-
Americano, construído por esforço de guerra. É o principal representante da primeira geração, considerado o primeiro computador digital eletrônico.
-
Grandes computadores com usos restritos. Capazes de calcular em velocidades impressionantes para a época. Eram enormes e consumiam muita energia. Funcionavam por meio de circuitos e válvulas.
-
Ainda desempenhavam funções mais restritas. Eram bem mais rentáveis por serem mais modernos: eram bem mais rápidos, bem mais leves e gastavam muito menos energia. Funcionavam por meio de transístores (bem melhor que válvulas). Foram muito vendidos por suas aplicações tecnológicas.
-
Computador de grande sucesso da segunda geração. Projetado para aplicações científicas e tecnológicas em larga escala.
-
Geração marcada pela utilização de circuitos integrados (e evolução dos transístores). Os computadores apresentavam uma dimensão bem menor e também maior capacidade de processamento; e começam a ser usados em empresas de médio porte e centros de pesquisa. Surgem os chips e mais linguagens.
-
Família mainframe lançada pela IBM. Foi a primeira família de computadores a fazer uma distinção clara entre a arquitetura e a implementação, permitindo que a IBM lançasse um conjunto de projetos compatíveis em várias faixas de preço pelos variados modelos.
-
Houve a evolução dos circuitos integrados e os microprocessadores surgiram. Surge a teleinformática e linguagens de alto nível. Os computadores começam a se popularizar e agora são usados também como computadores pessoais.
-
Primeiro microcomputador pessoal baseado na revolucionária CPU Intel 8080. Ainda não possuía interface gráfica.
-
O segundo computador da Apple, melhoria de sua antiga versão, Apple I (que foi criada para uso pessoal e posteriormente vendida como PC).
-
É a geração atual, em constante evolução. Caracterizada pela altíssima velocidade de processamento em estruturas cada vez menores e evolução do armazenamento. Geração da evolução da inteligência artificial, dos recursos multimídia, interatividade, internet das coisas etc.
-
Popular computador, considerado o primeiro PC que justificava o amplo uso.
-
Famoso computador lançado pela Apple, possuía inovações gráficas e padrões que foram utilizados pelos computadores posteriores.
-
Processador lançado pela Intel, possuía dois canais de execução de dados e barramento externo de 64 bits. Posteriormente, surgiram outros processadores também pela Intel que eram evoluções do Intel Pentium.
-
Primeiro smartphone, que contava com funções extras como fuso horário e agenda.
-
A Intel iniciou a sua produção com o Pentium D, passando depois para o Core 2 Duo e o Core 2 Quad, lançando depois os i7, i5 e i3.
-
Primeiro smartphone a ser desenvolvido e comercializado pela Apple (que é atualmente uma das principais marcas de smartphones do mercado). Foi o primeiro smartphone "sem botões" (além dos básicos).
-
Um dos mais atuais e melhores processadores que podem ser adquiridos hoje no mercado.