SENAI- História

  • 270,000 BCE

    Paleolítico Inferior

    Paleolítico Inferior
    Período em que provavelmente surgiram as primeiras espécies de hominídeos. (300000 ac)
  • 270,000 BCE

    Australopithecus

    Australopithecus
    Era um bípede semiereto e existiu a 4 milhões de anos atrás e era carnívoro.
  • 270,000 BCE

    Homo Habilis

    Homo Habilis
    “HOMEM HABILIDOSO” Características físicas semelhantes ao Australopithecus, viveu a cerca de 2,5 e 1,5 milhões de anos atrás e foi o primeiro a construir e utilizar ferramentas feitas de pedras lascadas.
  • 270,000 BCE

    Homo Erectus

    Homo Erectus
    “Homem Ereto” Bípede com a capacidade de se manter ereto que existiu a cerca de 1,8 milhão a 580 mil anos atrás. Utilização do fogo para se proteger dos animais selvagens e Possuía a capacidade de produzir objetos de pedra e madeira.
  • 200,000 BCE

    Paleolítico Médio

    Paleolítico Médio
    Início tradição de "enterro", depositando seus pertences juntos, primitivo da religião
  • 190,000 BCE

    Homo Sapiens

    Homo Sapiens
    “Homem Sábio” É a espécie atual da humanidade, surgida a cerca de 200/150 mil anos atrás, habilidade para produzir objetos de dimensões reduzidas e desenvolveu o arco, flecha, embarcações, cerâmica, tecelagem e a agricultura.
  • 48,000 BCE

    A arte na Pré-História brasileira

    A arte na Pré-História brasileira
    O atual território brasileiro foi povoado por homens entre 40 mil e 50 mil anos atrás. Os homens da Pré-história espalharam-se por diversas áreas do território brasileiro. Entre as pinturas com motivos naturalistas, predomina a figura humana. As figuras com motivos geométricos são muito variadas: apresentam linhas paralelas, grupos de pontos, círculos, círculos concêntricos, cruzes, espirais e triângulos.
  • 30,000 BCE

    Paleolítico Superior

    Paleolítico Superior
    Quarta glaciação, começaram capturar animais maiores, cozinhar as carnes em fogueiras. Começaram pensar no coletivo.
  • 25,000 BCE

    A arte na Pré-História

    A arte na Pré-História
    Considera-se arte pré-histórica todas as manifestações que se desenvolveram antes do surgimento das primeiras civilizações e portanto, antes da escrita. As manifestações artísticas mais antigas foram encontradas na Europa. A primeira característica é o pragmatismo, ou seja, a arte produzida possuía uma utilidade, material, cotidiana ou mágico-religiosa.
  • 10,000 BCE

    Revolução agrícola

    Revolução agrícola
    A Revolução Agrícola ou Revolução Neolítica foram as transformações que ocorreram na cultura agrícola que influenciaram na história da humanidade que migraram do sistema de caça e coleta para sobreviver passando a utilizar a agricultura como principal fonte de cultivo do solo para plantação de alimentos.
  • 10,000 BCE

    Período Neolítico

    Período Neolítico
    O período Neolítico se estendeu de 10.000 a.C. até cerca de 3.000 a.C. e foi um dos períodos da Pré-História. No Neolítico, o ser humano passou a utilizar ferramentas produzidas de pedra polida. Um dos grandes avanços desse período foi a Revolução Neolítica, que permitiu a sedentarização.
  • 10,000 BCE

    Pintura

    Pintura
    As manifestações da pintura pré-histórica são encontradas no interior de cavernas, em paredes de pedra e retratavam cenas envolvendo animais, homens e mulheres e caçadas, existindo ainda a pintura de símbolos, com significado ainda desconhecido. No Período Neolítico a pintura é utilizada como elemento decorativo e retratando as cenas do cotidiano. Por volta de 2000a.C. As características da pintura a apresentavam um nível próximo à de formas escritas, preservando seu caráter mágico ou religioso.
  • 7000 BCE

    Comunismo primitivo

    Comunismo primitivo
    No comunismo primitivo o trabalho era feito para suprir as necessidades imediatas do grupo, não havendo preocupação com acúmulo de sobras. A terra pertencia a todos e não havia escravidão.
  • 6000 BCE

    Idade dos metais

    Idade dos metais
    A Idade dos Metais foi o último período da Pré-Histórica e teve como característica principal o uso de metais na fabricação de utensílios, ferramentas e armas. Os metais usados foram: cobre, bronze e ferro.
  • 5000 BCE

