REALISMO

  • PROGRESSO DA CIÊNCIA

    A partir da segunda metade do século XIX pensadores de várias áreas do conhecimento passaram a ser fortemente influenciados pela ciência que ganhava cada vez mais destaque ao redor do mundo. Os princípios e métodos científicos – baseados principalmente na razão e objetividade – passaram a ser referência também para outros campos do saber, como a literatura. Com o racionalismo ganhando força, o caráter idealizado e subjetivo do romantismo passou a ser deixado de lado e progressivamente combatido.
  • Criação dos gabinetes de leitura e dos folhetins

    Criação dos gabinetes de leitura e dos folhetins
    Durante a ascensão do realismo a maior parte da população brasileira não era alfabetizada e o público leitor era composto pela burguesia e aristocratas.
    A criação dos gabinetes de leitura e dos folhetins possibilitaram que mais pessoas pudessem ter acesso a leitura, ampliando o público leitor brasileiro.
  • "Madame Bovary" de Gustave Flaubert

    "Madame Bovary" de Gustave Flaubert
    Embora Flaubert tenha declarado não fazer parte do Realismo, sua obra é considerada o marco inicial do Realismo no mundo.
    "Madame Bovary" narra a história de Emma, uma moça do campo com sonhos burgueses. Inspirada pelo que lê nos livros, Emma deseja uma vida cheia de mimos e luxos e acaba se casando com Charles Bovary, um médico também do interior.
    O livro trata de temas polêmicos como suicídio e adultério, além de fazer críticas ao amor idealizado proposto pelo Romantismo.
  • "Les Rougon-Macquart" de Emile Zola

    "Les Rougon-Macquart" de Emile Zola
    A obra escrita pelo escritor Émile Zola também foi importante para o movimento Realista na França.
  • "Middlemarch" de George Eliot

    "Middlemarch" de George Eliot
    Em "Middlemarch" George Eliot narra os principais acontecimentos na vida dos habitantes da região e o modo como estas vidas, apesar de independentes, se acabam por cruzar perante a adversidade que sobre elas recai.
  • "O crime do Padre Amaro" de Eça de Queiroz

    "O crime do Padre Amaro" de Eça de Queiroz
    O Crime do Padre Amaro relata a história de Amaro, um jovem padre que entrara para a vida eclesiástica graças à imposição de uma nobre beata que o tinha sob sua guarda. Sem vocação nenhuma, o jovem padre aceita o seu destino passivamente, abraçando a sua profissão sem entusiasmo. Quando é enviado para Leiria conhece Amélia, que lhe desperta a paixão e a luxúria, levando-o a trair os votos de castidade proferidos na sua ordenação.
  • SURGIMENTO DO REALISMO

    SURGIMENTO DO REALISMO
    O Realismo foi um movimento artístico e literário que surgiu como uma forma de reação ao Romantismo. Os adeptos ao Realismo eram voltados à objetividade e, contraposto ao romantismo, exploraram em suas obras temáticas sociais e do cotidiano coletivo, tentando sempre se aproximarem o máximo possível da realidade – além de criticarem a burguesia da época.
    Na imagem: "O homem desesperado" produzido aproximadamente em 1843, de Gustave Courbet considerado um dos percursores da pintura realista.
  • "Memórias Póstumas de Brás Cubas", Machado de Assis

    "Memórias Póstumas de Brás Cubas", Machado de Assis
    Responsável por inaugurar o realismo Brasileiro, na obra o narrador-personagem Brás Cubas após sua morte narra suas memórias de vida e como verdadeiramente se sentia.
    Diversos elementos relacionados ao realismo e características das obras Machadianas podem ser encontrados na obra como, por exemplo, críticas à burguesia, visto que o personagem principal fazia parte da mesma e descreve a hipocrisia de seus atos.
  • "O Alienista" de Machado de Assis

    "O Alienista" de Machado de Assis
    Em "O Alienista" Machado de Assis propõe discussões acerca da sanidade e da loucura da burguesia da época, além de tratar com ironia o egoísmo humano.
  • "O Alienista" de Machado de Assis

