O Caminho do EAD

  • Aonde Surgiu?

    O local: a cidade de Boston, nos Estados Unidos. O ano: 1728. Se você estivesse por lá, folheando o jornal da cidade, teria se deparado com um anúncio inusitado. O professor Caleb Phillips oferecia um curso de Taquigrafia (uma técnica para escrever à mão de forma rápida, usando códigos e abreviações) para alunos em todo o país, com materiais enviados semanalmente pelo correio. Este foi o primeiro registro de um curso a distância.
  • 1833 - A Expansão do EAD

    Mais de cem anos depois, em 1833, na Suécia, a universidade da cidade de Lund oferecia um curso de composição por correspondência. Em 1840, na Inglaterra, começava um curso também de Taquigrafia de passagens bíblicas, em que o professor Isaac Pitman incentivava os alunos a escreverem postais com textos abreviados, como ensinado no curso.
  • Outras Liguas pelo EAD

    E se hoje podemos aprender uma nova língua conversando com professores pela internet, é interessante saber que as experiências pioneiras neste campo surgiram em 1856, na Alemanha. Ou seja, já era possível aprender outro idioma usando a metodologia do EAD há mais de 160 anos!
  • A educação para todos

    A partir do século XIX, o EAD começou a ser utilizado em vários outros países como solução para que pessoas que viviam distantes de instituições de ensino pudessem aprender. Além de novos cursos nos Estados Unidos, Suécia e Alemanha, surgiram também iniciativas na França, na antiga União Soviética, Japão, Austrália, Noruega, África do Sul, Argentina, Espanha e muitos outros países.
  • A mudança no EAD

    Apartir desse ano o ensino EAD, que segue a evolução das tecnologias passa a usar slides e audio visuais como material adicional para cursos.
  • O uso do Radio

    Dos anos 1910 a 1940, período em que o mundo passa pelas duas guerras mundiais, o rádio e usado como meio de transmissão do conhecimento
  • O uso da Televisão

    Com a criação da TV, começam também as experiências com telecursos.
  • Televisão

    Continua a supremacia do uso de telecursos, agora pela transmissão via satélite.
  • Telecurso 2º Grau

    uma ideia do próprio Roberto Marinho, que acreditava na televisão como instrumento para levar educação ao maior número possível de lares brasileiros
  • O Computador entra na brincadeira

    início dos cursos por computador (via CD-ROM) e depois pela internet.
  • Telecurso 2000

    foram criadas as salas de aula do Telecurso (ou, simplesmente, telessalas), em que o professor (mediador de aprendizagem) faz uso da Metodologia Telessala. As salas são equipadas com aparelhos de DVD/vídeo, TV, mapas, livros, dicionários e outros materiais didáticos. Normalmente, são instaladas em escolas, associações de moradores ou igrejas, a partir de convênios firmados entre a Fundação Roberto Marinho, governos, prefeituras, instituições públicas ou privadas.
  • O Novo Telecurso

    Em 2008, mais uma mudança: o tradicional programa passou a ser chamado de Novo Telecurso. Naquele momento, ele passou a contar com as disciplinas que foram recentemente incluídas no currículo do Ensino Médio, como Filosofia, Artes Plásticas, Música, Teatro e Sociologia; com as atualizações das disciplinas que já existiam, por causa de mudanças históricas, geográficas, científicas e tecnológicas; além de novos cursos profissionalizantes.
  • O EAD hoje.

    Atualmente o EAD é uma modalidade consolidada no Brasil. São mais de 1.800 cursos, desde o ensino fundamental até a pós-graduação, que atendem quase 4 milhões de pessoas.