História da educação dos Surdos

  • 4000 BCE

    ROMA

    Consideravam os surdos como pessoas castigadas ou enfeitiçadas;Sofriam abandono ou eliminação física, jogavam os surdos em as pessoas surdas no rio Tiger. Só se salvavam
    aqueles que do rio conseguiam sobreviver ou aqueles cujos pais os salvavam; Eram feitos escravos, obrigado-os a passar toda a vida dentro do moinho de trigo empurrando manivelas.
  • 4000 BCE

    GRÉCIA

    Os surdos eram considerados inválidos e muito incômodo para a sociedade; Eram condenados à morte - lançados abaixo do topo de rochedos de Taygéte, nas águas de Barathere;
    Os sobreviventes viviam miseravelmente como escravos ou abandonados sós.
  • Period: 4000 BCE to 176 BCE

    EGITO E PÉRSIA

    As pessoas surdas eram consideradas criaturas privilegiadas,
    enviadas pelos deuses, porque acreditavam que eles se
    comunicavam em segredo com esses deuses;Havia um forte sentimento humanitário e respeito por essas pessoas; Protegiam e tributavam aos surdos a adoração; Porém, eles tinham vida inativa e não eram educados.
  • Period: 476 BCE to 1453 BCE

    IDADE MÉDIA

    Não davam tratamento digno
    aos surdos;
    * Eram sujeitos estranhos e objetos de curiosidades da sociedade;
    * Os surdos eram proibidos de receberem a comunhão porque
    eram considerados incapazes de confessar seus pecados;
    * Também haviam decretos bíblicos contra o casamento de
    duas pessoas surdas, só sendo permitido aqueles que recebiam
    favor do Papa;
    * Também existiam leis que proibiam os surdos de receberem
    heranças, de votarem e, enfim, negação de todos os direitos cidadãos.
  • 4 BCE

    IDADE ANTIGA

    Desde a antiguidade, os Surdos sempre foram discriminados e considerados incapazes. De acordo com Capovilla & Raphael (2008), naquela época era muito forte a concepção de que a linguagem falada era a única forma de linguagem possível.
  • Period: 1453 to

    IDADE MODERNA

    Girolamo Cardano (1501-1576) um médico filósofo que utilizava a língua de sinais e escrita com os surdos. Disse que:“...a surdez e a mudez não é o impedimento para desenvolver a aprendizagem. E o meio melhor dos surdos aprenderem é através da escrita... E é um crime não instruir surdo-mudo.”
    O monge beneditino Pedro Ponce de Leon (1510 - 1584), Espanha estabeleceu a primeira escola para surdos no monastério de Valladollid.
  • ALFABETO

    Fray de Melchor Yebra, de Madrid, escreveu livro chamado “Refugium Infirmorum” ,que descreve e ilustra o alfabeto manual da época. 1613
  • PRIMEIRO LIVRO

    Juan Pablo Bonet publicou oprimeiro livro sobre a educação de surdos em que descreveu o seu método oral, “Reduccion de las letras y arte para enseñar a hablar a los mudos” no ano de 1620, em Madrid, Espanha. Bonet defendia também o ensino precoce de alfabeto manual aos surdos.
  • Period: to

    LÍNGUA DE SINAIS

    John Bulwer (1614-1684) publicou “Chirologia e Natural Language of the Hand”, no qual preconizava a utilização de alfabeto manual,
    língua de sinais e leitura labial, ideia defendida pelo George
    Dalgarno anos mais tarde. John Bulwer acreditava que a língua de
    sinais era universal e seus elementos constituídos icônicos. 1648
    John Bulwer publicou “Philocopus”, em que afirmava que a língua de sinais era capaz de expressar os mesmos conceitos que a língua oral.
  • PRIMEIRO PROFº DE SURDOS

    Provavelmente o primeiro professor de surdos na França. Oralizou a sua irmã surda e utilizou o ensino de fala e de exercícios auditivos com os surdos. Fundou a primeira escola pública para os surdos: “Instituto para
    Jovens Surdos e Mudos de Paris” e treinou inúmeros professores
    para surdos.
  • PRIMEIRA ESCOLA PARA SURDOS

    Thomas Gallaudet fundou em Hartford, 15 de abril, a 1a escola definitiva para surdos nos EUA, “Asilo de Connecticut para Educação e Ensino de pessoas Surdas e Mudas”.
  • PRIMEIRA ESCOLA PARA SURDOS NO BRASIL

    Foi fundada a primeira escola para surdos no Rio de Janeiro, o “Imperial Instituto dos Surdos- Mudos”,hoje, “Instituto Nacional de Educação de Surdos”– INES, criada pela Lei no 939 (ou
    839?), no dia 26 de setembro. Foi nesta escola que surgiu, da mistura da língua de sinais francesa com os sistemas já usados pelos surdos de várias regiões do Brasil, a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais).
  • PRIMEIRA UNIVERSIDADE PARA SURDOS

    Foi fundada a primeira universidade nacional para surdos “Universidade Gallaudet” em Washington – EUA, um sonho de Thomas Hopkins Gallaudet, realizado pelo seu filho, Edward Miner Gallaudet (1837-1917).
  • PRIMEIRO DICIONÁRIO DE SINAIS NO BRASIL

    Um ex-aluno do INES, Flausino José da Gama, aos 18 anos, publicou “Iconografia dos Signaes dos Surdos_x0002_mudos”, o
    primeiro dicionário de língua de sinais no Brasil.
  • FENESIS

    Foi fundada a FENEIS – Federação Nacional de Educação e Integração dos S u r d o s . A FENESIS conquistou a sua sede
    própria no dia 8 de janeiro de 1993, Rio de Janeiro.