Pensamento dos Intelectuais Contraturalistas

  • Thomas Hobbes

    Thomas Hobbes

    Thomas Hobbes foi um filósofo, teórico político e matemático inglês, considerado um dos principais expoentes do pensamento contratualista na Filosofia Política.
    Hobbes defendia a ideia de que, se um individuo buscasse apenas por seus interesses, o mundo acabaria em guerra. Thomas Hobbes defendeu até o fim a monarquia.
  • John Locke

    John Locke

    John Locke foi um dos filósofos mais influentes da Modernidade e propôs uma teoria de conhecimento que defendia o empirismo.
    Locke defendia a ideia de que o conhecimento não é inato, mas resulta do modo como elaboramos as informações que recebemos da experiência.
  • Montesquieu

    Montesquieu

    Defendia aspectos democráticos de governo e o respeito às leis. - Defendia a divisão do poder em três: Executivo, Legislativo e Judiciário. Principais temas abordados em suas obras: Montesquieu escreveu principalmente sobre: Política, História, Economia, Direito, Filosofia e Sociologia.
  • Jean-Jacques Rousseau

    Jean-Jacques Rousseau

    Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) foi um filósofo social, teórico político e escritor suíço. Foi considerado um dos principais filósofos do Iluminismo e um precursor do Romantismo. Suas ideias influenciaram a Revolução Francesa.
    Para ele o ser humano é melhor quando esta próximo a natureza, quando esta em contato somente com ambientes naturais, sem interferências humanas, como a tecnologia.
  • Adam Smith

    Adam Smith

    Foi um economista e filósofo social do iluminismo escocês e é considerado o Pai da Economia Moderna. Abordou questões como o crescimento econômico, ética, educação, divisão do trabalho, livre concorrência, evolução social, etc.
    Smith defendia a liberdade contratual (entre patrões e empregados), a propriedade privada e que o Estado não interferisse na economia.
  • Nicolas de Condorcet

    Nicolas de Condorcet

    Condorcet apresentava naquela época, ideias muito à frente de seu tempo, e defendeu com persistência os direitos das mulheres, o voto feminino, a igualdade entre sexos e o direito dos judeus e protestantes, além de se posicionar de forma fortemente contrária à pena de morte e a escravatura.
  • Saint-Simon

    Saint-Simon

    Saint-Simon foi considerado um notável socialista utópico, o primeiro a admitir a necessidade de uma economia planificada. Dava grande importância a uma produção abundante e eficiente, a utilização do conhecimento científico e tecnológico voltados para a produção, em benefício ao interesse geral.
    Teorizou a divisão da sociedade entre “produtores” e ”ociosos”. Nesse aspecto, ele acreditava que a sociedade deveria ser composta por uma maioria de produtores capazes de gerar riquezas.
  • George W. Hegel

    George W. Hegel

    Georg Wilhelm Friedrich Hegel (1770-1830) foi um filósofo alemão idealista que abriu novos campos de estudo na História, Direito, Arte, entre outros, através dos seus postulamentos e da lógica dialética. O pensamento de Hegel influenciou pensadores como Ludwig Feuerbach, Bruno Bauer, Friedrich Engels e Karl Marx.
    A ideia fundamental de Hegel é a de que o objetivo da filosofia é o mesmo da religião, o absoluto em Deus.
  • David Ricardo

    David Ricardo

    David Ricardo foi um economista clássico inglês do começo do século 19. David Ricardo: importante economista teórico do início dos século XIX. David Ricardo foi um economista britânico do início do século XIX.
    Ricardo defendia que nem a quantidade de dinheiro num país, nem o valor monetário desse dinheiro, era o maior determinante para a riqueza de uma nação. Segundo o autor, uma nação é rica em razão da abundância de mercadorias que contribuam para a comodidade e o bem-estar de seus habitantes.