    Arquitetura

    Arquitetura
    Durante o período neolítico, desenvolveram-se as primeiras formas de agricultura e consequentemente o grupo humano passou a se fixar por mais tempo em uma mesma região, também passaram a construir monumentos de pedras colossais, que serviam de câmaras mortuárias ou de templos.
  • 4000 BCE

    Pré-História

    Pré-História
    Data de quando surgiu a escrita
  • 4000 BCE

    Idade do cobre

    Idade do cobre
    Se adquire conhecimentos para o desenvolvimento de técnicas para derreter e moldar o cobre
  • 4000 BCE

    Escultura

    Escultura
    A escultura foi responsável pela elaboração tanto de objetos religiosos quanto de utensílios domésticos. Durante o Período Neolítico europeu os grupos humanos já dominavam o fogo e passou a produção de peças de cerâmica,
  • 2500 BCE

    Fonte Histórica Material

    Fonte Histórica Material
    Vênus de Willendorf, hoje também conhecida como Mulher de Willendorf, é uma estatueta de Vénus estimada como esculpida entre 28 000 e 25 000 anos antes de Cristo.
  • 2000 BCE

    Idade do bronze

    Idade do bronze
    O homem começou a produzir o bronze. Espadas, capacetes, martelos, lanças, facas, machados e outros objetos de bronze começaram a ser fabricados neste período. Também houve um grande avanço tecnológico.
  • 2000 BCE

    Período Pré-Homérico

    Período Pré-Homérico
    Formou-se após a migração de tribos nômades de origem indo-europeia. Durou de 2000 a.C. até 1200 a.C.
  • 1500 BCE

    Idade do ferro

    Idade do ferro
    Passou a fabricar o ferro, usando fornos em altas temperaturas. Com o ferro, o homem passou a desenvolver: armas mais resistentes, ferramentas agrícolas rústicas e utensílios domésticos. Nessa época teve um aumento na produção agrícola.
  • 1200 BCE

    Período Dórios

    Período Dórios
    Nômades, guerreiros, conheciam o ferro. Destruíram todas as cidades do centro norte.
  • 1200 BCE

    Período Homérico

    Período Homérico
    Durante o período homérico, os povos gregos se organizavam predominantemente em genos, grandes famílias lideradas por um chefe, o páter, o que caracterizou as comunidades gentílicas como patriarcais. Durou de 1200 a.C. até 800 a.C.
  • 800 BCE

    Período Arcaico

    Período Arcaico
    Período Arcaico foi uma época histórica da Grécia Antiga, marcada pela consolidação das cidades-estados e pelo fortalecimento de Atenas e Esparta. Ruínas de uma construção grega do Período Arcaico da Grécia Antiga. Durou de 800 a.C. até 500 a.C.
  • 539 BCE

    O Cilindro de Ciro

    O Cilindro de Ciro
    Primeira Declaração dos Direitos Humanos, contêm uma declaração do rei persa (antigo Irã) Ciro II depois de sua conquista da Babilônia em 539 AC. Foi descoberto em 1879 e a ONU o traduziu em 1971 a todos seus idiomas oficiais.
    Cilindro de Ciro, considerado a primeira declaração de direitos humanos, ao permitir que os povos exilados na Babilônia regressassem à suas terras de origem, Ciro II, o Grande, Rei persa
  • 510 BCE

    Democracia implementada em atenas

    Democracia implementada em atenas
    Surgida na Grécia Antiga e implementada em Atenas logo que Clístenes liderou uma revolta vencendo o derradeiro líder tirano que governava a cidade-estado, “nasceu” a democracia
  • 510 BCE

    Classificação da sociedade Grega da época

    Classificação da sociedade Grega da época
    • Cidadãos (os eupátridas): gozavam de direitos políticos para participar da democracia
    • Metecos: estrangeiros que viviam em Atenas. Não tinham direitos políticos
    • Escravos: a imensa maioria da população ateniense
  • 510 BCE

    Características da democracia Ateniense

    Características da democracia Ateniense
    • Direta: Democracia direta porque todos os cidadãos participavam ativamente e sem intermediários
    • Imperfeita: Uma democracia só para os cidadãos, onde mulheres não eram detentoras da cidadania. Estrangeiros residentes na pólis não possuíam direitos políticos nem alguns direitos civis.
  • 510 BCE

    A fala na democracia ateniense

    A fala na democracia ateniense
    A fala era um importantíssimo instrumento no processo de argumentações e discussões para se debater ideias e poder resolvê-las, logo o dom da retórica e do bom linguajar eram predominantes ali, implicando para tanto educação e instrução.
  • 510 BCE

