História da Computação Gráfica

  • A indústria do cinema define os seus padrões, entre os quais está a taxa de 24 imagens/segundo

  • P. e W. Mauchly constroem o primeiro computador ENIAC

  • Valensi propõe um sistema de televisão a cores

  • Dois projetos militares norte-americanos incluem elementos básicos de Computação Gráfica

    Whirlwind - construção de um simulador de voo
    SAGE - sistema de defesa aéreo contra ataques nucleares
  • Iniciam-se as emissões regulares de TV nos EUA

  • Os Bell Labs inventam o transístor

  • Wiener publica o livro “Cybernetics and Society”, no qual se especulava sobre os efeitos dos computadores na sociedade

  • MIT constrói-se o primeiro computador totalmente transistorizado

  • Fundada a empresa de computadores Digital Equipment Corporation (vulgarmente conhecida por DEC)

  • O MIT liga-se uma tela com capacidades gráficas ao computador de médio porte TX-1

  • É lançado o computador comercial DEC PDP-1

  • MIT é criado o primeiro jogo de computador (Spacewars) para o computador DEC PDP-1

  • Sutherland apresenta um sistema de desenho interativo de primitivas gráficas 2D baseado em caneta luminosa

  • Zajac produz nos Bell Labs o primeiro filme gerado por computador (imagens formadas de linhas e texto)

  • Surge o primeiro sistema comercial de CAD (DAC-1)

  • Coons inventa a teoria de representação de superfícies curvas através de partes, baseados em aproximações polinomiais

  • Roberts cria um algoritmo de remoção de partes invisíveis de segmentos de reta e introduz a noção de coordenadas homogêneas na representação geométrica de objetos

    Bresenham desenvolve algoritmos eficientes para o desenho de
    primitivas geométricas 2D
    A Universidade do Utah cria o departamento de Ciências da
    Computação, no qual a Computação Gráfica assumirá papel de
    destaque na investigação científica
  • É lançada no mercado a console caseira de jogos Odissey

  • É criada a empresa MAGI, pioneira na produção computacional de animação e efeitos especiais

  • Apple cria algoritmos de cálculo de visibilidade, sombras e visualização 3D, e um ano depois inventa um método de cálculo de visibilidade precursor do método de traçagem de raios

  • É fundada a empresa INTEL

    Aparecem várias empresas da área da Computação Gráfica, com
    destaque para a Evans & Sutherland (estações gráficas de
    trabalho)
  • Univ. do Utah convida D. Evans a formar uma secção de Computação Gráfica no departamento de Ciências da Computação

    • Surgiram as primeiras manifestações de arte computacional (Estutgard e Nova Iorque em 1965, Londres em 1968, etc)
    • A investigação centra-se em grupos sediados em universidades
    americanas e surge uma massa crítica de pesquisadores
    • A Computação Gráfica 2D desenvolve-se muito rapidamente e aparecem algoritmos fundamentais eficientes
    • A Computação Gráfica 3D ainda é muito incipiente e não existem algoritmos de visualização satisfatórios
  • Bushnell lança comercialmente a plataforma de vídeo jogos Computer Space (a precursora das máquinas de arcada modernas)

    A empresa MAGI produz, para a IBM, o primeiro anúncio comercial
    baseado em técnicas de Computação Gráfica
  • Bell Labs constrói-se a primeira matriz de pixels (cada pixel representado por 3 bits)

  • Bézier desenvolve novas formas de representação de superfícies 3D generalizadas (para a indústria automóvel)

    Gouraud inventa um método de coloração de faces 3D
  • Shoup cria, na Xerox PARC, a primeira matriz de pixels com 8 bits/pixel

    , Newell e Sancha inventam algoritmos de cálculo de visibilidade
    de superfícies 3D baseados em técnicas de ordenação
  • Metcalf desenvolve a tecnologia Ethernet

    • É exibido o filme comercial Westworld, que continha gráficos 2D
    produzidos por computador
    • É editado o primeiro livro que aborda detalhadamente os algoritmos e métodos da Computação Gráfica (autores Newman e Sproull)
  • Shoup e Ray Smith criam o programa de desenho Superpaint (inspirador dos programas modernos de desenho)

    Kahn e Cerf definem o protocolo TCP
    O filme comercial Futureworld (na sequência de Westworld) contém
    imagens 3D simples geradas por computador
  • Catmull desenvolve um método eficiente de cálculo de visibilidade e coloração de faces 3D (designado z-buffer)

  • Phong inventa um método de coloração de faces 3D capaz de reproduzir efeitos direcionais de iluminação (reflexões simples)

  • Catmull cria um programa para geração de imagens intermédias em animação (tweening)

  • Surge o primeiro standard gráfico de programação (puramente 2D), designado GKS (Graphical Kernel System - ANSI)

  • Carpenter mostra no SIGGRAPH animações 3D realistas com paisagens verosímeis geradas por métodos fractais

    A Disney usa técnicas de CG na produção do filme Tron (as animações foram criadas pelas empresas MAGI, Abel & Assoc., etc)
  • LucasFilm cria uma aplicação de síntese foto realista de imagem para fins de produção comercial de animações

  • São fundadas as empresas SGI e Adobe

    A Autodesk lança uma aplicação de CAD designada AutoCAD
  • A INTEL e a Texas Inst. desenvolvem processadores gráficos

  • Greenberg desenvolve um novo método de síntese foto realista de imagem baseado em teorias de transporte

  • Porter e Duff inventam algoritmos sofisticados de composição criativa de imagens 2D (aplicáveis ao cinema)

  • Pixar recebe um Óscar pelo filme animado Tin Toy

  • Surge o standard gráfico de programação OpenGL (SGI)

  • É produzido o filme Jurassic Park (ILM e S. Spielberg) e um ano depois recebe um Óscar de Efeitos Especiais

    A plataforma dos inícios de 90 era a estação gráfica de trabalho SGI com 16 Mbytes de memória, matriz de pixels com 24 bits/pixel, suporte hardware para coloração Gouraud e visibilidade z-buffer (os computadores IBM PC ainda não possuíam hardware gráfico)
  • A empresa NVIDIA começa a contratar investigadores para produzir hardware gráfico 3D para computadores pessoais IBM PC

  • São lançadas no mercado os consoles de jogos Sega Dreamcast e Sony Playstation 2 (poderosos computadores gráficos)

  • Biblioteca OPENGL – aberta, programação em C/C++, suportada por placas gráficas