Histórico da computação gráfica

  • Primeiro registro

    Primeiro registro
    Em 1885 iniciou-se o desenvolvimento da tecnologia do tubo de raios catódicos, ainda hoje usada em ecrãs de computadores e televisões
  • A Primeira televisão

    A Primeira televisão
    Em 1926 Baird constrói a primeira televisão.
  • Primeiro computador

    Primeiro computador
    Em 1930 P. e W. Mauchly constroem o primeiro computador ENIAC
  • TV

    TV
    Em 1941 iniciam-se as emissões regulares de TV nos EUA
  • Surge o primeiro transistor

    Surge o primeiro transistor
    Em 1947 os Bell Labs inventam o transistor
  • A inovação do computador

    A inovação do computador
    O primeiro computador a possuir recursos gráficos de visualização de dados numéricos foi o "Whirlwind I" (furacão), desenvolvido pelo MIT.
  • Imagem por osciloscópio

    Imagem por osciloscópio
    Em 1950, o desenhista Ben Laposky criou uma imagem utilizando um osciloscópio, que foi fotografada e considerada a primeira forma de arte gerada por um dispositivo eletrônico.
  • DEC PDP-1

    DEC PDP-1
    É lançado o computador comercial DEC PDP-1
  • Spacewars

    Spacewars
    Em 1961 no MIT é criado o primeiro jogo de computador (Spacewars) para o computador DEC PDP-1
  • Sketchpad - A Man-Machine Graphical Communication System

    Sketchpad - A Man-Machine Graphical Communication System
    Surge uma das mais importantes publicações de Computação Gráfica de todos os tempos, a tese do Dr. Ivan Sutherland, chamada "Sketchpad - A Man-Machine Graphical Communication System",
  • Primeiro vídeo feito no computador

    Primeiro vídeo feito no computador
    Em 1963, Edward Zajac criou o primeiro vídeo feito no computador, que representava um satélite orbitando a Terra. Também nesse ano aconteceu a primeira competição de arte digital.
  • Circuitos integrados

    Circuitos integrados
    O desenvolvimento da tecnologia de circuitos integrados durante a década de 70 que permitiu o barateamento e a conseqüente popularização das máquinas;
  • Abel & Associates

    Abel & Associates
    Em 1971 surge a empresa de efeitos especiais Abel & Associates
  • Superpaint

    Superpaint
    Shoup e Ray Smith criam o programa de desenho
    Superpaint (inspirador dos programas modernos de desenho)
  • Linguagem Basic

    Linguagem Basic
    Em 1975 é escrito o primeiro interpretador da linguagem Basic, por Bill Gates e Paul Allen, que fundaram a Microsoft no mesmo ano.
  • GKS

    GKS
    Em 1977 surge o primeiro standard gráfico de programação
    (puramente 2D), designado GKS (Graphical Kernel System - ANSI)
  • Black Hole

    Black Hole
    A Disney exibe o filme comercial Black Hole, cuja sequência
    de abertura é totalmente produzida por computador
  • Eurographics

    Eurographics
    É fundada a Associação Européia de Computação Gráfica, Eurographics.
  • Luxo Jr

    Luxo Jr
    Em 1986 a Pixar criou um curta de animação, "Luxo Jr.", para testar diversos efeitos de sombra e luz. Foi o primeiro curta de CG nomeado ao Oscar.
  • Filme O Segredo do Abismo

    Filme O Segredo do Abismo
    Em 1989, o filme "O Segredo do Abismo" ganhou o Oscar na categoria de efeitos especiais por ser o primeiro filme com um personagem tridimensional convincente, na verdade, uma criatura aquática.
  • Windows 3.0

    Windows 3.0
    Em maio de 1990, a Microsoft lançou o Windows 3.0.
  • OpenGL

    Em 1992 surge o standard gráfico de programação OpenGL (SGI)
  • ReBoot

    ReBoot
    Em 1994 saiu o primeiro seriado pra TV animado por computador, denominado "ReBoot".
  • 3D para IBM

    3D para IBM
    Em 1997 a empresa NVIDIA começa a contratar investigadores para produzir hardware gráfico 3D para computadores pessoais IBM PC
  • A renderização Cel Shading

    A renderização Cel Shading
    O anime chamado "Mobile Suit Gundam Seed" utilizou um tipo de renderização conhecida como Cel Shading, cujo resultado aparenta ser um desenho.
  • Filme O Senhor dos Anéis

    Filme O Senhor dos Anéis
    Em 2002, o filme "O Senhor dos Anéis: As Duas Torres" introduziu Gollum, um personagem gerado no computador que parece extremamente real, fazendo os espectadores se esquecerem de que se trata de um ser virtual.