Os grandes períodos da história e o modelo de educação

By dan.b.s
  • Period: 500 BCE to 401 BCE

    Escola Sofística

    Período caracterizado pelo ensinamento dos sofistas, onde busca-se a idealização da verdade sobre a perspectiva não objetiva, sem um principio único. Posteriormente, Sócrates, Platão e Aristóteles mostraram-se contra esse modelo educacional.
  • 469 BCE

    Pré-Socráticos

    Pré-Socráticos
    Período formado por grupos de pensadores que antecederam Sócrates e contribuíram para o surgimento da reflexão filosófica, com a busca de princípios lógicos, a formação do indivíduo e o foco na cosmologia. Dentro os seus representantes destaca-se Tales de Mileto e Pitágoras.
  • 400 BCE

    Escola Socrática

    Escola Socrática
    De fato, Sócrates não deixou uma escola, mas sim seu legado de ensinamento em locais públicos a outros filósofos, homens, jovens, e qualquer pessoa que desejasse buscar o conhecimento filosófico.
  • 387 BCE

    Assunção da Aristocracia e a Escola Platônica

    Assunção da Aristocracia e a Escola Platônica
    Platão torna-se o maior discípulo de Sócrates. Participa da fase aristocrata da Grécia Antiga, mas mantém-se afastado da política. Funda, contudo, sua escola e seu ginásio, chamado de Academia. Umas das suas maiores obras são Apologia de Sócrates e A República.
  • 342 BCE

    A Escola de Aristóteles

    A Escola de Aristóteles
    Discípulo de Platão, Aristóteles fundou, juntos com irmãos de academia, sua escola. Teve como discípulo o, na época, príncipe Alexandre Magno. Em 335 reabre sua escola denominada Liceu, e tinha como seguidores os nomeados peripatéticos, com desligamento da crença e da fé e uma busca pelo rigor do pensamento filosófico.
  • Period: 200 to 700

    Idade Média e a Patrística

    Período que se estende entre os séculos II a VII d.C, com a vigência da doutrina da religião católica e por pensamentos filosóficos dos padres e pais da Igreja.
  • 387

    Santo Agostinho e a Filosofia Cristã

    Santo Agostinho e a Filosofia Cristã
    Principal pensador na era da Patrística. Ressaltava a espiritualidade em Deus na sua filosofia e a luta contra o mal. Também tem como fonte o pensamento platônico e focou na compreensão da existência humana e da resolução dos problemas da vida através de uma filosofia atrelada ao cristianismo, onde só a fé leva ao conhecimento.
  • Period: 387 to 700

    A Educação por Agostinho

    Neste modelo a crença cristã está fortemente atrelada ao entendimento sobre a educação e a busca da felicidade, com o objetivo de formar pensadores formados nas condutas desta religião vigente da época.
  • 800

    Período da Escolástica

    Período da Escolástica
    Período que denotada o fortalecimento da filosofia cristã, com foco em sua teologia. Marcado como posterior a Patrística, com ensinos em escolas, com matérias chamadas de artes liberais: gramática, retórica, dialética, aritmética, geometria, astronomia e música.
  • 1300

    São Tomás de Aquino e o Tomismo

    São Tomás de Aquino e o Tomismo
    Dentro da Escolástica temos como referência o São Tomás de Aquino, e em sua corrente de pensamento - o tomismo - consta a crítica a filosofia de Platão e Agostinho, com valorização dos pensamentos de Aristóteles.
  • Francis Bacon e o Empirismo

    Francis Bacon e o Empirismo
    Francis Bacon foi nutrido das ideias renascentistas, com a busca pela prática da filosofia e sua comprovação cientifica, descartando o modelo de contemplação e sendo modelo para o empirismo.
  • A educação por Descartes.

    A educação por Descartes.
    Considerado pai da filosofia moderna, Descartes buscava o fortalecimento da matemática e a importância do método científico. De suas obras famosas temos o Discurso do Método e as Meditações Metafísicas, com suas frase de grande conhecimento: "penso, logo existo". Sua contribuição a educação consta no processo de organização para se obter o conhecimento.
  • John Locke

    John Locke
    Locke seguia a linha de pensamento empírico iniciado por bacon, onde busca-se o conhecimento por meio da experiência e não somente deduções. A educação por Locke firmava-se no caráter da pedagogia aplicada, com fundamental papel do professor no processo formativo.
  • O sistema kantiano

    O sistema kantiano
    Por Immanuel Kant temos o conhecimento adquirido após a experiência, contudo não descartava nem o empirismo nem o racionalismo.
  • A educação por Hegel

    A educação por Hegel
    Hegel tem grande papel na educação, onde há um sujeito que aprende e que está sempre em mudança, por ele: "mudança pela contradição", onde existe um processo dinâmico, e não estático, de uma realidade a ser aprendida.
  • O processo educativo por Rousseau

    O processo educativo por Rousseau
    Rousseau confrontava o iluminismo em certos pontos, como a não felicidade adquirida ao homem e uso exacerbado da razão, onde há uma busca no processo educativo com foco na volta do homem ao natural.
  • A educação marxisista comunista

    A educação marxisista comunista
    Contra a burguesia temos a educação por Karl Marx, com a busca de se entender o processo de alienação de uma classe dominante, além da superação da exploração através da educação