    Órgãos da democracia ateniense

    Órgãos da democracia ateniense
    Eclésia:⠀
    - Assembleia: A assembleia de todos os cidadãos.
    - Bulé: Funções executivas, a Bulé era formada pelos demos composto. Magistrados
    - Arcontes: Organizavam as cerimônias fúnebres e religiosas, além de presidir os tribunais.
    - Estrategos: Função de orientar a política externa. Eram eleitos
    10 por ano. Tribunais
    - Areópago: Formado pelos arcontes, podiam julgar os crimes
    mais graves, como religiosos, homicídios e
    incêndios.
    - Helieu: Faziam o julgamento das demais infrações.
  • 500 BCE

    Período Clássico

    Período Clássico
    O período Clássico foi marcado pelo apogeu da democracia em Atenas, o desenvolvimento da filosofia e das artes, mas também por diversas guerras que contribuíram para a decadência grega. Durou de 500 a.C. até 400 a.C.
  • Period: 500 BCE to 448 BCE

    Guerras Médicas

    As Guerras Médicas ocorreram entre 500 a.C. e 448 a.C., entre a Grécia e a Pérsia, pelo domínio do Mundo Antigo. Esses conflitos tiveram os gregos como vitoriosos. As Guerras Médicas ocorreram de 500 a.C. até 448 a.C., entre gregos e persas, pelo domínio do Mundo Antigo.
  • Period: 431 BCE to 404 BCE

    Guerra do Peloponeso

    A guerra do Peloponeso foi um conflito armado entre Atenas e Esparta, de 431 a 404 a.C. Sua história foi detalhadamente registrada por Tucídides, na obra História da Guerra do Peloponeso, e por Xenofonte, na obra Helênicas.
  • 404 BCE

    Fim da democracia Ateniense

    Fim da democracia Ateniense
    O fim da democracia em Atenas se deu logo que a pólis ateniense foi derrotada pela pólis de Esparta da Guerra do Peloponeso, sendo instaurada uma oligarquia.
  • 400 BCE

    Período Helenístico

    Período Helenístico
    O Período Helenístico iniciou-se com a conquista da Grécia pela Macedônia de Filipe II e ficou profundamente marcado pelo reinado de Alexandre, o Grande, o responsável por levar as fronteiras do mundo grego além e ir até as regiões da atual Índia. Durou de 400 a.C. até 200 a.C.
  • 340 BCE

    Política por Aristóteles

    Política por Aristóteles
    Aristóteles elenca três formas de governos puras, a Monarquia, a Aristocracia e a democracia Disserta também sobre as três formas corrompidas, a Tirania, a Oligarquia e Demagogia.
  • 1215

    A Carta Magna

    A Carta Magna
    A carta magna garantia aos nobres um comando mais justo por parte da realeza. Apesar de os reis estarem em uma posição superior a todas as classes no período, eles precisavam manter o controle da população e ter o apoio de parte dela, principalmente os que tinham acesso à informação e armamento.
    Sendo assim, o documento tinha objetivo de servir como uma “balança” entre os diferentes interesses da realeza e dos nobres, um acordo para que o rei não cometesse tantas injustiças.
  • 1503

    Fonte Histórica Visual

    Fonte Histórica Visual
    Mona Lisa também conhecida como A Gioconda ou ainda Mona Lisa del Giocondo é a mais notável e conhecida obra de Leonardo da Vinci, um dos mais eminentes homens do Renascimento italiano. Sua pintura foi iniciada em 1503 e é nesta obra que o artista melhor concebeu a técnica do sfumato.
  • Fonte Histórica Escrita

    Fonte Histórica Escrita
    A Lei Áurea, como mencionado, foi assinado pela princesa Isabel enquanto regente do Brasil (D. Pedro II estava viajando), no dia 13 de maio de 1888. O projeto de lei que resultou na abolição da escravatura foi proposto por João Alfredo, deputado do Partido Conservador e foi aprovada mediante a assinatura da princesa.
  • Nascimento de Shunji Nishimura

    Nascimento de Shunji Nishimura
    Shunji Nishimura nasceu em Kyoto, no Japão
  • Do Japão para o Brasil

    Do Japão para o Brasil
    Saiu do Japão com destino ao Brasil, em busca de novas oportunidades, em uma imigração japonesa, desembarcou no porto de Santos
  • Casamento

    Casamento
    Casa-se com Chieko Suzukayama, com quem teve sete filhos.
  • Sua casa no Brasil

    Sua casa no Brasil
    Alugou uma casa e colocou uma placa na porta: “Conserta-se tudo”, onde consertava e criava coisas relacionadas a agricultura.
  • Nova cidade

    Nova cidade
    Vai para o interior de São Paulo, até o fim da linha do trem, chegando em Pompéia
  • Criação do Senai

    Criação do Senai
    Criado o Senai, no Rio de Janeiro
  • Primeira polvilhadeira nacional.

