Revolução Cubana

  • Guerra de independência Cubana

    A Guerra de Independência Cubana, é o nome pelo qual se conhece a última das 3 guerras pela independência dos cubanos contra o domínio espanhol, sendo as outras duas, a Guerra dos dez anos, de 1868 a 1878, e a chamada Guerra de Chiquita, entre 1879 e 1880.
  • Guerra hispano-Americana

    A Guerra Hispano-Americana foi uma guerra em 1898 entre a Espanha e os Estados Unidos, resultado da intervenção norte-americana na Guerra de Independência de Cuba.O conflito teve início com o "Grito de Baire", em 24 de fevereiro de 1895, e terminou em 1898, com a rendição das tropas realistas antes a armada estadunidense. Estima-se que mais de 300 mil pessoas morreram nesta guerra.
  • Guerra fria

    Guerra fria é a designação atribuída ao período histórico de disputas estratégicas e conflitos indiretos entre os Estados Unidos e a União Soviética, compreendendo o período entre o final da segunda Guerra Mundial (1945) e a extinção da União Soviética (1991), um conflito de ordem política, militar e tecnológica.
  • Começo da Revolução cubana

    A Revolução Cubana foi um movimento armado e guerrilheiro que provocou a destituição do ditador Batista de Cuba, no dia 1 de janeiro de 1959 pelo Movimento 26 de Julho liderado pelo então revolucionário Fidel Castro. O termo "Revolução Cubana" é genericamente utilizado como sinônimo do castrismo (doutrina de Fidel Castro), governo autoritário,de uma série de programas sociais e econômicos, alfabetização e acesso a saúde universal.
  • A invasão da Baia-1961

    A Invasão da Baía dos Porcos foi uma tentativa frustrada de invadir o sul de Cuba realizada em abril de 1961 por um grupo paramilitar de exilados cubanos anticastristas.
    Tinha o objetivo de acabar com o recém formado,governo comunista e assassinar o líder da Revolução cubana, Fidel Castro.
  • Crise dos misseis em cuba

    Crise dos mísseis de Cuba, também conhecido como a Crise de Outubro ou Crise do Caribe foi um confronto de 13 dias entre os Estados Unidos e a União Soviética relacionado com a implantação de mísseis balísticos soviéticos em Cuba.
  • Morre 'Che' Guevara

    O líder revolucionário marxista Ernesto "Che" Guevara foi morto aos 39 anos durante uma batalha entre soldados do Exército e guerrilheiros na selva boliviana, no sudeste do país, ele era um ex-braço direito do premiê cubano Fidel Castro um dos lideres de Cuba
  • Vozes dissidentes

    Começou envio de tropas cubanas para Angola, 1 semana antes da data para declarar a independência do país, elas apoiavam o Movimento Popular para a Libertação de Angola (MPLA), que lutava pela independência de Portugal desde 1961. As forças cubanas se confrontaram c/ Angola, c/ as tropas da África do Sul, que apoiavam as forças da Unita. Angola era o mais novo front de várias guerras “indiretas” entre a União Soviética, que entrou com as forças cubanas, e o Ocidente, que apoiava a Unita.
  • Resistência no exílio

    O saída de cubanos p/ os EUA ou “Fuga de Mariel”, teve fim depois de um acordo entre os dois países. Os cubanos começaram a seguir para os EUA no dia 15/04,logo após a desaceleração da economia do país. Um total de 125 mil imigrantes havia deixado o porto de Mariel-Cuba, para fazer a travessia para a Flórida. A saída mostrou um problema para o presidente do EUA Jimmy Carter, após ser descoberto que vários dos exilados eram ex-prisioneiros ou pessoas com problemas mentais.
  • Fim de uma longa relação

    O governo cubano anunciou que as estatais cubanas seriam abertas ao investimento privado, com o objetivo de estimular a economia de Cuba, gravemente afetada pela dissolução de seu principal parceiro comercial, a União Soviética, em 1991. Com o fim da União Soviética, Cuba permaneceu como um dos únicos países comunistas do mundo.Os EUA mantém um embargo comercial com Cuba desde que Fidel Castro ordenou a nacionalização de todas as sua indústrias na ilha em 1961.
  • Entre a realidade e a esperança

    O papa João Paulo 2º pediu reformas e a libertação de presos políticos em Cuba, e condenou tentativas dos EUA de isolar o país. Em pronunciamento, o papa disse que a liberdade de consciência é “a base e o fundamento de todos os direitos humanos”. Um Estado moderno não pode tornar o ateísmo ou a religião um de seus ordenamentos políticos”.Ele foi o primeiro pontífice a visitar Cuba, Fidel Castro, que estudou em um colégio jesuíta, declarou Cuba um Estado ateu depois que assumiu o poder em 1959.
  • “Eixo do Mal”

    Cuba foi incluída na lista de países do “Eixo do Mal” dos EUA e acusada de procurar e desenvolver armas biológicas.
    O subsecretário do EUA, colocou a ilha ao lado de Líbia e Síria em uma nova lista de países considerados “Estados que patrocinam terrorismo”. Os 3 estão “buscando armas de destruição em massa”, disse o subsecretário. O “Eixo do Mal” original, identificado pelo presidente EUA, George W.Bush depois dos ataques de 11/09, era formado por Coréia do Norte, Iraque e Irã.
  • o início da era Raúl Castro

    O veterano líder cubano, Fidel Castro, passou o poder temporariamente a seu irmão, Raúl, por causa de uma doença.
    O líder cubano, que completara 80 anos, disse que uma agenda muito cheia nas últimas semanas afetara sua saúde.
    Esta foi a primeira vez que Fidel Castro abriu mão de algum de seus poderes desde que assumiu o governo, em 1959.