Grandes Marcos das TIC

Timeline created by serafimpedro
  • ENIAC - o primeiro computador eletrónico

    ENIAC - o primeiro computador eletrónico
    O ENIAC era composto por 17.468 válvulas, 1.500 relés e um grande número de condensadores resistências e outros componentes e pesava cerca de 30 toneladas. Outro grave problema era o consumo elétrico: um PC típico atual, com um monitor LCD, consome cerca de 100 watts de energia, enquanto o ENIAC consumia uns incríveis 200 kilowatts. Fontes: http://www.hardware.com.br/livros/hardware/eniac.html
    http://www.infopedia.pt/$eniac
  • UNIVAC - Primeiro computador eletrónico comercial americano

    UNIVAC - Primeiro computador eletrónico comercial americano
    O primeiro UNIVAC foi entregue ao escritório do censo dos Estados Unidos, mas demorou para começar a funcionar, então o primeiro que entrou em operação foi o segundo a ser fabricado, para o Pentágono.
    O UNIVAC ocupava ainda uma área de cerca de 35,5 metros quadrados - pesava cerca de 13 toneladas, cada unidade continha mais de 5000 válvulas de vácuo e conseguia efetuar pouco mais de 1900 operações por segundo, à velocidade de 2,25 MHz.
    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/UNIVAC_I
  • 305 RAMAC

    305 RAMAC
    A IBM produziu o computador 305 RAMAC, o primeiro a incluir uma unidade fixa de disco rígido, o 350 Disk Storage, não sendo possível retirá-la. Contava com 50 discos magnéticos que rodavam com velocidade de 1,2 mil RPM, tinha capacidade de armazenamento de 5 MB e pesava quase uma tonelada. fonte: www.cedmagic.com/history/ibm-305-ramac.html
  • Computadores de 2ª Geração

    Computadores de 2ª Geração
    Como exemplo o IBM 1401, anunciado pela empresa IBM em 5 de Outubro de 1959.
    Tinha uma capacidade memória base de 4.096 bytes, operando em ciclos de memória de 12 microssegundos. A instalação de um IBM 1401 ocupava uma sala e o tamanho dos computadores ainda era bastante grande. Fonte:
    http://piano.dsi.uminho.pt/museuv/1946ibm1401.html
  • 3ª Geração - Circuito Integrado

    3ª Geração - Circuito Integrado
    O exemplo típico dessa geração foi o IBM 360, série que introduziu o conceito de família de computadores compatíveis, facilitando a migração dos sistemas quando é necessário mudar para um computador mais potente. Fonte:
    http://piano.dsi.uminho.pt/museuv/1960ibm360.html
  • Primeiro minicomputador comercial

    Primeiro minicomputador comercial
    A Digital Equipment introduz o DEC PDP-8, o primeiro minicomputador comercial e com preço competitivo que foi vendido por uma fração do preço do mesmo mainframe System/360 IBM.
  • O Primeiro Rato

    O Primeiro Rato
    Em 1968, Douglas Engelbart apresentou a sua invenção ao público. O primeiro desses acessórios era feito de madeira e usava dois discos para identificar os movimentos em duas dimensões - um “indicador de posicionamento X e Y para monitores" Doug Engelbart mouse demonstration fonte: http://sloan.stanford.edu/MouseSite/1968Demo.html
  • Primeiro microcomputador pessoal produzido industrialmente para venda em massa.

    Primeiro microcomputador pessoal produzido industrialmente para venda em massa.
    Primeiro computador a executar software Microsoft. O ALTAIR tornou-se o maior sucesso, marcando o início de uma indústria multibilionária, pois Roberts esperava vender uns oitocentos ALTAIR por ano e acabou tendo dificuldades para satisfazer 4.000 pedidos! Fonte:
    http://www.computinghistory.org.uk/det/179/MITS-Altair-8800/
  • Primeiro Computador Pessoal

    Primeiro Computador Pessoal
    Lançado pela IBM o PC distinguia-se das máquinas existentes até então por estar dirigido a utilizadores individuais que poderiam passar a ter na sua secretária uma máquina para uso exclusivo, quando até aí esse conceito não existia.
    Tinha uma memória RAM de 16 Kilobites, sem leitor de disquetes ou disco rígido.
    Fonte:
    http://www.jn.pt/PaginaInicial/Tecnologia/Interior
  • Criação do Google

    Criação do Google
    O mais utilizado motor de busca do mundo,
    Os fundadores da Google, Larry Page e Sergey Brin, criaram a empresa em 1998.
    Page e Brin cedo encontraram ideias em comum e estabeleceram uma missão digna de uma verdadeira dupla de heróis: organizar toda a informação mundial disponível na Internet de forma a que esta se tornasse universalmente acessível e útil.
  • Lançamento do Facebook

    Lançamento do Facebook
    Facebook é um website de relacionamento social lançado em 4 de fevereiro de 2004. Foi fundado por Mark Zuckerberg, um ex-estudante de Harvard. Inicialmente, a adesão ao Facebook era restrita apenas aos estudantes da Universidade Harvard. Ela foi expandida ao Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), à Universidade de Boston, ao Boston College e a todas as escolas Ivy League dentro de dois meses. Muitas universidades individuais foram adicionadas no ano seguinte.
  • Youtube

    Youtube
    Steve Chen e Jawed Karim – formados em ciências da computação da Universidade de Illinois at Urbana-Champaign – e Chad Churley, com formação em design pela Indiana University of Pennsylvania, trabalhavam no PayPal quando, nos primeiros dois meses de 2005, tiveram a ideia de criar um site que permitisse aos utilizadores compartilhar vídeos digitais. Os três registraram o domínio Youtube.com, nome que surgiu a partir de You (tu) com Tube (tubo), gíria americana para designar "televisão".
  • Criação o MSN

    Criação o MSN
    A Rede Microsoft de Serviços (Microsoft Service Network) ou simplesmente MSN é um portal e uma rede de serviços oferecidos pela Microsoft em suas estratégias envolvendo tecnologias de Internet. O logotipo representa uma borboleta, que "captura a imaginação e a liberdade" de conversar no MSN