CPUs

  • Primeiro microprocessador

    Surgia em 1971 o primeiro microprocessador disponível comercialmente. O Intel 4004 foi uma unidade central de processamento de 4 bits, fabricado pela Intel. Ele foi lançado originalmente em março pela Busicom Corp. onde foi projetado e construído como um chip personalizado, e foi comercializado no mercado geral em novembro do mesmo ano. Graças ao uso da tecnologia da porta de silício, foi possível a aparência de integração desse chip.
  • Evolução dos processadores

    Com o sucesso do 4004, a Intel criou o 8008, mais evoluído com 8 bits, um barramento externo de 14 bits e chega até 16 kb de memória, e deixando seu clock chegar até no máximo 0,8MHz
  • Evolução dos processadores

    O 8008 foi substituído em 1974 pelo Intel 8080, que continua a 8 bit mas podendo executar algumas funções de 16 bits, com algumas limitações. Criado para controlar mísseis guiados, seu clock podia chegar a 2 MHz, um valor muito alto para a época. Ele endereçava até 64 kb de memória.
  • A era dos 64 bits

    No início da década, o uso de 32 bits não seria mais eficiente, daí começaram a criar os novos processadores de 64 bits ao invés de 32. A AMD e a Intel começaram a trabalhar em seus projetos de CPUs de 64 bits, mas a AMD venceu a disputa, com o x86-32 enquanto a Intel tentou criar do zero.
  • Pentium 4 e Pentium D

    A Intel lançou o Pentium 4 em 2002, com um processador que podia chegar a 3,8GHz em seu clock. Depois de um tempo, o Pentium 4 foi substituído pelo Pentium D, duas linhas de processadores dual-core de 64 bits. Foi lançado também o Pentium M, uma versão de baixo consumo do Pentium Pro criado para dispositivos móveis. O Pentium M foi lançado em 2003, e em 2005 a AMD apresentou ao mundo seu primeiro processador dual-core, o Athlon 64 X2
  • Início da Intel Core

    Foi iniciada a linha Core da intel em 2006, para consumidores que precisam de mais velocidade de processamento. O modelo Core 2 Duo também faz parte dessa linha, demonstrando uma capacidade incrivelmente maior do que suas versões anteriores. Foi lançada também a versão Pentium Dual-core, que traz um bom custo-benefício mas se mostra inferior ao Core 2 Duo.
    Foi anunciadas pela Intel as versões Core i3, i5 e i7 em 2010.
  • Deu pra entender?

    Fazer uma linha do tempo é um pouco dificil.