Linha do Tempo: Saúde Pública no Brasil

  • Period: 1500 to

    Colônia até Independência

    Pouco era feito em relação à saúde pública na época, a maioria da população recorria às Santas Casas, que disponibilizavam tratamentos pouco efetivos já que eram sustentadas pelas entidades religiosas da época e doações. Os ricos detinham a riqueza e podiam pagar pelos medicamentos e tratamentos especializados da época.
  • Period: to

    Império até República

    D. Pedro I° realiza as primeiras mudanças significativas para melhorar a saúde pública, transformando escolas em faculdades, criando órgãos para vistoriar a higiene pública e delimitou funções para os praticantes de medicina, porém foram medidas pouco eficazes, mantendo a imagem internacional de um país doente.
  • Period: to

    República de 1889 à 1920

    Marcada por reformas urbanas e sanitárias, principalmente no Rio de Janeiro, até então capital da república, porém o país ainda continuava refém das epidemias e problemas sanitários.
  • Revolta da Vacina

    Oswaldo Cruz enfrenta a maior revolta sanitária até então, por conta da campanha de vacinação que havia se tornado lei no país.
  • CAPS

    Em 1920 são criadas as CAPS (Caixas de Aposentadoria e Pensão) pelos trabalhadores para garantir proteção tanto na velhice quanto na doença
  • Period: to

    Era Vargas

    Getúlio Vargas amplia o CAPS para outros setores profissionais, centraliza o foco do tratamento e contenção de epidemias e endemias, porém a verba destinada à saúde era desviada e a maioria do povo ainda não tinha acesso à saúde.
  • Constituição de 1934

    Durante o Governo Vargas, a constituição promulgada em 1934 garantiu aos trabalhadores novos direitos, como a assistência médica e a licença gestante
  • Surgimento da CLT

    Com o surgimento da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), o trabalhador passa a ter mais benefícios voltados à saúde e a ter um salário mínimo, entre outros benefícios trabalhistas.
  • Criação do Ministério da Saúde

    Em 1953 é criado o Ministério da Saúde, que teve como ocupação garantir que a saúde fosse levada aos trabalhadores do campo, enquanto nas cidades o benefício era garantido aos trabalhadores com carteira assinada.
  • Period: to

    Ditadura Militar

    Durante o Regime Militar, mais uma vez a saúde foi deixada de lado, visto que os investimentos principais eram nas áreas de segurança e desenvolvimento. Devido ao aumento das doenças e da taxa de mortalidade infantil, o governo buscou soluções durante o Regime.
  • INPS

    Nasce o INPS, com a missão de unificar todos os órgãos previdenciários que já vinham funcionando desde 1930 e melhorar o atendimento médico. Casos primários eram responsabilidade dos municípios e casos médicos mais complexos se tornavam responsabilidade dos governos estaduais e federal.
  • Constituição de 1988

    Em 1988, a Constituição é promulgada, e seu capítulo de saúde foi baseado na Oitava Conferencia Nacional de Saúde, realizada em 1986, e também para a criação do SUS (Sistema Único de Saúde).
  • Period: to

    De 1988 aos dias de hoje

    Com o desenvolvimento do SUS, o Brasil alcançou outro patamar no que diz respeito à saúde pública, diminuindo significativamente as endemias e epidemias, mortalidade infantil e outros problemas, porém, ainda nos dias de hoje, a verba destinada à saúde não é suficiente, dificultando muitas vezes o bom atendimento e tratamento da população.