    "O Alienista" de Machado de Assis
    O Alienista narra a história de Simão Bacamarte - um psiquiatra responsável pelo desenvolvimento de um manicômio na cidade de Itaguaí - que se torna obcecado pelos seus estudos.
    Nesta obra, Machado de Assis propõe discussões sobre a sanidade, a loucura da burguesia da época, além de tratar com ironia o egoísmo humano.
  • "A Cartomante" de Machado de Assis

    "A Cartomante" de Machado de Assis
    O conto narra o desfecho do triângulo amoroso formado por Vilela - um advogado do Rio, Camilo - amigo de infância de Vilela, e Rita - esposa de Vilela.
    A problemática da história tem início quando Rita, agoniado pelo estado de seu relacionamento extraconjugal com Camilo, decide consultar uma cartomante.
    Assim como a maior parte dos livros de Machado de Assis, “A cartomante” também traz alguns temas sociais e a denúncia de como a sociedade era hipócrita naquela época.
  • "A Cartomante" de Machado de Assis

    "A Cartomante" de Machado de Assis
    A Cartomante, de Machado de Assis, trata de temas como assassinato e adultério, além de criticar a sociedade burguesa da época.
    Neste conto, a mulher não possui um lugar de inocência, o que era constantemente retratado no Romantismo.
  • ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA NO BRASIL

    ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA NO BRASIL
    Com a abolição da escravatura em 1888, muitos imigrantes vieram para o Brasil em busca de trabalho, já que nessa época os negros não possuíam "condições" para se adaptar ao mercado de trabalho vigente.
    Além disso, a entrada de imigrantes europeus era facilitada pelo desejo de “embranquecer” a população brasileira.
    Esses fatos contribuíram para uma maior influência do realismo europeu no território brasileiro.
  • "Os Maias" de Eça de Queiroz

    "Os Maias" de Eça de Queiroz
    A obra narra a história da família Maia ao longo de três gerações, centrando-se depois na última geração e dando destaque aos amores incestuosos de Carlos Maia e Maria Eduarda Maia(irmãos).
    - Os Maias é o romance mais extenso do autor.
  • "Quincas Borba" de Machado de Assis

    "Quincas Borba" de Machado de Assis
    A história narra a vida de Pedro Rubião de Alvarenga após receber a fortuna de Quincas Borba, um filósofo. Além de herdar integralmente a herança, herdou também o cachorro, também chamado Quincas Borba.
    Rubião era um ex-professor primário, enfermeiro de Quincas e fiel discípulo da filosofia Humanitarista do filósofo.
    Machado de Assis, propõe uma análise psicológica das personagens e temas característicos do realismo, como: interesse, traição, poder, loucura e ironia são evidentes na obra.
  • "Os descobridores" de Belmiro de Almeida

    "Os descobridores" de Belmiro de Almeida
    Na tela, o pintor brasileiro Belmiro de Almeida retrata os descobridores do Brasil de maneira não heroica: em trajes pobres, dois homens descansam ao pé de uma árvore desfolhada.
  • "Dom Casmurro" de Machado de Assis

    "Dom Casmurro" de Machado de Assis
    A trama atinge seu ápice quando Bentinho, finalmente se casado Capitu, começa a suspeitar de que ela tenha tido um caso com seu amigo, Escobar, e que a criança que Capitu diz ser seu filho seja fruto do "amor proibido" com Escobar.
    Temáticas realistas: Critica à burguesia carioca do período, ironia, hipocrisia...
  • Semana de Arte Moderna

    Semana de Arte Moderna
    A Semana de Arte Moderna foi um evento cultural e artístico que ocorreu no Teatro Municipal de São Paulo.
    O evento, que chocou grande parte da platéia presente, contou com diversas atrações culturais, como: apresentações de dança, música, recital de poesias, exposição de obras de arte, e buscou implementar novos processos na confecção das artes e dar a elas um aspecto mais brasileiro.
    Um dos principais objetivos era o rompimento com a estética da arte acadêmica, especialmente do parnasianismo.
  • Centenário da Independência do Brasil

    Centenário da Independência do Brasil