    Primeira polvilhadeira nacional.
    Criou a primeira polvilhadeira nacional. Nascia a Indústria de Máquinas Jacto.
  • Declaração Universal dos Direitos Humanos

    Declaração Universal dos Direitos Humanos
    A Declaração Universal dos Direitos Humanos é um documento marco na história mundial que estabeleceu, pela primeira vez, normas comuns de proteção aos direitos da pessoa humana, a serem seguidas por todos os povos e todas as nações. Elaborada por representantes de diferentes origens jurídicas e culturais, a DUDH foi proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em Paris, no dia 10 de dezembro de 1948, por meio da Resolução 217 A (III) da Assembleia.
  • Fonte Histórica Audiovisual

    Fonte Histórica Audiovisual
    "Eu Tenho um Sonho" é o nome popular dado ao histórico discurso público feito pelo ativista político americano, o pastor Martin Luther King, no qual falava da necessidade de união e coexistência harmoniosa entre negros e brancos no futuro.
  • Fonte Histórica Imaterial

    Fonte Histórica Imaterial
    Em 22 de agosto, é festejado o Dia do Folclore. A origem remete ao arqueólogo William John Thoms, que nessa mesma data, em 1846, sugeriu que todo o conjunto de tradições ou “antiguidades” populares poderia ser definido pela palavra “folklore”. No Brasil, o termo folclore foi oficializado em 1965.
  • Surgimento da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia

    Surgimento da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia
    Surgiram, a Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia (FSNT)
  • Primeira colhedora de café do mundo

    Primeira colhedora de café do mundo
    Lançou a primeira colhedora de café do mundo: A k-3.
  • Surgimento do Colégio Técnico Agrícola.

    Surgimento do Colégio Técnico Agrícola.
    Nessa data é instalado pela Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia o Colégio Técnico Agrícola de Pompeia.
  • Violação de direitos humanos

    Violação de direitos humanos
    Massacre do Carandiru
    Uma ação da polícia militar do estado de São Paulo na Casa de Detenção Carandiru resultou na morte de 111 presos. Após uma briga entre os presidiários, que resultou em tumulto não controlado entre carcerários e funcionários do Carandiru, a polícia foi chamada. Segundo denúncia do Ministério Público, apesar da confusão, não havia possibilidade de fuga. Alguns familiares dos mortos no massacre foram indenizados pelo estado de São Paulo.
  • Criação Museu

    Criação Museu
    Criação do Museu Shunji Nishimura
  • Senai Pompéia

    Senai Pompéia
    Início das atividades no Senai Pompéia
  • Escolas Móveis do Senai em São Paulo

    Escolas Móveis do Senai em São Paulo
    Até essa data temos um total de 74 escolas móveis no estado de São Paulo
  • Escolas fixas Senai no estado de São Paulo

    Escolas fixas Senai no estado de São Paulo
    Quantidade de escolas fixas no estado de São Paulo até o momento: 93
  • Cursos presenciais integrados ao ensino médio

    Cursos presenciais integrados ao ensino médio
    Atualmente temos 3 cursos presenciais integrados ao ensino médio no SENAI Pompéia, são eles: Mecânica, eletroeletrônica e desenvolvimento de sistemas.
  • Cursos de aprendizagem industrial no SENAI Pompéia (Presencial)

    Cursos de aprendizagem industrial no SENAI Pompéia (Presencial)
    Até o momento temos 5, são eles: ASSISTENTE ADMINISTRATIVO
    MECÂNICO DE USINAGEM
    MONTADOR DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS
    SOLDADOR
    OPERADOR DE PROCESSOS DE TRANSFORMAÇÃO DE POLÍMEROS
  • Violação do artigo 29 dos Direitos Humanos

    Violação do artigo 29 dos Direitos Humanos
    Controlador de mídia russo vai limitar acesso ao Facebook (Notícia)
    https://monitordomercado.com.br/noticias/27018-russia-controlador-de-midia-russo O órgão de controle de comunicações da Rússia disse que está "limitando o acesso" ao Facebook a partir desta sexta-feira(25), acusando a rede social dos Estados Unidos de censurar a mídia russa e violar os direitos humanos e de seus cidadãos. (G1)