Retrospectiva relações político comerciais Brasil-EUA

  • Logo após a chegada da Família Real portuguesa ao Brasil, os Estados Unidos – separados havia pouco mais de 30 anos da Inglaterra – enviam representantes ao Rio.

    Logo após a chegada da Família Real portuguesa ao Brasil, os Estados Unidos – separados havia pouco mais de 30 anos da Inglaterra – enviam representantes ao Rio.
  • Period: to

    Anos

  • Os Estados Unidos são a primeira nação a reconhecer a Independência do Brasil. Os americanos seguem a Doutrina Monroe, pela qual as nações do continente deveriam emancipar-se das européias. No mesmo ano, Dom Pedro I envia um diplomata brasileiro aos EUA p

    Os Estados Unidos são a primeira nação a reconhecer a Independência do Brasil. Os americanos seguem a Doutrina Monroe, pela qual as nações do continente deveriam emancipar-se das européias. No mesmo ano, Dom Pedro I envia um diplomata brasileiro aos EUA para tratar das relações comerciais entre os dois países.
  • Com a proclamação da República, o Brasil aproxima-se dos Estados Unidos, principal consumidor de seus produtos agrícolas.

    Com a proclamação da República, o Brasil aproxima-se dos Estados Unidos, principal consumidor de seus produtos agrícolas.
  • Com o Barão do Rio Branco no comando da política exterior, o Brasil se aproxima definitivamente dos Estados Unidos. Os dois países praticam a chamada Entente Cordiale, um acordo não escrito que marca a concordância em temas como a questão do Acre e do Pan

    Com o Barão do Rio Branco no comando da política exterior, o Brasil se aproxima definitivamente dos Estados Unidos. Os dois países praticam a chamada Entente Cordiale, um acordo não escrito que marca a concordância em temas como a questão do Acre e do Panamá.
  • O Brasil alia-se aos Estados Unidos na I Guerra Mundial, tornando-se a única nação sul-americana a entrar no conflito.

  • Brasil assina um acordo de cooperação com os EUA, após longa negociação. Pelo pacto, os americanos financiariam a construção da primeira usina siderúrgica brasileira, a de Volta Redonda, em troca do uso de bases militares no Nordeste por tropas americanas

  • Em plena Guerra Fria, os presidentes Harry Truman e Eurico Gaspar Dutra assinaram no Rio o Tratado Interamericano de Assistência Recíproca. O pacto prevê reação conjunta diante de ameaça a qualquer país do continente americano.

  • Juscelino Kubitschek estreita ainda mais as relações com os americanos, apoiando a criação da Operação Pan-Americana, aliança para superar o subdesenvolvimento. Os EUA buscam, assim, atrair os países da região e afastá-los da influência comunista.

  • Diplomatas americanos e a CIA acompanham de perto a movimentação que resultou no Golpe de 64, mantendo intenso diálogo com as forças que derrubaram o presidente João Goulart.

  • As relações oficiais entre os dois países ficam tensas: em visita ao Brasil, o presidente americano Jimmy Carter interpela o colega Ernesto Geisel sobre a tortura nos porões da ditadura militar. Em São Paulo, Carter recebe do cardeal dom Paulo Evaristo Ar

  • Problemas nas relações comerciais entre os dois países: o Brasil declara moratória, que desagrada os credores americanos; os EUA, por sua vez, impõem sobretaxas aos produtos brasileiros devido à reserva de mercado no setor de informática.

  • Fernando Collor de Mello inicia a abertura da economia brasileira – que agrada os americanos. Em seguida, o presidente George Bush pai lança a Iniciativa para as Américas, embrião da Área de Livre Comércio das Américas (Alca), que pretendia derrubar barre

  • No período, coincidem os mandatos de Fernando Henrique Cardoso e Bill Clinton. No plano pessoal e político, houve grande sintonia entre os dois presidentes, a ponto de Clinton empenhar-se pessoalmente no socorro financeiro ao Brasil. No plano econômico, p

  • Um ex-membro do Conselho de Segurança americano afirma que, caso eleito, o candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva conduziria o Brasil para o “eixo do mal”, formado por países como Venezuela e Cuba. Houve protestos no Brasil.

  • O governo brasileiro declara-se contrário à invasão do Iraque pelas tropas americanas.

  • Alegando o princípio da reciprocidade, a Justiça brasileira determina que visitantes americanos sejam fotografados e tenham suas impressões digitais colhidas ao chegar ao Brasil. Antes, os EUA haviam adotado medida semelhante para estrangeiros (incluindo

  • No dia 1º de janeiro, deveria passar a valer a Área de Livre Comércio das Américas. Porém, sem acordo entre Brasil e EUA – principais atores do bloco –, a Alca não entra em vigor e continua na mesa de negociações.

  • O presidente americano George W. Bush inicia a chamada “diplomacia do etanol”. Com o objetivo de reduzir a dependência do petróleo e a emissão de gases que contribuem para o aquecimento global, ele encontra Luiz Inácio Lula da Silva no Brasil, na tentativ