-
-
Surgimento do IBEEC, um dos marcos mais importantes para o EF. Tomaram a liderança no desenvolvimento de materiais didáticos.
-
Surge os primeiros materiais produzidos pelo IBEEC
-
Iniciação Científica por causa da produção dos kits destinados ao ensino de Física, Química e Biologia, com apoio da Fundação Rockefeller e MEC.
-
Lançamento do satélite Sputnik pelos soviéticos
-
Inicio-se no mundo todo um movimento de renovação do Ensino de Ciências.
-
Implantação da nova LDB; implantação de materiais didáticos com a colaboração da Fundação Ford.
-
Primeira reunião de secretaria e executivos da Unesco, na qual foi definido o Brasil como sede de desenvolvimento do projeto piloto (novos métodos e técnicas de Ensino de Física).
-
Criação dos Centros de Ciências pelo MEC:
Centro de Ciências do Nordeste (CECINE), CECIRS em Porto Alegre, o CECIMIG, em Belo Horizonte, o CECIGUA, no Rio de Janeiro, o CECISP, em São Paulo e o CECIBA, em Salvador. -
Fundação Ford manda recursos ao IBEEC para treinamento de líderes que atuariam nos Centros de Ciências
-
Criação da FUNBEC, destinada a industrializar os materiais produzidos e realizar cursos para professores primários.
-
Período onde foi criada a Lei do ensino profissionalizante; criação dos grupos de Ensino de Física; Criação dos materiais didáticos para a realidade do Brasil; Primeiros projetos de Ensino de Física do país: PEF, FAI, PBEF; Início dos SNEFs; I SNEF com o problema da formação dos professores.
-
II SNEF foi realizado em Belo Horizonte.
-
III SNEF realizado em São Paulo, até o momento foi o que deu um melhor aproveitamento de discussões críticas as preocupações do Ensino de Física.
-
I EPEF aconteceu em Curitiba na 38º Reunião anual da SBPC. Apresentações nos temas: enfoque Piagetiano, concepções alternativas, reestruturação curricular-ensino diagnóstico e abordagens metodológicas.
-
II EPEF ocorreu em São Paulo com temas: formação do professor, conceitos alternativos/intuitivos/históricos/científicos.
-
III EPEF aconteceu em Porto Alegre com temas: pesquisa curricular para melhoria do ensino, avaliação crítica do otimismo dos resultados da PEF, necessidade de discussão sobre metodologia de pesquisa. Inauguração de "Relatos de Grupos de Pesquisa".
-
IV EPEF ocorreu em Florianópolis com temas: Fundamentos da pesquisa em Ensino de Física, identificação dos objetivos de pesquisa com o conhecimento, metodologias para a obtenção/tratamento/interpretação de dados, relação entre pesquisa e o Ensino de Física/Ciências na educação escolar.
-
V EPEF foi em Águas de Lindóia, SP dessa vez não ouve temas específicos.
-
VI EPEF Florianópolis os temas: (coisas demais)
-
VII EPEF novamente em Florianópolis, marcando oficialmente o apoio da SBF para os EPEFs. Os temas foram: Ensino aprendizagem-avaliação: espaços formais e não-formais; Formação do professor de Física; Currículo e inovação educacional; Balanço crítico das pesquisas e novas demandas de investigação; Ciência, sociedade e ensino de Física.
-
VIII EPEF novamente em Águas de Lindóia - SP, os temas: Ensino/aprendizagem de Física; Formação do professor de Física; Filosofia, História e Sociologia da Ciência no ensino de Física; Educação em espaços não-formais e divulgação científica; Tecnologia da informação, instrumentação e difusão tecnológicas; Ciência, Tecnologia e Sociedade; Alfabetização científica e tecnológica e ensino de Física; Didática, currículo e políticas educacionais; Comunidade, práticas e políticas educacionais.