Linha do tempo - Historia da Tecnologia

  • 4000 BCE

    Ábaco

    Ábaco
    Ábaco, a primeira calculadora da História.
    Muitos povos da antiguidade utilizavam o ábaco para a realização de cálculos do dia a dia, principalmente nas áreas de comércio de mercadorias e desenvolvimento de construções civis.
  • Pascaline

    Pascaline
    Em 1642, o matemático francês Bleise Pascal desenvolveu o que pode ser chamado da primeira calculadora mecânica da história, a máquina de Pascal.
  • Gottfried Leibniz

    Gottfried Leibniz
    Em 1671 Gottfried Leibniz desenvolveu uma maquina parecida com a Pascalina
  • Cartões perfurados

    Cartões perfurados
    Joseph Marie Jacquard, construiu a primeira máquina realmente programável, com o objetivo de recortar os tecidos de forma automática, e foi chamado de Tear Programável.
  • A Máquina de Diferênças

    A Máquina de Diferênças
    No ano de 1822, foi publicado um artigo científico que prometia revolucionar tudo o que existia até o exato momento, no ramo do cálculo eletrônico. Charles Babbage, afirmou que sua máquina era capaz de calcular funções de diversas naturezas ( trigonometria, logarítmos ), de forma muito simples. Este projeto possuía o nome de Máquinas de Diferênças.
  • Máquina Analítica

    Em 1834, Babbage lançou uma nova máquina, chamado de Máquina Analítica erra capaz de executar as quatro operações (somar,dividir, subtrair, multiplicar), armazenar dados em
    uma memória (de até 1.000 números de 50 dígitos)
    e imprimir resultados.
  • Teoria de Boolie

    Teoria de Boolie
    O matemático George Boole pode ser considerado o pai da lógica moderna. Boole desenvolveu um sistema lógico que reduzia a representação de valores atrvés do Sistema Binário.
  • Primeira Geração ( 1940 - 1955 )

    A primeira geração dos computadores é marcada pela utilização de válvulas. A válvula é um tubo de vidro, similar a uma lâmpada fechada sem ar em seu interior, ou seja, um ambiente fechado a vácuo, e contendo eletrodos, cuja finalidade é controlar o fluxo de elétrons. As válvulas aqueciam bastante e costumavam queimar com facilidade.
  • Mark I

    Mark I
    Foi construído na universidade de Harvard numa parceria da IBM. Ele tinha cerca de 17 metros de comprimento por 2 metros e meios de altura e cerca de 5 toneladas.
  • ENIAC

    ENIAC
    Electrical Numerical Integrator and Calculator, desenvolvido pelos cientistas norte-americanos John Ecket e John Mauchly. Esta máquina era em torno de 1000 vezes mais rápida que qualquer outra que existia na época.
  • EDVAC

    EDVAC
    Electronic Discrete Variable Computer, temdo o mesmo tamanho do ENIAC sua vantegem erra a memoria cem vezes mais memória interna que o ENIAC. As instruções agora ficavam em um dispositivo eletrônico denominado linha de retardo.
  • Segunda Geração (1955 - 1965)

    A segunda geração de computadores foi marcada pela substituição da válvula pelo transistor. O transistor revolucionou a eletrônica em geral e os computadores em especial. Eles eram muito menores do que as válvulas a vácuo e tinham outras vantagens: não exigiam tempo de pré-aquecimento, consumiam menos energia, geravam menos calor e eram mais rápidos e confiáveis. No final da década de 50, os transistores foram incorporados aos computadores.
  • IBM 650

    IBM 650
    Com um peso de 892 Kg ele era indicado para resolver problemas comerciais e científicos. A empresa projetou a venda de 50 exemplares do computador
  • Terceira Geração(1965 - 1970)

    A terceira geração de computadores é marcada pela utilização dos circuitos integrados, feitos de silício. Também conhecidos como microchips, eles eram construídos integrando um grande número de transistores, o que possibilitou a construção de equipamentos menores e mais baratos.
  • IBM 360/91

    IBM 360/91
    Um dos principais exemplos da Terceira geração é o IBM 360/91, lançado em 1967, sendo um grande sucesso em vendas na época. Esta máquina já trabalhava com dispositivos de entrada e saída modernos para a época, como discos e fitas de armazenamento, além da possibilidade de imprimir todos os resultados em papel.
  • Quarta Geração(1971 - 1985)

    Os computadores da quarta geração são reconhecidos pelo surgimento dos processadores — unidade central de processamento. Os sistemas operacionais como MS-DOS, UNIX, Apple’s Macintosh foram construídos. Linguagens de programação orientadas a objeto como C++ e Smalltalk foram desenvolvidas. Discos rígidos eram utilizados como memória secundária. Impressoras matriciais, e os teclados com os layouts atuais foram criados nesta época.
  • Microsoft

    Microsoft
    Paralelamente a Apple, Bill Gates fundou a Microsoft, que também desenvolvia computadores principiais. No começo de sua existência, no final dos anos 70 e até meados dos anos 80, Gates usou as ideias contidas nas outras máquinas para construir a suas próprias. Utilizando processadores 8086 da Intel, o primeiro sistema operacional da Microsof, MS-DOS, estava muito aquém dos desenvolvidos por Steve Jobs.
  • Apple

    Apple
    Vendo o sucesso do Altair, Steve Jobs (fundador da Apple) sentiu que ainda faltava algo no projeto: apesar de suas funcionalidades, este computador não era fácil de ser utilizado por pessoas comuns. Steve sempre foi conhecido por ter um lado artístico apurado, portanto, em sua opinião, um computador deveria representar de maneira gráfica o seu funcionamento, ao contrário de luzes que acendiam e apagavam.
  • Lisa e Macintosh

    Lisa e Macintosh
    Seguindo na mesma linha, com os computadores Lisa (1983) e Macintosh(1984), foram os primeiros a usarem o Mouse e possuírem a interface gráfica como nós conhecemos hoje em dia, com pastas, menus e área de trabalho. Não é um preciso dizer que esses PC tiveram um sucesso estrondoso, vendendo um número enorme de máquinas.
  • Processadores da Intel

    Processadores da Intel
    Naquela época, vários processadores da Intel foram lançados, acompanhados de várias versões de Windows. Entre os modelos da Intel, podemos citar: 8086, 286, 386, 486, Pentium, Pentium 2, Pentium 3, Pentium 4, Core 2 Duo, i7. A AMD entrou no ramo de processadores em 1993, com o K5, lançando posteriormente k6, k7, Atlhon, Duron, Sempron, entre outros.
  • Qinta Geração (1985 -Atualmente)

    Os computadores da quinta geração usam processadores com milhões de transistores. Nesta geração surgiram as arquiteturas de 64 bits, os processadores que utilizam tecnologias RISC e CISC, discos rígidos com capacidade superior a 600GB, pen-drives com mais de 1GB de memória e utilização de disco ótico com mais de 50GB de armazenamento.