 27, 1494

    Início da Contabilidade

    Início da Contabilidade
    O desenvolvimento da teoria contábil está ligado a evolução comercial, social e instituicional da sociedade. Na Itália o Frei Lucca Paciolli escreveu o livro Tractatus de Computis et Scripturis, que é a exposição da atual contabilidade. Iniciou-se nas "Escolas Italians,em particular e europeia, em geral razao que o Brasil foi fortemente influenciado
    Período quando apareceu Contabilidade pelos métodos das partidas dobradas por Frei Lucca Pacioli enfatizando a teoria do débito e crédito
  • Nov 20, 1500

    Inicio da Contabilidade no Brasil

    Inicio da Contabilidade no Brasil
    O Brasil iniciou a sua história como uma colônia de Portugal, a partir do ano de 1500 e já se fazia uso da contabilidade nos registros de suas atividades.
  • Código Comercial Brasileiro

    Instituiu a obrigatoriedade da escrituração contábil e da elaboração anual da demonstração do balanço geral composto de bens, direitos e obrigações, das empresas comerciais
  • Primeira Regulamentação da profissão

    Primeira Regulamentação da profissão
    Foi criada a primeira regulamentação da profissão de Contábil no Brasil. Neste período o profissional Contábil recebia o nome de guarda livros, termo utilizado até a metade dos 1970.
  • Primeira escola especializada em Contabilidade

    Para dar impulso ao ensino contábil, em 1902, foi criada a Escola de Comércio Álvares Penteado que se especializava em contabilidade. Logo em 1946, foi criada a Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas da USP, instalando, também, ocurso de Ciências Contábeis e Atuarias
  • Imposto de Renda

    Imposto de Renda
    O imposto de renda foi instituído no Brasil pelo do artigo 31 da Lei nº 4.625 de 31 de dezembro de 1922, que orçou a Receita Geral da República dos Estados Unidos do Brasil.
    Art.31. Fica instituído o imposto geral sobre a renda, que será devido, anualmente, por toda a pessoa física ou jurídica, residente no território do país e incidirá, em cada caso, sobre o conjunto liquido dos rendimentos de qualquer origem.
  • Início da Perícia Contábil no Brasil

    Início da Perícia Contábil no Brasil
    Existem indícios de perícia desde a idade média, porém no Brasil sua história é recente. Foi neste período que o Congresso Brasileiro de Contabilidade, em que se surgiu a necessidade da
    Oficialização da Perícia Contábil
  • Primeiro Conselho Contábil

    Para o desenvolvimento da profissão contábil, é fundado o Conselho Perpétuo, um embrião do que seria, no século XXI, o sistema Conselho Federal e Conselho Regional de Contabilidade. A instituição abrigava o Regime Geral de Contabilistas no Brasil, concedendo a matricula aos novos profissionais aptos a desenvolverem a atividade de contadores
  • Period: to

    Inicio da Perícia Contábil no Brasil

    Em 1929 o decreto 5.746, veio à regular sobre a exigência de atribuir-se apenas ao contador a tarefa pericial, 1932 surgiu a Câmara dos Peritos Contadores e 1939 Perícia Contábil Judicial foi introduzida pelo Código de Processo Civil, em seus artigos.
  • Contabilidade: Era da Républica

    Contabilidade: Era da Républica
    Era Vargas e na fase do Brasil República, o curso de Ciências Contábeis é mais uma vez reformado passando a formar 2 tipos de profissionais: os guarda-livros com 2 anos de curso e os peritos-contadores com 3 anos de curso.
    Só agora após essa reforma que os profissionais de Ciências Contábeis começaram a ser intitulados de Contadores.
  • CFC - Conselho Federal de Contabilidade

    CFC - Conselho Federal de Contabilidade
    O Conselho Federal e os Regionais de Contabilidade foram criados com a finalidade de registrar e fiscalizar os fatos e atos da profissão contábil, conforme o próprio Decreto-Lei nº 9.295/46
    Em todas as unidades da federação, assim como no Distrito Federal, existe um Conselho Regional de Contabilidade
  • Perícia Contábil no Brasil

    Em 1946 A Perícia Contábil foi regulamentada pelo Decreto - lei nº 9295/96 e 1973 Novo Código Civil, a perícia passou a ter regras mais claras.
  • Influência da Escola Norte-Americana no Brasil

    Predominava no Brasil até a década de 50, a doutrina italiana, mas com a vinda de indústrias estrangeiras norte-americana para o país essa influência foi se dissipando, ocorrendo uma evolução dos conhecimentos contábeis.
  • Lei das Sociedades por Ações

    Na data de 15 de dezembro de 1976, foi publicada no Brasil a Lei 6.404, primeira lei trata sobre a contabilidade no Brasil.
  • CPC - Comissão de Pronunciamentos Contabéis

    CPC - Comissão de Pronunciamentos Contabéis
    CPC foi criado criado pela resolução CFC n º 1.055/05, visando atender as seguintes necessidades: a convergência internacional das normas contábeis, centralização de emissão de normas dessa natureza e ampla representação das e processo democrático na produção dessas informações.
  • SPED

    SPED
    Em 2007 surge a substituição da escrituração em papel pela Escrituração Contábil Digital (ECD), Sped Contábil. Corresponde à obrigação de transmitir em versão digital os seguintes livros:livro Diário e seus auxiliares, se houver; livro Razão e seus auxiliares, livro Balancetes Diários, Balanços e fichas delançamento comprobatórias dos assentamentos neles transcritos
  • Mudança na Legislação Contábil

    Mudança na Legislação Contábil
    Devido a globalização a contabilidade brasileira passou por uma nova transformação. Entrando em vigor a Lei nº 11.638/2007 alterando a lei 6.404/76 l. A nova legislação harmoniza a contabilidade brasileira aos padrões internacionais. se harmonizando com as normas contábeis de outros países. , o que facilita o investimento estrangeiro.
  • Perícia nos dias de hoje

    Perícia nos dias de hoje
    A perícia é regulamentada por regras definidas pelo CFC (Conselho Federal de Contabilidade).A função de perito contábil deve ser realizada por um profissional habilitado. Nesse contexto a NBC PP 01 Perito Contábil, o define como: “é o contador regularmente registrado em Conselho Regional de Contabilidade, que exerce a atividade pericial de forma pessoal, devendo ser profundo conhecedor, por suas qualidades e experiências, da matéria periciada”
  • Contabilidade hoje

    Contabilidade hoje
    Hoje, além da fiscalização e do registro dos profissionais, os Conselhos Regionais possuem parcerias com o Conselho Federal e universidades, permitindo aos profissionais da área condições de se qualificarem, devido às cobranças do mercado de trabalho, além de apresentar para a sociedade serviços de qualidade.